quarta-feira, 11 de agosto de 2021

MOMENTO COM GAIA: Poesia em tempos de pandemia|56



 

Momento com Gaia/56


Esse projeto, de autoria da poeta Janete Manacá, nasceu em 16 de março de 2020, com a chegada da Pandemia causada pelo novo Covid-19. Por se tratar de algo até então desconhecido, muitas pessoas passaram a desenvolver ansiedade, depressão e síndrome de pânico. Com o desejo de propiciar a essas um “momento poético” no conforto dos seus lares, toda a noite é enviado, via WhatsApp, um áudio com poesias de sua autoria para centenas de pessoas do Brasil e de outros países. E estas são replicadas pelos receptores. Acompanhe o poema abaixo:


Por Janete Manacá




Para ouvir o PODCAST clique AQUI.


Mãe de leite


minhas primeiras lições de solidariedade

iniciou-se logo após meu nascimento

com uma rainha que aprendi chamar de mãe


no pequeno povoado rural

a vida não era nada fácil

mas tinha quem nos ajudasse


éramos regidas pelas fases da lua

os quatro elementos, as quatro direções

as quatro estações, a vida coletiva


minha mãe teve muitos filhos

parto normal, amparados pela parteira

filhos vistosos e saudáveis


dos seios o leite jorrava em abundância

para os filhos seus e os filhos das outras 

todos nós tínhamos irmãos de leite


essas memórias de amor e desapego

ensinaram-me a dividir sempre

com o olhar distante da competição


é bem mais fácil segurar a mão

seguir lado a lado como iguais

para superar as desigualdades sociais




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato. Em breve lhe responderemos. Obrigada.

Feminário Conexões, o blog que conecta você!

CRÔNICAS DA SUSTÂNCIA - HISTÓRIAS DE MINHA MÃE: a curva da Velha Beta... Por Rosangela Marquezi

CRÔNICAS DA SUSTÂNCIA /05   HISTÓRIAS DE MINHA MÃE: A CURVA DA VELHA BETA Rosangela Marquezi Minha mãe... Que ainda brinca! Fonte: Arquivo p...