Mulheres & Trajetórias/01
Para ouvir o podcast do poema, clique AQUI.
Intensa
Meu nome é
exagero
Sobrenome
superlativo
Nada
é simples
ou
pequeno,
tudo
vasto
e
divino
Lentes
captam as palavras do dia
o
"sou" irradia o lado
ampliado
da poesia
"Sol"
maturidade
intensidade
que se
oscila
entre rios de risos,
lágrimas
ousadia
e
dores
Ignoro o raso
do
vaso
busco
o profundo
na
alma das flores
Sou
intensa
escrever é lenha
nada
é morno ou
diminuto.
"Pólvoro"
em segundos
Não
escondo o percebido:
Meu
olhar
é
ampliado
Exponencial
voa
além e
propaga infinitos.
Sharlene Serra é especialista em Educação inclusiva, educadora, palestrante, escritora e poeta maranhense e vem conquistando uma carreira consistente na literatura, mediante um olhar social e transformador.
Possui como trabalho pioneiro a "Coleção Incluir", composta por 5 títulos
iniciais, que abordam sobre a
inclusão das pessoas com deficiência, onde apresenta, nas histórias, um convite que se abre a inúmeras formas de aprendizagem.
Em cada livro, passeia na simplicidade
daquilo que precisa ser informado e, como poeta que é, costura sensibilidade em
cada história.
Na coleção "Olhando com Ritinha", a personagem com deficiência visual enxerga com o coração; no "Ouvindo com Vitória", ela ouve com os olhos e fala com as mãos; no "Caminhando com Paulo", o personagem caminha girando sua cadeira de rodas e ensina sobre acessibilidade atitudinal; no "Aprendendo com Biel", a personagem com síndrome de down, nos ensina que ninguém aprende igual e no "Interagindo com Lucas", a personagem nos mostra que existem várias formas de sentir o mundo. É nessa forma lúdica e poética, que Sharlene descreve a COLEÇÃO INCLUIR. A coleção passou a ser fonte inesgotável do aprendizado das convivências, onde reconhecer o outro, exercitar a empatia, o respeito às diferenças e aos valores morais são objetivos fundamentais do projeto, já que visa conscientizar e humanizar toda a sociedade, trabalhando, através da literatura, a inclusão.
A literatura da escritora Sharlene Serra tem um olhar social e transformador e, além da "Coleção Incluir", ela nos apresentou outro aspecto importante, que precisa ser abordado , o tema sobre abuso infantil que consta no livro “Diário Mágico - um segredo para contar", o qual pode ser considerado como uma ferramenta de proteção às crianças. O livro faz referência também a um ‘diário’, como forma de resgate das memórias, da história e da escrita. E no final da obra, ela traz uma lista dos órgãos responsáveis para a efetivação de denúncias de violências contra abusos infantis.
Sharlene Serra é membro da APB Academia
Poética Brasileira de Curitiba, Vice presidente da Associação de jornalista e
escritoras do Brasil-MA , Membro da União Brasileira de Escritores e da
Associação de Cultura Latina.
A autora esteve nas Bienais do Livro do Ceará e Pernambuco e Fortaleza, recebeu menção de aplausos sendo inspiração para o dia municipal da Literatura inclusiva. Possui participações em várias Antologias. Os livros estão nas escolas particulares de São Luís e de outros Estados.
Sharlene Serra foi uma das 25 homenageadas pela biblioteca Pública Benedito Leite, recebeu o certificado de reconhecimento pela OAB pela sua atuação na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, e recebeu o certificado de homenagem “Amiga da Leitura Maria Firmina dos Reis”, através da rede de Bibliotecas Comunitárias, ilha Literária, pelo reconhecimento da sua atuação em prol da literatura infanto-juvenil. Em 2018, foi homenageada com o prêmio Estrela Literária Recife-PE. Em 2019, recebeu prêmio Monteiro Lobato em Búzios, na categoria Melhor livro de inclusão. Escritora homenageada da FLICT, Feira de Livro de Caxias-MA.
Seu livros foram mencionados, em rede Nacional, no programa "Encontro", de Fátima Bernades.
Lançou pela editora Penalux o livro "Espelhos de Eva" (2019), que aborda o universo feminino. Participações em Antologias 2020: selecionada pela editora Trevo, pela “Coletânea Enluaradas I: Se Essa Lua
Fosse Nossa”, pelo Mulherio das Letras, prêmio Literart de Melhor Prosa Poética, entre
outros.
Sobre planos, Sharlene Serra entrará em
2021 no mercado digital com novas histórias em e-books, além de livros
impressos voltados para literatura infantil e outro sobre poemas autorais.
Ela nos diz: Escrevo o que vejo, ouço ou vivencio em mim ou nos outros. A minha escrita pulsa.
Excelente iniciativa! Parabéns Sharlene Serra 👏👏
ResponderExcluirLindas, escritora e obra! Parabéns, Sharlene Serra! ♥️👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluirQue espaço magnífico! Sharlene, tua poesia é patrimônio do Maranhão
ResponderExcluir