sexta-feira, 10 de setembro de 2021

HOJE, SÁBADO (11/SET), TEM CIRANDA DE DEUSAS / XI: LEITURAS POÉTICAS! VEM VER!?

 

Por Marta Cortezão

UMA CIRANDA DE DEUSAS/IX: LEITURAS POÉTICAS

E não há quem ponha um ponto final na história

{Conceição Evaristo}

Olê, olé! Olê, olá! Atenção que o Projeto Enluaradas  pede licença para passar! E ninguém mais pode parar estas mulheres! Que a força que se levanta em nossas cirandas poéticas ganhe o mundo, contando ao mundo de nossos ideais, vibrando boas energias no Universo e propagando a Literatura Contemporânea do Feminino. É SÁBADO, 11/09, às 17h30m, o nosso 11º episódio da Ciranda de Deusas. E não esqueça que você é a melhor companhia para esta festa que celebra a viva palavra viva, em estado de Poesia!

O Enluaradas é o projeto-abraço que não apenas publica autoras, mas um movimento de mulheres que constrói História fazendo Literatura. E através de nossas Cirandas de Deusas fazemos a Poesia transitar neste círculo de pura energia que emana de nossa força interior, nosso Sagrado Feminino.


Como já afirmamos, no prefácio de nossa primeira coletânea, o Enluaradas possui um universo mágico que nos aproxima e nos une, onde

ecoa, em todos os cantos, a voz inspiradora de Virginia Woolf nos dizendo que “não há portões, nem fechaduras, nem cadeados” capazes de “trancar a liberdade” de nosso “pensamento” [...] Somos o verso prenhe e latente de vida, dançando, em conexão plural, de mãos dadas, ao redor da apoteótica deusa luna, toda nossa. Somos a mistura poética perfeita em suas imperfeições, porque nos permitimos a poiesis aristotélica, em estado pleno, nos abrindo aos impulsos do espírito humano para voar desde nossa imaginação e desde nossos sentimentos aninhados na alma.

(CACAU, Patricia; CORTEZÃO, Marta. Prefácio Coletânea Enluaradas, 2021, p.30)

 

Somos um Movimento Literário que busca aprender a pensar coletivamente dia após dia, porque entendemos que “o voo só pode ser pleno quando em bando”. Nossa prioridade é contribuir para a consolidação da mulher no espaço literário. Quanto mais nos distanciamos dos vícios humanos que nos provocam a sede de protagonismo e nos desviam de nossos ideais coletivos, mais nos aproximamos da concretização de nossos sonhos, vez que a força está na sabedoria de “dar as mãos”. Portanto, não esqueçamos NUNCA que DE MÃOS DADAS SOMOS DEUSAS; JUNTAS, AS ENLUARADAS!


Nossa décima primeira Ciranda de Deusas acontecerá HOJE, sábado, dia 11/SET, às 17h30m (Brasília), será transmitido, via canal do Youtube Banzeiro Conexões e contaremos com a participação das autoras Deusas Enluaradas e Cirandeiras da Poesia:


Ana Mendes é luso-angolana, autora de dois livros (inf- juvenil e rom. policial) em francês e português; coautora em 50 Antologias e Coletâneas na França, Bélgica, Itália, Suíça, Portugal e Brasil. Premiada em concursos, poesia e contos/2020 & Menções Honrosas 2020 e 2021/ poesia. Acadêmica em seis Instituições: Brasil/Suíça/Portugal/Itália.


Cris Lira é escritora e professora. Pela Editora Venas Abiertas, publicou seu mais recente livro O mundo é esse lugar (2020), além dos livros No país da infância e Ponte para o poente (2019) como parte da Coleção I do Mulherio das Letras que foi finalista do Jabuti em 2020.


Dalva Lobo publicou na revista “Travessias Literárias” – plataforma do Facebook. Em 2020 publicou, em parceria, a obra “A revolução pelo ócio: Lições poético-filosóficas para o século XXI”, e em julho de 2021, publicou a obra “Catatau: dos labirintos da linguagem à criação de ambiências sonoras”, lançada no mesmo canal.


Neli Germano reside em Porto Alegre/RS/Brasil. Arquivista aposentada. Curso Superior (Incompleto) em Letras e Serviço Social pela ULBRA Canoas/RS. Participação em oito antologias, poemas publicados em jornais e revistas alternativos de cultura (Gente de Palavra, Entreverbo e Todas Escrevemos) e tem um livro solo, Casa de Infância. Integra o Coletivo Mulherio das Letras.


Teresa Cristina Bendini escreveu o livro “Poema em Azul”, pela Editora TELUCAZU, 2018. É autora de sete livros infantis. No Livro: “Krenak, o menino dos braços compridos”, a autora produz a sua versão para crianças do urgentíssimo texto de Ailton Krenak: “Ideias para adiar o fim do mundo”.


Marta Cortezão – amazonense radicada em Segóvia/ ES, é escritora, poeta, ativista cultural, professora, tradutora. Mantém o blog https://feminarioconexoes.blogspot.com. Participou de diversas antologias/revistas nacionais e internacionais. Livros de poesia “Banzeiro manso” e “Amazonidades Poéticas – Cultura e Identidade” (no prelo).


Nossa Ciranda de Deusas reverenciará, através de leituras poéticas, autoras de diversos coletivos femininos nacionais e internacionais. Vejamos: 


1. Leituras poéticas de ANA MENDES:  Ana Coelho (poema “Memória Perfumada”), Carla Pimenta (poema “Borboletei”), Jeovania Pinheiro (poema “A Preta”) e Rita Queiroz (poema “Ausências”);

 

2. Leituras poéticas de CRIS LIRATânia Souza (poema “Versos silentes”), Ana dos Santos (poema “Os homens que não amavam as mulheres”), Karine Bassi (poema “quadro parnasiano”) e Pilar Bu (poema “modus operandi da mulher ideal”);

 

3. Leituras poéticas de DALVA LOBORozana Gastaldi Cominal (poema “Da arte de bem viver”), Margarida Montejano (poema “No compasso, segue”) e Ana Salvagni  (poema “Da flor da memória”);

 

4. Leituras poéticas de NELI GERMANOBenette Bacellar (poema “as nuvens são cinzas atrás da janela”), Ida Romano (poema “hoje acordei Fafá”), Jeane Bordignon (poema “Estuário”) e Taiasmin Ohnmacht (poema “A bala perdida”);

 

5. Leituras poéticas de TERESA BENDININoelia Ribeiro (poema “A vida vale um beijo”), Michelle Santos (poema “Efêmera”), Maria Rita Kehl (poema “Rascunho”), Maria Alice Bragança (poema “Corre um coelho branco com um relógio”).

 

Contamos com a sua especial presença para fazer girar esta Ciranda de Deusas através da arte da Poesia. Esta Ciranda é nossa! Visite o canal Banzeiro Conexões, inscreva-se e ative as notificações para não perder esta e nem as próximas cirandas poéticas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato. Em breve lhe responderemos. Obrigada.

Feminário Conexões, o blog que conecta você!

EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS

  Clique na imagem e acesse o Edital II Tomo-2024 CHAMADA PARA O EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS: CORPO & MEMÓRIA O Coletivo Enluar...