sábado, 21 de agosto de 2021

HOJE, SÁBADO (21/AGO) TEM CIRANDA DE DEUSAS / X: LEITURAS POÉTICAS! VEM VER!?



  Por Marta Cortezão

UMA CIRANDA DE DEUSAS/X: LEITURAS POÉTICAS

 

As artes e a literatura são importantes e precisam ser incentivadas porque oferecem beleza e, também, espaço de reflexão sobre as desigualdades sociais e as injustiças que nos cerceiam. São ferramentas para sonhar um mundo melhor.

{Regina Dalcastagnè, em entrevista à Revista Tantas-folhas}

 

E por aqui seguimos com o jovem Projeto Enluaradas que iniciou-se em janeiro deste ano, 2021. Publicamos o e-book Coletânea Enluaradas I: Se Essa Lua Fosse Nossa, cujo lançamento foi realizado no dia 21 de abril e transmitido pelo canal YouTube Banzeiro Conexões.  Continuamos trabalhando este projeto, agora com a Coletânea Enluaradas II: uma Ciranda de Deusas, com a mesma determinação, sem perder o foco inicial: divulgar e promover a Literatura Contemporânea do Feminino. O Enluaradas é o projeto-abraço que não apenas publica autoras, mas que constrói História fazendo Literatura. E através de nossas Cirandas de Deusas fazemos a Poesia transitar neste círculo de pura energia que emana de nossa força interior, nosso Sagrado Feminino.

Como já afirmamos, no prefácio de nossa primeira coletânea, o Enluaradas possui um universo mágico que nos aproxima e nos une, onde

ecoa, em todos os cantos, a voz inspiradora de Virginia Woolf nos dizendo que “não há portões, nem fechaduras, nem cadeados” capazes de “trancar a liberdade” de nosso “pensamento” [...] Somos o verso prenhe e latente de vida, dançando, em conexão plural, de mãos dadas, ao redor da apoteótica deusa luna, toda nossa. Somos a mistura poética perfeita em suas imperfeições, porque nos permitimos a poiesis aristotélica, em estado pleno, nos abrindo aos impulsos do espírito humano para voar desde nossa imaginação e desde nossos sentimentos aninhados na alma.

(CACAU, Patricia; CORTEZÃO, Marta. Prefácio Coletânea Enluaradas, 2021, p.30)

 

Somos um Movimento Literário que busca aprender a pensar coletivamente dia após dia, porque entendemos que "o voo só pode ser pleno quando em bando". Nossa prioridade é contribuir para a consolidação da mulher no espaço literário. Quanto mais nos distanciamos dos vícios humanos que nos provocam a sede de protagonismo e nos desviam de nossos ideais coletivos, mais nos aproximamos da concretização de nossos sonhos, vez que a força está na sabedoria de "dar as mãos". Portanto, não esqueçamos NUNCA que DE MÃOS DADAS SOMOS DEUSAS; JUNTAS, AS ENLUARADAS!

 


Nossa décima Ciranda de Deusas acontecerá HOJE, sábado, dia 21/AGO, às 17h30m (Brasília), será transmitido, via canal do Youtube Banzeiro Conexões e contaremos com a participação das autoras Deusas Enluaradas e Cirandeiras da Poesia:

FlaviaFerrari (Santana de Parnaíba/SP) é professora, escritora e poeta. Escreve contos infantis desde 2014. Estreou na poesia escrita em 2020, no início da pandemia. Antes seus poemas eram apenas pensamentos e sonhos. Teve poemas publicados pela Escrita Cafeína e pela Toma Aí Um Poema.

Franciná Lira é amazonense, pedagoga - SEMED; MembroEfetivo da Academia de Letras do Brasil/AM.Membro-Fundadora da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos– ABEPPA e da Associação dos Escritores do Amazonas – ASSEAM; Poeta e escritora. Fundadora do grupo Formas em Poemas.

Heliana Barriga, poeta, escritora, trovadora, cordelista, compositora, violonista, sanfoneira, percussionista, apresentadora, performer, intérprete, brincante, animadora literária, palhaça, oficineira, cuidadora de plantas, mentora de projetos artísticos, poeta do cotidiano.

Manuela Dipp, nascida em Porto Alegre, formada em Direito pela PUCRS, escreve poemas desde criança e coordena desde julho/2020 o Sarau da Invencionática, realizado online, do qual participam poetas, músicos e atores de todo o Brasil e da Argentina.

Missandra Almeida – Licenciada em História, Acadêmica de Psicologia, “Natural” de Coração de Maria, Bahia, reside em Aracaju, Sergipe. Uma poetisa sergibaiana. Publicou em Antologias como Mulher Poesia, vol.5 Cógito Editora, Poesia Agora, outono 2020, Ed. Trevo e Coletânea Enluaradas I: Se Essa Lua Fosse Nossa.

Marta Cortezão – amazonense radicada em Segóvia/ ES, é escritora, poeta, ativista cultural, professora, tradutora. Mantém o blog https://feminarioconexoes.blogspot.com. Participou de diversas antologias/revistas nacionais e internacionais. Livros de poesia “Banzeiro manso” e “Amazonidades Poéticas – Cultura e Identidade” (no prelo).

Nossa Ciranda de Deusas reverenciará, através de leituras poéticas, autoras de diversos coletivos femininos nacionais e internacionais. Vejamos: 

 

1. Leituras poéticas de FLAVIA FERRARIRyane Leão (poema sem título do livro “Tudo nela brilha e queima”), Adriane Garcia (poema “A Santa”), Ana Martins Marques (poema sem título do livro “O livro das semelhanças”) e Jéssica Iancoski (poema “Espelho”);

2. Leituras poéticas de FRANCINÁ LIRAEvany Nascimento (poema "Sons De Março”), Maria Júlia Lobo (poema “Helena”), Doroni Hilgenberg (poema “Ninguém É De Ninguém”) e Ana Karoline Ribeiro (poema “Alma Aprisionada”);

3. Leituras poéticas de HELIANA BARRIGAShaira Mana Josy (poema "Preta Que Nos Pariu”), Nairama Barriga Feitosa (poema “Intimidação”), Marcilene Nogueira Da Silva (poema “Ensinamentos Do Cinza”) e Roseli Sousa (poema “Fiz Agorinha Mesmo”);

4. Leituras poéticas de MANUELA DIPPMaria Alice Bragança (poema “Fonte”), Malu Baumgarten (poema “Ariadne”), Fátima Farias (poema “Pedras Raízes”) e Lilian Rocha (poema “Lilith”);

5. Leituras poéticas de MISSANDRA ALMEIDADaniela Bento (poema “Eu”), Gabriele Rosa (poema “[pequena]”), Naiara Iris (poema “Rasga o Corpo”), Gilmara Belmon (poema “Ternura”).

Contamos com a sua especial presença para fazer girar esta Ciranda de Deusas através da arte da Poesia. Esta Ciranda é nossa! Visite o canal Banzeiro Conexões, inscreva-se e ative as notificações para não perder esta e nem as próximas cirandas poéticas!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato. Em breve lhe responderemos. Obrigada.

Feminário Conexões, o blog que conecta você!

EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS

  Clique na imagem e acesse o Edital II Tomo-2024 CHAMADA PARA O EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS: CORPO & MEMÓRIA O Coletivo Enluar...