sábado, 8 de março de 2025

TOPOGRAFIA DO MEDO

AVE, CRÔNICA|07

POR MARTA CORTEZÃO

Fonte: Pinterest
Alguns passos deixam marcas que a cidade não ignora. Uma mulher caminha pela cidade. Um homem caminha pela cidade. Dois fatos comuns, no entanto, totalmente distintos do ponto de vista da essência semântica e espacial do corpo que caminha. E não me refiro simplesmente à ação de caminhar, mas ao que não cabe nos fatos em si, o que transborda deles e escorre pelos interstícios do passado e do presente, que pulsam no organismo vivo da cidade. Há uma pragmática quase invisível entre o corpo caminhante e o corpo vivo da cidade, porém essas relações não se apresentam de forma neutra a todos os corpos. Sua topografia, construída por edifícios fálicos e belicosos, se impõe como o cenário dos acontecimentos cotidianos.  

Fonte: Pinterest
A cidade é um ser que respira, reage, amanhece e anoitece a cada passo. Aos passos do homem que caminha, ela abre os pulmões receptiva, e inspira o ar fresco matinal. A brisa favorável dos bons tempos percorre suas artérias, porque a cidade está feita à sua medida. Ela exibe sua fortaleza em suas largas avenidas desobstruídas, que fluem sorridentes, sem impedimentos, em todas as direções, num fluxo contínuo. Já a mulher trânsfuga, ao caminhar, pisa com seus medos no corpo urbano, vivo, mas limitado. A cidade exala, por entre postes e vielas, um ar pesado e sepulcral, como se, a cada passo, fosse revelar o inesperado, ao mesmo tempo previsto e temido, o susto iminente prestes a saltar de alguma esquina. Seus labirintos estreitos suspiram pesado e sussurram segredos medonhos por entre os dentes: fogueiras, massacres, violações, silenciamentos... As veias urbanas pulsam obstruídas no fluxo das incertezas, sem volta, sem refluxo, dificultando o próximo passo, facilitando o tropeço, o coágulo.

Fonte: Pinterest
A cidade, suas sombras e seus olhos de Argos se dissolvem. Invisíveis, espalham-se pelas paredes, pelas janelas, pelas construções, pelas frestas, pelo trânsito afoito dos automóveis, entre buzinas e piscadas de faróis. Um homem caminha pela cidade sem notar o tumulto, sem notar as sombras e os olhos, porque a cidade é neutra ao seu corpo. Ele atravessa sem sentir o bulício, mas seus olhos cravam-se na mulher que caminha em sua direção. Ela, atormentada pelo ruído da cidade, se assusta, sente o olhar do caminhante arder em seu corpo nu e desvia sinuosamente o percurso. A cidade cede palco aos olhos que não piscam – apenas os faróis atentos dos carros, que piscam em cumplicidade à buzina estridente da insinuação incômoda, na hora cansada da cidade. A mulher apressa os passos largos. Pelas frestas dos vidros dos carros, a cidade se assenhora do espaço que o corpo da mulher pisa. As sombras assobiam palavras obscenas que a atravessam, queimando a caminhante assustada como mãos de fogo que não tocam, mas ardem e marcam para sempre.

Fonte: Pinterest
A cidade, insaciável não dorme. Ela é um animal de humor instável, de garras afiadas, pronto para assaltar sua presa com seu baile de máscaras medieval. Com seu ar selvagem e fingido comportamento manso, de aparente desinteresse, prepara-se para dar o bote. Permite a passagem da mulher que caminha, para logo apresentar um risco calculado na próxima esquina. A cidade tem patas silenciosas e olhos de fera noturna. Durante o dia, deixa-se domesticar: ruas iluminadas, passos firmes. À noite, arqueia o lombo, mostra os dentes, e toda mulher aprende a andar como quem não quer acordá-la, pois há os corpos e as cicatrizes que a cidade devora. Até quando uma mulher que caminha pela cidade será apenas mais uma sombra em meio à cegueira extrema do espaço urbano? 


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10 comentários:

  1. Marta Cortezão! Que texto é esse! Me senti a própria mulher caminhante! Temi cada esquina, cada viela, cada respiração ofegante soterrada em suas muralhas, prédios e escombros. Tudo é exatamente da forma como descreve. Incrível escrita a narrar a árida arquitetura projetada para a manutenção do patriarcado sobre nossos corpos. Uma escrita que pede releitura, reflexão e debate sobre ela. Sobre as ruas, sobre as cidades. Sobre nós. Parabéns, Marta!

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  2. É muito bom ler seu comentário, minha amiga. Obrigada pela leitura🤝🏽💜🤝🏽

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  3. O modo como descreve o caminhar da mulher nos faz refletir sobre o turbilhão de emoções que ela sente no percurso. Talvez esperando que um buraco se abra a sua frente, onde ela possa proteger-se. Parabéns pelo texto!

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  4. Esse medo que revivemos sempre😔Obrigada pela leitura, querida Renata🙏🩵

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  5. Marta, minha poeta incansável, esse seu texto deixou-me sem fôlego....sim, toda mulher aprende a andar, desde cedo, em atenção plena e a passos leves para não acordar os monstros escondidos nas sombras da cidade. Muito peso a carregar nas costas e no ventre. Mulheres como você são necessárias para, na escrita, de mãos dadas, , protejam-se uma às outras. Vida longa a todas nós. Obrigada, poeta!🌹

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    1. Seu comentário é um presente especial, Rita, obrigada. Você é uma mulher admirável que muito me inspira. Estamos juntas, mesmo distantes. Um grande abraço 💜 💙❤️

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  6. Surpreendente como sempre! Forte e intenso👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🥰🥰🥰

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    1. Dalva, querida, obrigada pela leitura. Saudade de você. Um abraço🥰💜🥰

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  7. Respostas
    1. Obrigada pela leitura e compartilhamento, querida😘⚘️

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