terça-feira, 13 de maio de 2025

PARA SE DIZER ANTIRRACISTA É PRECISO AGIR***, POR CÍNTIA COLARES

Por Cíntia Colares 

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Chega o mês de maio e então todos lembram de falar sobre questões raciais em função da data da falsa abolição. Depois vem novembro e aí sim o frenesi aumenta. Depois parece que a gente deixa de existir. Parece que as mudanças na sociedade racista em que vivemos deixam de ter urgência novamente. Então chega marco do outro ano já. Todo dia 8 de março recebemos muitas mensagens de feliz dia da Mulher. 

Quando explicamos que essas não são datas ou mês lúdicos e sim de luta e reflexões, ainda somos taxadas de 'desmancha prazeres': "custava sorrir e agradecer?" Nessa pergunta, faltou nos dizer: e silenciar... e manter tudo como está. Pois não silencio. Falo cotidianamente contra essas estruturas que tentam nos oprimir e manter os privilégios do patriarcado e da branquitude em dia.

De março a março são negadas oportunidades a mulheres negras porque ainda esperam que a gente ocupe apenas posições de subserviência. Em outras palavras, nos tratam como se não pudéssemos desempenhar funções intelectuais ou de liderança e tivéssemos um perfil engessado para somente servir.

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Esses dias li um comentário que me chamou atenção. O comentário dizia que falas sobre situações de racismo não traziam nenhuma surpresa nos dias de hoje. A pessoa contava que já havia decidido de uns tempos pra cá ser antirracista e que, inclusive, é preciso agir urgentemente. Fiquei pensando sobre. 

Sabe, relatos de situações de racismo me surpreendem. Mesmo eu sendo uma mulher negra, ou seja, vivenciando situações de racismo desde criança, ainda assim as falas de outras pessoas negras e a maneira como alguns autores descrevem a engrenagem de como o racismo e o pacto da branquitude acontecem no cotidiano me surpreendem.

Sabe porque me surpreendem? 

Porque fico me interrogando: como essas situações ainda se reproduzem?

Como não foi visto ainda que é preciso agir para combater situações tão desumanizantes? 

Como algumas pessoas passam a vida toda sem se dar conta de uma desigualdade tão gritante como se fosse normal nos verem majoritariamente em situações de subserviência no mercado de trabalho, por exemplo, uma situação que todos vivenciam e não tem como não ver a desigualdade de posições. 

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Será que uma vida inteira não se perguntaram o porquê disso? Ou quiseram acreditar que era normal porque era cômodo não pensar sobre seus privilégios e dá trabalho se mexer para agir contra esses absurdos? 

A nós, pessoas negras, eram negadas oportunidades e voz nos espaços de decisão, mas e as pessoas brancas que sempre tiveram acesso aos melhores estudos, livros, debates sobre a sociedade e ainda assim não pensaram sobre isso e não agiram contra uma vida inteira? 

A mim sempre espanta. Desde sempre não consigo ver a desumanização de alguém e ficar impávida. E assim criei meu filho para sempre pensar em que mundo vive, com quem convive em sociedade e como estão sendo tratadas as pessoas nessa sociedade. 

Ter esse olhar que humaniza já teria despertado ações antirracistas há décadas, séculos, mas há pessoas que passam a vida sem nos ver. Somos desumanizados desde que jogaram nossos antepassados aqui. 

O racismo nunca deixou de existir, apenas se adaptou a cada época. Então cada vez que ouço um relato de racismo me surpreende que as pessoas brancas ainda tenham a coragem de praticar tantas desumanidades. 

É por conta desse olhar, que nos desumaniza, que a gente ainda passa por situações de racismo, nossos filhos passarão, nossos pais passaram e nossos netos ainda sentirão essas dores. 

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Perceba a carga de cada relato de racismo que você ouvir ou ler. Cada relato é sobre oportunidades que nos são tiradas pelas características da nossa pele, cabelo, nariz, enfim por existirmos. Esses relatos são sobre as consequências dessa perversa invisibilização das pessoas negras e de tudo o que vivemos desde que nossos ancestrais foram sequestrados de África e jogados aqui para exploração de nossa força e anulação de nossa condição humana. 

Hoje não é na senzala que nos prendem, mas basta ler o Pacto da Branquitude de Cida Bento e outras tantas obras que analisam a sociedade em que vivemos para saber onde ainda nos prendem e de que forma ainda açoitam nossa pele. 

Essa situação não começou agora e nem de uns tempos pra cá. Situações de racismo são vivenciadas de maneira escancarada desde sempre. E no entanto, às vezes, leva uma vida para as pessoas brancas pararem para pensar o que acontece conosco há séculos e o que podem fazer para combater? 

Por isso o slogan “Vidas Negras Importam”. Não quer dizer que outras vidas não importam. É uma afirmação que tenta construir a narrativa de que nossas vidas importam, porque cotidianamente a branquitude nos diz que não importamos. É como se o que fazem conosco não estivesse sendo feito com seres humanos. 

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Se a gente der sorte, um dia vem o estalo que é preciso falar sobre a desumanização e apagamento que tentam fazer conosco. Até lá, via de regra, nas situações de racismo, a vítima se insurge sozinha e ainda tentam taxá-la de exagerada, barraqueira, vitimista ou paranóica. 

Quando nos dizem que não tinham pensado antes em tudo isso que a gente passa durante a vida toda, às vezes, a sensação que dá é que a gente não existia para essas pessoas. Por isso, eu sempre me surpreendo com as falas. Me surpreendo, me indigno e me pergunto: como as pessoas brancas "não viram" o racismo antes e que era urgente agir? O racismo não começou a existir de uns tempos para cá. Essa urgência não é de hoje. Quando cada um de nós que está lendo essa reflexão agora nasceu, essa urgência já existia.

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***Este é um artigo de opinião e não necessariamente representa a linha editorial do blog Feminário Conexões.

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Cíntia Colares (Flor de Lótus),mulher preta cis, jornalista (Mtb 11082), poeta, ultimamente anda se expressando em forma de crônicas e contos também. Coautora em coletâneas, antologias, revistas e sites de poesia, coletivos como o Enluaradas e 20 Poemas Para Novembro. Ativista no antirracismo, mãe solo de um adolescente negro, mora na periferia de Porto Alegre/RS. @jornalistacintiacolares 

"Escrevo para buscar me aquilombar com mãos e vozes para desconstruir o que está posto na sociedade em que vivemos e construir o que precisamos para termos direito a oportunidade de viver com dignidade e não apenas sobreviver."



sexta-feira, 9 de maio de 2025

ENTRE LINHAS E CORDAS, LIVRO DE VALÉRIA PISAURO

UM CORAÇÃO EM SOL MAIOR  (Por Marta Cortezão)

Palavra cantada é palavra voando.

{James Joyce}

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Entre linhas e cordas, de Valéria Pisauro, revela um caminho estreito que aproxima palavra e som e dá asas a inúmeras imagens poéticas, comparações e metáforas. Nestas linhas e cordas, de Valéria Pisauro, a poesia está contaminada de musicalidade. De um lado, a poesia e sua natureza verbal; do outro, a música com sua natureza sonora. Duas artes distintas, de caráter único e contraditório, mas completamente correlatas. Uma relação que surge desde a própria origem cantada da poesia e que se amplia nas cantigas poéticas e melodiosas de trovadores ou menestréis para nos legar as canções populares e seguir, cada uma, seu caminho, suscitando acaloradas e recentes discussões entre poesia e música na contemporaneidade. Entretanto, em Entre linhas e cordas, esta relação expõe um sem-fim de possíveis aproximações entre palavra e música, ainda que na contramão (p. 21) de “um violão sem cordas, reverso do verso, / Coroa e cara em inversão”, porque assim como o paradoxo vocábulo-som, “somos guerra e flor, / Acordes de silêncio, / Rima sem poesia, / Refrão sem música”.

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Ler Pisauro é dedilhar as cinco linhas de um pentagrama e sentir o calor vibrante de uma clave de sol; é percorrer as palavras, os meandros de seus versos, sussurrando o princípio-fim de um ruído para saborear tons e semitons de suas metáforas ascendentes ou descendentes; é glosar o mote de um humano coração em Sol Maior, em uma sequência completa de todas as notas para perceber, de ouvido, a (des)afinação das cordas que movimentam o mundo:

“Meu canto é poema, é seca, é fome

Estancado nos olhos dos homens, dos homens!” (Bate Tambor, p. 40)

 

“Não risca o risco da hipocrisia.

No meio da praça, no inteiro da raça,

Nas ruas, nos guetos, nas chacinas,

Marginais no anonimato dos jornais.” (Cruz, p. 59)

 

“E nos fios, corais de pássaros

Regem a aresta do cotidiano

Sonhos em Sol Maior

O silêncio é outro engano.” (Aresta, p. 108)

 

“Quero o teu beijo cifrado (...)

Amor bemol e sustenido,

Com o arco e o violino,

Com todos talvez e então...

Acorde sonante,

Que afina minha canção.” (Afinação, p. 116)

 

“No banco do jardim público

Raiz de pedra

Há na luz uma cor amarga

De quem vive às margens

Entre escombros da cegueira

Sob os pés de quem passa.” (Jardim, p. 149)


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Nesse compasso Entre linhas e cordas, também se percebe a presença de uma poeta admiradora e conhecedora da cultura brasileira. Não é à toa que o primeiro poema que abre o livro é Antropomorfose Brasileira (p. 17)! Nele, a voz lírica passeia pelo Brasil cultural, literário, musical e poético. O Brasil que abraça e acolhe a sua rica diversidade, é o Brasil ideal que se harmoniza em suas diferenças feito som e palavra:

“De Macunaíma sou cria,

Antropofagia, Abaporu,

Bicho-do-mato, tupiniquim,

Grão da massa, Jeca Tatu.

Dom Quixote brasileiro,

Poeta louco, botequim.

(...)

Não ouvi o cantar do sabiá.

As pedras do meu caminho,

Deixei pela estrada, aprendi apreciar,

Deixei tudo a Deus dará, oxalá!”.

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Ser cria de Macunaíma –personagem anti-herói, criado por Mário de Andrade–, vai além do significado histórico-literário-cultural e alcança um outro de grande valia, que se reconhece e se encontra no elo perdido de suas raízes ancestrais. Assim como Macunaíma, a voz lírica, no poema Muiraquitã (p.64) de forte estribilho, parte em busca do amuleto extraviado, que, aqui, representa o legado-manifesto de um Matriarcado Pindorama de mulheres guerreiras, as Icamiabas:

“No espelho da lua cheia,

Penitentes castas arqueiras,

Desciam de Iaci-Taperê,

Com mil flechas certeiras.

Purificação a noite inteira,

Que do ventre da terra sorri,

São amazonas guerreiras,

Cantos de carícias plenas,  

Da guerreira nação Tupi.

São amazonas guerreiras,

Cantos de carícias plenas,

Da guerreira nação Tupi.”       

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E de uma Pauliceia Tupiniquim (p. 131) da contemporaneidade se pode ouvir o canto lamentoso de uma “Cidade-Mãe, de braços de concreto”, prestes a ser devorada pelo neoliberalismo dominante e nefasto e que agoniza nas mazelas sociais, essa “fumaça que embaça o amanhã”: “Madrasta que abraça toda raça, / Herança que não muda de mãos. / Cidade-realidade, sonho de diversidade, / Disneylândia periférica, favelas alçadas / Cassetetes, Cracolândia, Anhangabaú / E os meninos passeiam seminus pelas calçadas.”. Em contrapartida há as Manhãs de Minas (p. 127) que “Despertam o aroma, a melodia”. Uma Minas Gerais da infância da voz lírica, através da qual “a vida renasce todos os dias”. São as “Manhãs meninas, manhãs de Minas.”. 

A poética de Pisauro é uma sonata estradeira em versos que evidencia um Brasil profundo, marcado por um compasso particular, diverso e vertical, de temporalidades histórico-poéticas. Entre linhas e cordas é também convocação, compromisso humano, engajamento, solidariedade política entre mulheres, essência e amor necessários:

“Na esteira das grandes cheias

Ribeirinhas bailarinas cativeiras

Pele vermelha, mulher-sereia

A cantarolar nas beiras dos rios.

Filhas de velhas benzedeiras

Olha o azul sonha com o mar

Correnteza de oferendas

Nas águas de todo lugar.” (Rede de Rezas, p. 56)

 

“Dentro de mim liberdade

Tarsilas, Severinas, Marias

Cativas, sagradas e profanas (...)

Múltiplas que choram e riem

Ramos cortados que insistem em florir.” (Múltiplas, p. 77)

 

“Ela é mulher, é quem ela quer,

Ela dança com as ninfas,

 

Já teve família, sonhou menina,

Hoje, Maria de todos os dias,

Dos solitários, a companheira,

Dos abandonados, a alegria.

É novela e favela, é fantasia.

Na calçada é plateia, dama, meretriz,” (Quem Ela Quer, p. 87)

 

“Giram saias rendadas

No terreiro, na senzala

Lendas e causos em Iorubá

Sonhos antigos afogados” (África Distante, p. 198)

Findo este itinerário com a força da “palavra cantada” repousando no ninho que levo no peito, agora embevecido pelas relevantes pausas necessárias que fui amealhando pelo caminho. É tempo de um silêncio providencial para libertar a palavra da opressão de ser verbo, porque o poema também se cansa, está sem voz, sem melodia, Sem pauta (p. 191): “o poema está com fome, de vida, do homem, / Sem pauta vagueia distraído, / Marca passo das trincheiras, / Sem espaço em linhas vazias.”. A você que chegou agora, siga a dica de viagem, pois é sabido que a “poesia arde, salva uma vez mais”, portanto, Pisaurize-se!

A aquisição de livros é diretamente com a autora via redes sociais
Acompanhe a produção musical de Valéria Pisauro pelo Youtube e Spotify!
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PISAURO, Valéria. Entre linhas e cordas. Jundiaí (SP): Telucazu Ediçoes, 2023.

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Arquivo da autora
Valéria Pisauro nasceu em Campinas-SP, exerce intensa atividade cultural na literatura e na música, como professora, pesquisadora, palestrante, poeta, contista, cronista, roteirista e letrista musical. Graduada em Letras e em História da Arte, a escritora trafega com muita personalidade, versatilidade e desenvoltura por uma criaçao artística, que vem angariando críticas positivas, rendendo à poeta um lugar de destaque no cenário poético e musical brasileiro. o requinte de suas poesias/letras prima pela pluralidade de recursos, fruto de pesquisas, onde a variaçao de estilos traduz a força e a leveza de um trabalho sofisticadamente inovador, pendulando com naturalidade entre o rebuscamento e o coloquial. Participa de certames culturais, concursos literários e de reconhecidos festivais de música, tendo a felicidade de ter sido premiada em muitos deles.

quarta-feira, 7 de maio de 2025

CHÃO ANCESTRAL, DE MARGARIDA MONTEJANO

 E L A   A C E N D E   O   M U N D O   C O M   A    V O Z

Por Marta Cortezão

Chão ancestral é o primeiro livro de poemas de Margarida Montejano, cujo título evoca profunda simbologia: a terra como esse chão sagrado que ordena o mundo vivo com seu caráter divino e sua função maternal, administrando o mistério vida-morte-vida. Uma Terra Sagrada que agoniza e definha nas mãos desumanas da cobiça pelo “líquido lucro/ extraído pelo bruto”; o bruto e histriônico ser humano que, acometido pela cegueira e selvageria do capital, interpreta, sob os holofotes do mundo, a clássica farsa de “estancar a hemorragia/ com cuspe e panos quentes” (p.19), enquanto a fome e a guerra assolam o mundo.

TERRA SAGRADA

estancar a hemorragia

dos corpos suados

da terra sagrada

das matas, dos rios

das rochas rachadas

 

estancar a hemorragia

dos olhos encharcados

das ruas inchadas

 


das águas sagradas

 

do líquido lucro

extraído pelo bruto

 

estancar a hemorragia

com cuspe e panos quentes


Através de uma linguagem aparentemente simples capaz de emocionar pela destreza, fluidez e amabilidade poéticas, este livro revela plurissignificativa união entre palavras e fotografias abocanhadas da realidade. E, nesse exercício de encaixe e desencaixe, vai construindo um fino diálogo com a estética do impacto, onde os contraditórios se chocam e as semelhanças ganham resistência para trazer à tona o despertar da necessária consciência, porque “Toda a nossa história é a mesma história. A história do chão” (p. 83). É urgente desvendar os olhos e sair “deste lugar/ onde te calaram”, nem que para isso seja necessário Nascer pela segunda vez, “nascer de novo, de novo e de novo/ Nascer pela segunda vez, mas agora/ do lado certo da história!” (p. 93).


Montejano conduz a voz lírica, serena, sábia e implacável da Deusa. Essa voz oracular inconfundível, que munida de conhecimento profundo sobre o desconcerto do mundo, traça um mar de versos catárticos onde a face da crua dor se vê refletida. Entretanto, temas tão profundos e universais como o amor e a esperança ganham espaço no cenário de Chão ancestral, eles surgem especialmente da herança deixada pelas bruxas às crias das bruxas contemporâneas: “temos em nós…/ a intuição constante/ (...) a magia para sobreviver/ …das bruxas// herdamos delas/ a matéria que não se esgarça// (...) o tecido da vida/ para curar a história// sarar os males/ combater o ódio/ o machismo insano/ as guerras por terras” (p. 57). Somos “um sonho/ da Deusa”, somos sim as crias das bruxas, mulheres grávidas de Consciência no “meio da insanidade/ dos homens”, mulheres que carregam “o futuro/ do mundo” (p. 31).

HERANÇA

desvendamos as linhas das mãos,

lemos o incerto nas fases da lua,

adivinhamos tempestades

para entender o amanhã

 

temos em nós...

a intuição constante,

o canto profundo,

a reza certeira,

as mãos benzedeiras

a magia para sobreviver

                         ...das bruxas

 

herdamos a matéria que não se esgarça

elas que tecem e cerzem o tecido da vida

 

para curar a história

saras os males,

combater o ódio,

o machismo insano,

as guerras por terras

 

bruxa-divina-escondida

o desejo insaciável

da Deusa-Mulher

 

CONSCIÊNCIA

somos um sonho

da Deusa

 

no meio da insanidade

dos homens

Margarida Montejano e Marta Cortezao/SP

E nas linhas do tempo do Agora ou nunca, a voz poética e generosa da autora se oferta em palavras para fazer o chamado:

“Estou aqui e te dou a minha vida, a minha história, os meus poemas. Te dou a minha palavra, a minha melhor fase, a minha face te dou. A crença nas estrelas, a esperança do sol, minha alegria, minha noite e o meu dia. Só não demora. O tempo, devora” (pág. 65).

Leitura do poema 'Canteiro' (p.81)

                                                               Leitura do poema 'Placenta' (p.35)

Para aquisição de exemplares, entre em contato com a própria autora via Facebook ou Instagram.

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MONTEJANO, Margarida. Chão Ancestral. Curitiba (PR): Editora TAUP, 2023.

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Arquivo da autora
Margarida Montejano, mora em Paulínia/SP. É Escritora, Poeta, Contista; Func. Pública na Secretaria Municipal de Educação de Campinas. Defensora ativa dos direitos da Mulher, sendo membra do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campinas; Coordenadora do Projeto Bem-Me-Quero: Empoderamento Feminino e Igualdade de Gênero e, Produtora do Canal Literário – N’outras Palavras –  histórias que inspiram, no Youtube. Autora dos livros "Fio de Prata" - Ed. Siano (2022); "Chão Ancestral", TAUP Editora (2023) e dos livros infanto juvenis "A Poeta e a Flor" e "A Poeta e a Sabiá", pela Editora Siano. (2024). @margaridamontejano.escritora


terça-feira, 6 de maio de 2025

IN(-)VERSOS DO MEU VERSO, DE RITA ALENCAR CLARK

 ACORDEM JÁ ESSAS MULHERES!

Vou andando com o teu livro

entre as construções do poema

e eis que as ruas de repente

Transbordam de humanidade

sob o coral das abelhas

E o mel que a tarde destila.[1]

 

Arquivo da autora 

Apesar da intensa atividade de Rita Alencar Clark na escrita, especialmente nas produções coletivas do Mulherio das Letras Nacional, as quais veio acompanhando desde o início do movimento (2017) e, mais recentemente, as do Coletivo Enluradas, é somente em 2024 que a poeta amazonense nos concede a graça poética da publicação de seu primeiro livro solo de poesias, In(-)versos do meu verso, cujo percurso já nos revela um misterioso enredo: o antigo manuscrito – depois de ser entregue ao seu pai, o poeta Alencar e Silva (1930-2011) – permaneceu desaparecido por vários anos entre o labirinto dos velhos objetos guardados como se soubesse o momento oportuno de surgir na cena literária da escrita brasileira contemporânea de autoria feminina do século XXI.

Evento UFAM-05/MAIO/2025
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In(-)versos do meu verso estreia no mundo físico inflamado de imagens que excitam a fantasia poética da linguagem, características tão necessárias à poesia. A versatilidade da escrita poética de Rita, ao expandir os limites do signo linguístico, mantém os olhos leitores em estado de vigília diante da luz de um novo alaranjado crepuscular que erradia de seus versos para tingir a realidade, já tantas vezes vista, com o inesperado de suas engenhosas metáforas temperadas de discreto delírio, enquanto uma prosopopeia abre o caminho do poema: “Flanco de paz adormecida / Pousa no torpor da tarde alaranjada [...] Nos olhos de teu passado / Amarelo, laranja, amarelado / Buscando a tua paz… alaranjada” (“Paz alaranjada”, p.20).

Lançamento (Manaus-23/SET/2024)
 
A “poesia é sonho” que mantém a consciência humana desperta e a bordo de uma epopeia de sentimentos cujo nauta é o próprio coração que parte em busca de si mesmo, enfrentando as violentas tempestades do mundo. A voz lírica e sonhadora, cochichada numa canção ribeirinha naquele longínquo tempo das palavras, funde fragmentos da memória vivida à fantasia poética de In(-)versos do meu verso sob a aquiescência dos furiosos olhos da Medusa – a mortal górgona e suas serpentes – que não dormem, pois conhecem “as faces da esfinge” e a dor ancestral de ser mulher no mundo. E convocam, em enérgica poética, o canto das sereias, o canto da liberdade a ser entoado: “Acordem o silêncio dos palácios / Toquem os sinos e as trombetas [...] Acordem já essas mulheres! / Digam que há milhares de sonhos / Lá embaixo esperando por elas!” (“Acordem o silêncio”, p.29).

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A poética de Rita revela uma voz em consonância com o seu tempo, atenta às transformações sociais e consciente de seu papel político na sociedade. Esta voz que se materializa no livro, possui um corpo político feminino que se descobre livre durante todo um doloroso processo de autodescoberta e que é gestada – pela posse da ‘palavra de mulher’ tão ausente na história dos homens – na sombria alcova dos difíceis silêncios. Não basta existir é preciso mergulhar fundo no denso amálgama da vida, desgarrar-se, liberar-se da culpa e do medo, parir a ‘palavra primordial’ que liberta a consciência e ilumina os caminhos: “Estou grávida de mim mesma / Sinto que minh’alma não / Habita mais meu corpo cansado, / Ela habita na essência. / Crisálida antes da liberdade / Parto difícil esse de parir a si mesma! [...] Para, em voo solo, decolar!” (“Parir-se”, p.75).

E neste sentido, há sempre muito a ser dito: “feridas tantas de tempos / Passados, somam distâncias no peito oco / Entre o que somos hoje e um dia fomos. [...] Não, não foi a saia, não foi o corpo, foi a violência! [...] Há tanto o que ser (re)visto sob o sol dos dias / Há tanto o que ser falado dessas dores e noites / Que, quando nos levantarmos todas, isso é certo, / Nossa voz explodirá numa aurora nuclear irrefreável. // Indomável.” (“Há tanto o que se falar”, p.88).


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O erotismo também atravessa o movimento reflexivo de In(-)versos do meu verso, e se apresenta numa cuidadosa e sutil linguagem marcadamente lúdica, que se mostra e se esconde nas entrelinhas e que se impõe através de uma voz lírica insubmissa, irônica, decidida e conhecedora dos próprios desejos:  O corpo todo ondulando / E, se abrindo como leque [...] Doce, escorregando pelo túnel, / Buscando, serena e plena / O ponto mais alto de seu / Próprio prazer. / Ele nem desconfia…” (“Na calada da noite”, p.21).

Nos jogos de sedução quem dá as cartas é esta mulher que sabe o que quer, inclusive ainda adverte este imprudente homem do perigo de suas “coxas e olhos reluzentes”, de sua beleza “tão livre e solar”, pois sabe que quando a veja tão radiante assim, “Um gosto amargo te subirá a boca, eu sei, / Mas os braços já estarão ao teu pescoço… / E será o teu fim, ou pior, do homem que pensas ser. // Então, cuidado!” (“Sedução”, p.26).

A escrita erótica de Rita Alencar Clark, para além de sua incontestável qualidade poética, é uma escrita de resistência contra os velhos tabus e os inúmeros preconceitos que nos têm silenciado ao longo dos séculos, e que, portanto, empunha a bandeira pela liberdade dos corpos de mulher, porque queremos “nossos corpos livres e belos / Por serem nossos, de mais ninguém, só isso!” (“Universos de nós mesmos”, p.83).


Alencar e Silva
Arquivo da autora

E por último, e não menos importante, a presença da intertextualidade que se plasma na poética do livro, estabelecendo uma relação de dialogicidade ambivalente, quando Rita toma a palavra poética de outros(as) autores/as para vesti-la em seu poema, dando-lhe sentidos outros. Como pequena amostra, destaco o fragmento do soneto do poeta Alencar e Silva: “Por entre as faces de um poliedro / como entre as fases de um pesadelo / pânico apelo nas multidões / vou decifrando meu próprio rosto / no amargo gosto das decepções[2]”; além da poeta conservar o sentido que a palavra “poliedro” já possui, ela explora e ressignifica outros sentidos ao dialogar com o próprio pai poeta,  Alencar e Silva: “Encontro em mim teu coração, / Este poliedro de mil faces, / Lapidado pelo mestre em sua forma / Mais perfeita, mais exata!” (“Tens os olhos guardados em mim”, p.48).

Rita Alencar e Silva e Marta Cortezão
Palácio da Justiça (Manaus-23/SET/2024)
Assim, a poeta segue lapidando, ainda no mesmo poema, mas agora em diálogo com Fernando Pessoa, sem romper-lhe a ideia primária: “Pulsante às dores do mundo, / Este comboio de cordas em / Sonatas de outono”.

Por aqui me despeço, e não me levem a mal, mas é que “Já nem sinto os meus pés no chão…”. Ó Santa Rita dos versos encantados, escrevei para nós… Amém! Boa leitura. 

Marta Cortezão

Poeta amazonense.





[1] SILVA, Alencar e. Crepuscularium. Fortaleza/CE: Ediçoes Realce, 2006, p. 34.

[2] “Por entre as faces de um poliedro” de Alencar e Silva, in Ouro, incenso e mirra.  Manaus, AM: Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, 1994.  83 p.  Acesso 08/04/2024, disponível em http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/amazonas/alencar_e_silva.html

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Arquivo da autora

Rita Alencar Clark, professora de Língua portuguesa e Literatura, poeta Amazonense, contista, cronista, ensaísta, revisora e curadora. Membro do Clube da Madrugada (AM) desde 1987, membro fundador da ALB/AM - Academia de Letras do Brasil/Amazonas e da ACEBRA - Academia de Educação do Brasil. Colaboradora do Blog Feminário Conexões e dos Coletivos Enluaradas e Mulherio das Letras, com participação em diversas coletâneas e antologias poéticas, sempre representando o Amazonas. Tem dois livros publicados: Meu grão de poesia, Milton Hatoum - Um certo olhar pelo Oriente-Amazônico e In(-)versos do meu verso.

Feminário Conexões, o blog que conecta você!

FERAS SOLTAS, DE LULIH ROJANSKI

ENTRE FERAS E SILÊNCIOS Por Marta Cortezão Arquivo da autora Lulih Rojanski   nasceu no Paraná. É descendente de imigrantes poloneses que vi...