Catálogo Virtual Literário do Feminino

sexta-feira, 2 de abril de 2021

BAIXE O E-BOOK COLETÂNEA ENLUARADAS I: SE ESSA LUA FOSSE NOSSA/2021




Salve, Enluaradas! O e-book já está disponível para leitura!


BAIXE AQUI O E-BOOK COLETÂNEA ENLUARADAS I: SE ESSA LUA FOSSE NOSSA/2021


É com alegria que anunciamos a chegada do e-book Coletânea Enluaradas I: Se Essa Lua Fosse Nossa (Ser MulherArte Selo Editorial/Alemanha), disponibilizando-o AQUI e na aba direita do Feminário Conexões (Coletânea Enluaradas/2021), blog que reúne e divulga a Literatura do Coletivo Feminino Contemporâneo. Nossa coletânea tem lançamento virtual previsto para o dia 21/04, quarta-feira, via canal do YouTube Banzeiro Conexões, às 17h30m (BSB).

A Coletânea Enluaradas/2021 é um projeto idealizado e abraçado por Patricia Cacau e Marta Cortezão. O e-book possui temática livre, embora, entre um texto e outro, haja uma constante referência à força da Deusa Selene, essa “lua toda nossa”,


onde ecoa, em todos os cantos, a voz inspiradora de Virginia Woolf nos dizendo que “não há portões, nem fechaduras, nem cadeados” capazes de “trancar a liberdade” de nosso “pensamento”. É nesta egrégora lunar que surge nossa coletânea, cujo elenco é formado por autoras de vários países, com um número expressivo no Brasil. Somos 168 (cento e sessenta e oito) escritoras compondo um caleidoscópio poético diverso. Muitas vezes, nos revelamos numa escrita cortante, visceral, outras vezes, intimista, engajada, visionária, confessional, profética, ritualística, ancestral... Somos o verso prenhe e latente de vida, dançando, em conexão plural, de mãos dadas, ao redor da apoteótica deusa luna, toda nossa. Somos a mistura poética perfeita em suas imperfeições, porque nos permitimos a poiesis aristotélica, em estado pleno, nos abrindo aos impulsos do espírito humano para voar desde nossa imaginação e desde nossos sentimentos aninhados na alma.

(CACAU, Patricia; CORTEZÃO, Marta. Prefácio Coletânea Enluaradas, 2021, p.30)


O espetacular deste projeto foi que ele iniciou como uma simples chamada para uma coletânea e, no decorrer do processo, se constituiu num movimento fraterno, literário e poético denominado “Enluaradas”, como afirmou a escritora, professora universitária, ensaísta e poeta enluarada Vânia Alvarez:


[somos] poetas engajadas ao contemporâneo, que falam por si e que reinterpretam as muitas vozes [...] e a lua aparece influenciando o sentimental [...] Somos mulheres, somos enluaradas, somos um projeto contemporâneo vitorioso, porque “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” e nós, mulheres, furamos o cerco [...] porque somos um coletivo, já não estamos sós e estamos apenas no começo.

(“A poética contemporânea das enluaradas”, 08/03/2021, “Live Enluaradas: Dia Internacional da Mulher”, canal do YouTube “Banzeiro Conexões”)


Somos um coletivo feminino com perfil no Instagram @coletaniaenluaradas2021, onde criamos, com a participação e interatividade das Enluaradas, uma rede de apoio que tem dado muitos frutos, resultando em parcerias entre as próprias autoras Enluaradas, e que vem revolucionando, de forma particular e poética, o mundo da escrita de cada umas das participantes. Às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, às 17h30m (BSB), temos as “Enluaradas Live” com quatro participantes da coletânea a cada encontro, onde cada autora nos conta de seus projetos literários, enquanto uma ciranda de mulheres, nossa “egrégora lunar”, comenta e aplaude. E por lá já passaram cento e vinte (120) autoras falando de sua trajetória literária, de seus medos, de seus sonhos e da alegria de fazer parte do projeto Enluaradas.  

Agradecemos a todas as autoras que acreditaram no projeto e uniram-se à ciranda de amor em volta desta lua toda nossa. Obrigada pela confiança e reafirmamos que seguimos unidas pela literatura, pois o voo só alcança plenitude quando feito em bando. Juntas sim, porque somos Enluaradas! Boa leitura!


Marta Cortezão/ Patricia Cacau

As Organizadoras.

37 comentários:

  1. Enluaradas maravilhosas, agradecimentos a todas e, em especial, à Marta Cortezão e Patrícia Cacau. Claro, Roberta Gasparroto também foi um show à parte. Forte abraço, lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rozana Gastaldi, agradecemos muito a você, foi muito bom estar com você neste projeto. Um forte abraço.

      Excluir
  2. Parabéns a todas Mulheres envolvidas no Projeto!

    ResponderExcluir
  3. Ah, o prefácio retrata com excelência o passo a passo até a edição do livro. E destaca como os laços de afetos ganharam proporção quando as lives começaram a fazer parte do projeto Enluaradas. Além de divulgar seus fazeres literários, essas autoras enfrentaram os próprios medos, haja coragem para mostrar a cara e seus sonhos. Isso fez com que a plateia também se envolvesse para ouvir poesia, falar de literatura em tempos tão difíceis, pandemia que nos cerca com vírus, vermes e outras comorbidades. Então essa ciranda de mulheres e de quem mais vier ganha corpo, é coletivo em movimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que belas palavras, querida. Foi um processo vivido com muito amor e poesia. Gratidão imensa.🙏🙏🙏

      Excluir
  4. A obra superou nossas expectativas. Está linda demais! Parabéns caríssimas Marta e Patrícia. Vou procurar ler todos os poemas com carinho. Sinto saudades de vocês. O sarau nos aproximou tanto que chego a pensar que conheço-as há anos. O carinho é enorme e a admiração e gratidão maior ainda. Parabéns a todas as poetisas participantes. Vamos divulgar a coletânea com muito orgulho e como muito amor. Um grande e afetuosos abraço. Leacide Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também sinto esse enorme carinho. E que bom que foi possível e que aconteceu de forma tão especial. Foi lindo! Fizemos história, querida. Bjão

      Excluir
  5. Eu tive três belos motivos para participar dessa Incrível coletânea.
    1. A lua
    2. A Marta
    3. A Cacau
    Uma trindade perfeita, inclusiva e amorosa. Acolheu os nossos poéticos rebentos porque acima de tudo também são mães que além de parir amparam e apresentam ao mundo...

    No seu prefácio-templo, bordado a puro ouro, ela revisita o templo-uterino de cada Poeta abençoa e dá as boas vindas para que a partir de agora as poesias possam germinar em solo sagrado...

    Grata por tanto, Deusas lunares!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho todos os motivos para querê-la tanto... Obrigada por ser essa amiga tão especial. Um abraço amazônico. Bj

      Excluir
  6. Meninas, vocês fizeram esse trabalho com muito amor. Está lindo o ebook.Eu agradeço a iniciativa, agradeço também por conhecer e ver o trabalho de tantas mulheres por esse Brasil a fora. Agradeço por me emocionar em muitas das apresentações das lives. Agradeço por reconhecer muitas jovens nesse projeto, e que a poesia, a arte ainda pode fazer muito por nosso povo. Um abraço grande.

    ResponderExcluir
  7. Acordei hoje pensando no projeto do e-book e eis que ele está aqui no presente, lindo e coroado de brilhos e luzes. Tudo graças ao empenho de duas grandes mulheres, que encetaram esse ideal em nome da poesia . Obrigada e estamos juntas na terra e na lua. Bjs em todas e que venham novos frutos.

    ResponderExcluir
  8. Quem acabou de escrever foi Eunice Tomé

    ResponderExcluir
  9. O processo todo da Coletânea foi lindo. Amei participar. Amei conhecer as incríveis Marta Cortezão e Patrícia Cacau. Continuo com minha ideia inicial de que essa belíssima Coletânea tem que virar LIVRO FÍSICO. Vamos lá pessoal. Temos que tê-lo na estante, tocá-lo, colocar na cabeceira da cama, cheirar, ler quando quiser. Tenho esperanças. Desde já, encomendo 2 exemplares. Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho a idéia do livro físico formidável.No início.do projeto falei com a Cacau sobre isso.
      Lembra CacauSerá uma coletânia maravilhosa.

      Excluir
  10. Parabéns meninas que brilham através da luz lunar!
    Belo projeto🌹

    ResponderExcluir
  11. Um lindo presente de Páscoa! Gratidão às idealizadoras e parabéns para todas nós, as Enluaradas!

    ResponderExcluir
  12. Foi uma grata satisfação, ter encontrado esse edital e ter participado. Não só por ter um ou dois poemas publicados, mas pela energia que esse pó lunático Pintou em mim. O coletivo , as lives e conhecer um pedacinho de tantas mulheres e perceber o quanto cada uma tem um pouco de nós, traz Pra gente Muito aprendizado. Acho que eu agora faço poesia Antes só versas...descobri a emoção de escrever com esse foguetinho enluarado de mulheres sábias. Obrigada as duas meninas Marta e Cacau adorando a viagem que me jogaram. Parabéns, se essa era ideia...foram felizes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma grande satisfaçao. Em breve, nova Coletânea Enluaradas II! Bj

      Excluir
  13. O e-book está maravilhoso. Parabéns a todas as enluaradas. Patrícia e Marta, gratidão pela acolhida de meus textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos muito a seu apoio, querida. Você é maravilhosa! Bj

      Excluir
  14. Parabéns, mulheres! Estou baixando para ler. 😍

    ResponderExcluir
  15. Uau! Acesso ao e-book. Presentaço.
    Gratidão as 168 enluaradas q fazem parte da Coletânea. Fraterno abraço a todas, especialmente p a minha querida brilhante amiga Janete Manacá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um fraterno abraço e boa leitura! Janete é muito querida. Bj

      Excluir

Agradecemos seu contato. Em breve lhe responderemos. Obrigada.

Feminário Conexões, o blog que conecta você!

UMA CARTOGRAFIA DA ESCRITA DE MULHERES: ENTREVISTA COM LINDA BARROS, POR GABRIELA LAGES VELOSO

                                UMA CARTOGRAFIA DA ESCRITA DE MULHERES  |08 ENTREVISTA COM LINDA BARROS Por  Gabriela Lages Veloso "Nin...