sábado, 7 de agosto de 2021

HOJE, SÁBADO (07/AGO) TEM CIRANDA DE DEUSAS / IX: LEITURAS POÉTICAS! VEM VER!?

 


 UMA CIRANDA DE DEUSAS/ IX: LEITURAS POÉTICAS

“Que nada nos limite, que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre.

{Simone de Beauvoir}

Este quadro é mais uma ação do Projeto Enluaradas cujo objetivo é divulgar a Literatura Contemporânea do Feminino. O Enluaradas é o projeto-abraço que não apenas publica autoras, mas que constrói História fazendo Literatura.

 

Somos um Movimento Literário que busca aprender a pensar coletivamente dia após dia, porque entendemos que "o voo só pode ser pleno quando em bando". Nossa prioridade é contribuir para a consolidação da mulher no espaço literário. Quanto mais nos distanciamos dos vícios humanos que nos provocam a sede de protagonismo e nos desviam de nossos ideais coletivos, mais nos aproximamos da concretização de nossos sonhos, vez que a força está na sabedoria de "dar as mãos". Portanto, não esqueçamos NUNCA que DE MÃOS DADAS SOMOS DEUSAS; JUNTAS, AS ENLUARADAS!

 

Entrar em conexão com a força das Deusas, com o Sagrado Feminino é também conectar-se com nossa força interior, é mergulhar profundo em nossas emoções. É, ainda, acessar o portal do Sagrado Feminino de forma a estabelecer contato com o conhecimento Divino que habita cada uma de nós, mulheres e, por conseguinte, nos apropriarmos da Consciência Feminina por meio do amor, da ternura, da paciência e da Poesia.

 

A cada mão que seguramos nesta ciranda de Deusas é um universo sagrado que contemplamos. A sua trajetória de vida nos interessa, nos faz crescer, nos fortalece, porque, a cada voz que paramos a escutar se mistura a outras tantas e nos faz mergulhar, de forma particular e especial, no profundo rio da Consciência Feminina, numa conexão que vai além do humano, alcança esferas divinas outras, nos abraça, nos comove e nos enche de inspiração / paixão pela vida. É preciso alçar o voo para avistar novos prados, o “lugar-comum” que nos designaram, por força, nunca nos pertenceu.

 


Nossa 9ª Ciranda de Deusas acontecerá neste sábado, dia 07/AGO, às 17h30m (Brasília), será transmitido, via canal do Youtube Banzeiro Conexões e contaremos com a participação das autoras Deusas Enluaradas e Cirandeiras da Poesia:

Danielle Lopes é poeta, professora e contadora de histórias em formação. Doutora em Literatura e membro da AIML  e AALIB

Fátima Mota – Cearense, taurina, poeta. Seus textos estão publicados em sites, revistas literárias e livros didáticos. Participa atualmente de Antologias físicas e digitais.  Gosta de viajar, ler e escrever. É avó de Maria Yasmin, sua inspiração maior para poetizar a vida.

Lindevania Martins é maranhense, poeta, prosadora, pesquisadora, mestra em Cultura e Sociedade, mestranda em Direito Constitucional e defensora pública de defesa da mulher e população LGBT em São Luís do Maranhão. Possui quatro livros publicados, além de contos e poemas em diversas revistas e antologias. Ama livros, café e tardes chuvosas.

Maria Júlia Lobo – de Manaus, AM, Brasil – é Bacharel em Direito, pela UFAM, Auditora Fiscal do Trabalho. Pertence aos quadros da Academia de Letras do Brasil Amazonas; ALCAMA e ABEPPA. Tem livro de Poemas publicado, várias participações em Antologias e em Redes Sócias.

Zilda Dutra – nascida em Fortaleza-Ce – é professora de Língua Portuguesa.Graduada e mestra em Letras.Escreve poemas, contos e crônicas.Publicou sua primeira obra poética independente, em 2020, “De inferno e de flores”.Mantém uma conta no Instagran @projeto_poeme, de poemas autorais e de outros poetas.

Marta Cortezão – amazonense radicada em Segóvia/ ES, é escritora, poeta, ativista cultural, professora, tradutora. Mantém o blog https://feminarioconexoes.blogspot.com. Participou de diversas antologias/revistas nacionais e internacionais. Livros de poesia “Banzeiro manso” e “Amazonidades Poéticas – Cultura e Identidade” (no prelo).

Nossa Ciranda de Deusas reverenciará, através de leituras poéticas, autoras de diversos coletivos femininos nacionais e internacionais. Vejamos: 

 

1. Leituras poéticas de DANIELLE LOPESDill Santos (poema “Identidade Negra”), Kenia Mateus (poema “Vagarosamente vou”), Fernanda Pires Sales (poema "Convite") e Flávia Belo (poema “Dança da libertação”);

 

2. Leituras poéticas de FÁTIMA MOTA: Juraci Cruz (poema "O mar e o amor”), Sidelia Campos Xavier (poema “Vibra a palavra”), Dirce Carneiro  (poema “Mulherio”) e Marta Cortezão (poema “Quem me dera um guarda-sol...”);

 

3. Leituras poéticas de LINDEVANIA MARTINSDivanize Carbonieri (poema "Carniçaria”), Adriana Gama De Araújo (poema “Voyeurismo”), Rossana Jansen (poema “Devir”) e Liana Alice (poema “A Transposição Do Amor”);

 

4. Leituras poéticas de MARIA JÚLIA LOBOFátima Lira (poema “Indecisão”), Joana Baraúna (poema “Tela Vazia”), Doroni Hilgenberg (poema “Hino às Letras”) e Arlene Paula Paiva (poema “Pedaços de mim”);

 

5. Leituras poéticas de ZILDA DUTRAPatricia Cacau (poema “Quintais”), Camila Rodrigues (poema “Estou economizando as palavras”), Dani Carvalho (poema “Petalasas”), Ametista Pinho (poema “Difícil sentir as coisas agora”).

 

Contamos com a sua especial presença para fazer girar esta Ciranda de Deusas através da arte da Poesia. Esta Ciranda é nossa! Visite o canal Banzeiro Conexões, inscreva-se e ative as notificações para não perder esta e nem as próximas cirandas poéticas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato. Em breve lhe responderemos. Obrigada.

Feminário Conexões, o blog que conecta você!

EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS

  Clique na imagem e acesse o Edital II Tomo-2024 CHAMADA PARA O EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS: CORPO & MEMÓRIA O Coletivo Enluar...