sexta-feira, 10 de junho de 2022

CALDEIRÃO LITERÁRIO I: DAS FLORES QUE PERFUMAM O CAMINHO



CALDEIRÃO LITERÁRIO I: DAS FLORES QUE PERFUMAM O CAMINHO


Por Marta Cortezão

 Todo o trabalho que faço é construído sobre uma base de gentileza amorosa. O amor ilumina assuntos.

{bell hooks}

 

Gostaria de falar do Projeto Enluaradas, contar sobre as coletâneas já realizadas, Se Essa Lua Fosse Nossa e Uma Ciranda de Deusas (2021, e dizer que estamos concorrendo ao Prêmio Jabuti 2022 com esta última), também da terceira coletânea que estamos realizando, essa que encerra não apenas uma trilogia, mas um ciclo de ‘escrevivências’, o I Tomo das Bruxas: do Ventre à Vida.

No entanto, me dei conta que não é o momento, pois o que urge é falar de “gentileza amorosa”, da poética que abraça, desse “amor que ilumina assuntos”. É preciso falar das flores que perfumam caminhos. É preciso dizer que se não fossem a força e a companhia de cada uma das poetas enluaradas que nos acompanham, não teríamos encontrado essa Lua Toda Nossa, esse lugar onde escutamos e somos escutadas, onde nos sentimos pulsar ao compasso da poesia, não daquela das ilustres gravatas, mas a poesia da poeta do tanquinho de roupas por lavar, a da professora sempre atrasada nas correções dos exames, a da atendente do supermercado que escreve os versos nas notas fiscais para não perdê-los, a da avó aposentada que só agora pôde dedicar-se à escrita, a da que se envergonha dos versos e os esconde nas gavetas, a da afoita que encoraja outras, a da doutora que escreve teses e artigos de revistas, a da que interrompe um poema para atender um ente querido, a da estrangeira que aprendeu a recomeçar a vida pela escrita, a da bruxa queimada e aprisionada nas fogueiras do tempo, a da ribeirinha que conhece os segredos dos rios, a da que cuida de seus canteiros de flores... Enfim, falo da poesia que está em todas nós, as poetas enluaradas, as que vivem e conjugam o amor à sua maneira, afinal é ele, o amor, que acende a chama de nossos versos... Falo da poesia que nos une, da literatura que nos humaniza, falo de você, poeta, que me convence com o poder de sua palavra.

E nesse ambiente  poético amoroso, apresentamos o nosso CALDEIRÃO LITERÁRIO, que é mais uma das propostas do Projeto Enluaradas, com transmissão para o dia 11/JUN, sábado, às 17h (horário Brasília), via canal do YouTube Banzeiro Conexões. Assim como o (COM)PULSÃO POÉTICA que acontece todas as segundas, quartas (às 17h – horário Brasília), sextas e domingos (às 19h – horário Brasília) no perfil @enluaradas2022. Com essas ações queremos, para além de conhecer e acompanhar de perto o percurso literário de nossas companheiras de escrita literária, também desejamos promover e divulgar a literatura contemporânea lusófona produzida por mulheres.


 
Hoje, no perfil @enluaradas2022, às 19h (BSB)

          E para falar das flores que perfumam caminhos, estaremos na companhia das poetas Maria Alice Bragança, Teresa Bendini, Clara Athayde e Cátia Castilho Simon, com mediação de Marta Cortezão. As poetas convidadas falarão da importância dos coletivos femininos, em especial do Enluaradas, e, sobretudo, de suas obras literárias. As que seguem abaixo:



1. Misterioso pássaro (Editora Bestiário, 2021), de Maria Alice Bragança:

Composto de pouco mais de 100 haicais, "Misterioso pássaro" é meu terceiro livro individual e o primeiro dedicado a essa forma literária, inspirada na tradição japonesa e no caminho apontado por Matsuo Bashô (1644-1694). Ao mesmo tempo em que se inspiram nesse caminho, os tercetos reunidos nesse livro atualizam-se em diálogo com os praticantes do gênero no Brasil (Millôr Fernandes, Paulo Leminski, Alice Ruiz, Ricardo Silvestrin, Alexandre Brito, Ricardo Portugal, entre outros). Outros mestres da tradição japonesa influenciam - e têm ecos presentes neste livro - como Kobayashi Issa (1763-1828) e Masaoka Shiki (1867-1902).

A maior parte dos tercetos não mantém a métrica usual no haicai brasileiro (5-7-5) e muitos deles não têm kigo (palavra ou termo de estação). A composição por justaposição de duas cenas e a adoção de um termo de corte são recursos presentes.

Escritos em sua maioria durante o isolamento necessário ao enfrentamento da primeira onda de covid-19, antes da vacinação, muitos desses pequenos poemas dão conta de momentos de contemplação e meditação na janela de meu apartamento, principal forma de contato na época com o mundo externo.

Silêncio, observação de ensinamentos contidos na natureza e, às vezes, de detalhes, de uma vida miúda, como uma teia de aranha ou uma pequena borboleta, surgem aqui em diversos momentos.

 

por sobre a mangueira

a bela flor bailarina ―

borboleta amarela

 

Ou, mais miudinho ainda:

 

pétalas perfiladas

ondulam em procissão ―

fila de formigas

 

Alguns tercetos flertam com o senryu:

 

chuva salgada ―

o namorado disse adeus

e levou o guarda-chuvas

 

kama sutra no varal ―

enroscam-se cuecas calcinhas

o vento inventa

(Por Maria Alice Bragança)


 

2. Krenak, o menino dos braços co mpridos (Editora Letra Selvagem, 2021), de Teresa Bendini

Krenak é um indiozinho que tem seus braços crescidos, toda vez que abraça algo. Acontece que o menino não consegue deixar de abraçar. Quer curar o mundo com seus abraços. Principalmente ao saber de uma epidemia, já planetária. Ele descobre, ao ouvir a voz das mulheres sábias, que o planeta sofre devido às escolhas erradas dos homens. Elas cantam para ele seu canto de bênçãos. Então seus braços ficam esguios e se erguem em direção aos céus. Ficam lá por muito tempo como se fossem os fios de ligação entre os dois mundos. Quando descem estão cobertos de estrelas e trazem dádivas. Depois se alongam até a África e os baobás. Lá, as mulheres sábias lhe entregarão a semente do recomeço.

Nesse livro resolvi fazer uma homenagem ao indígena Ailton Krenak. É comovente o que Krenak nos comunica com seu pensamento, já registrado em seus livros. Sim, os povos originários de nossa terra, possuem uma "poética" bastante interessante de interpretação do mundo. Eles podem ter algo a nos ensinar nesses dias difíceis de pandemia. Convido as crianças que vão ler esse texto a mergulharem em sua leitura, de tal forma, que se sintam abraçadas pelo indiozinho Krenak.

(Por Teresa Bendini)



3. Panaceia Poética (Editora Personal, 2022), de Clara Athayde

 

A todos apresento aqui uma coletânea autoral de escrita poética, iniciada num tempo novo onde surgiu a necessidade de reinventar para continuar.

Tempo de encontrar A ESSÊNCIA, ouvir mais os sentimentos e assim me expressar no agora.

Sem prever resultados, este hobby surgiu naturalmente como processo criativo de um fazer artístico que, aos poucos, se tornou independente e com identidade própria.

Então simplesmente fui deixando fluir dos sentidos o que demanda expressão.

Agora o novo é a meta, no vazio de expectativas e intenções.

Que a leitura seja prazerosa!

(Por Clara Athayde)



4. Rastros de estrela (Editora Território das Artes, 2022), de Cátia Castilho Simon

Neste Rastros de estrela, conjunto de 22 narrativas curtas que Cátia Simon oferece aos leitores, a autora faz uma espécie de inventário das relações humanas e das severas impossibilidades que as acompanham.

Dona de um vocabulário rico e versátil, hábil na técnica do conto, Cátia tem uma desenvoltura narrativa poucas vezes vista, capaz de seduzir seu leitor e de levá-lo texto adentro. Os motes são amores proibidos, situações de infidelidade conjugal, infância cevada no egoísmo, perdas definitivas, tudo apresentado por uma visão de mundo na qual a humanidade essencial reluz como guia.

Leitora sofisticada, especialista em Clarice Lispector, Cátia traz menções à obra clariceana, estabelecendo intertextos que podem ser usufruídos às camadas, contos narrados com um estilo muito peculiar e com desfechos que chegam a estontear o leitor — como fazem as estrelas de brilho próprio.

(Por Cíntia Moscovich)

 


Foto de Patrícia Cacau

5. Elvira Virgínia (Editora da Autora, 2021), de Dani Espíndola

 

Lançado em 2021, ELVIRA VIRGÍNIA, o livro de poesia de Dani Espíndola traz uma seleção de poemas cujas “eus-líricas” dão voz a inúmeras mulheres, cada qual com suas belezas e complexidades, medos e paixões.

Para a realização do livro, por acreditar no protagonismo feminino, Dani contou com a colaboração de uma equipe só de mulheres: desde a produtora e agente literária, à designer, revisora, fotógrafa, artista que desenhou as telas da capa e contracapa, prefaciadora, a maravilhosa poeta Mar Becker que escreveu a orelha, e mesmo todas as fontes usadas na tipologia foram desenhadas por mulheres.

          Venha conosco conhecer um pouco mais da produção literária de Maria Alice Bragança, Teresa Bendini, Clara Athayde, Cátia Castilho Simon e Dani espíndola!

sábado, 4 de junho de 2022

LINGUAGEM DO BATOM VERMELHO, POR CAROLLINA COSTA

 




LINGUAGEM DO BATOM VERMELHO|10


ANCESTRALIDADE É POESIA

Por Carollina Costa


Já faz um tempo que a temática de ancestralidade tem sondado meus rascunhos. Aquela ancestralidade familiar, de pai e de mãe, olhando para os antepassados e tentando conectar essa passagem de tempo com o tempo presente que sigo vivendo. Lembrando das mulheres da minha família, fui resgatando os desafios, as forças, as fraquezas, as transcendências — para mim, amar sem barganhar já é um ato transcendente — e fui tecendo falas, cenas, memórias que tenho ou me foram passadas por essas mulheres. Desses pensamentos nasceu um poema que dei o nome de Raízes, e porque ele trata da minha ancestralidade materna achei que essa coluna seria um bom espaço para compartilhá-lo.

Quantas histórias a gente escuta, quantas mais a gente assiste e só vem entender depois. Seja na felicidade ou na dor, ter a companhia dessas mulheres em mim através de ventres e memórias é a certeza de que jamais estarei só.

E vamos ao poema. 


Raízes

Avó
Mulher mais forte
que já conheci

Madrinha
A canção de ninar
que nunca esqueci

Mãe
O coração infinito
que no ventre me fez ter sentido
sentindo amor
até no chute que podia trazer dor

Bisavós
Trisavós
E outras mais

Tantas mulheres que
de ventre em ventre
viraram minhas ancestrais

Do saber passado
Cada qual com seu próprio fado
Fardo

Transforma tristeza em alegria
para a chegada da nova cria
que, talvez, quem sabe
saiba reciclar memórias




quarta-feira, 1 de junho de 2022

LITERATURA FEMININA CONTEMPORÂNEA - PERMANÊNCIAS OUTONAIS SOB O SIGNO DA LEVEZA

 


FEMININO SELVAGEM & CONTEMPORANEIDADE|05


PERMANÊNCIAS OUTONAIS SOB O SIGNO DA LEVEZA

 

Isa Corgosinho


            Ao final da leitura do livro de Vania Clares, veio-me a vontade de sistematizar questões que fui anotando durante a leitura. Assim, deixo aqui registrados os meus devaneios interpretativos de suas Permanências Outonais.   

A prosa poética de Clares deixa entrever em suas fontes a ambivalência das personagens femininas de Clarice Lipector.  Com essa chave genealógica, ousamos mergulhar no processo de estranhamento intencionalmente construído numa temporalidade, cuja noite tem a mesma duração do dia. O resultado é o mergulho conjunto no equinócio intensamente vivenciado pela constante alteração do estado de consciência da personagem outonal. A gangorra do tempo malbaratado situa esse romance entre aqueles dinâmicos e interativos, também adepto à viagem pelo fluxo de consciência. Após um esboço quase perfeito para um desfecho trágico, seguem-se cenários que entrecruzam vida adulta, infância, juventude e proximidade da velhice.




Permanência da estação outonal pode parecer, mas não é um paradoxo: a personagem narradora imprime seus rastros no entre lugar do verão e o inverno. A estação outonal é aquela da transição, sacudida por fortes ventanias existenciais que marcam os capítulos Alternativas para um adeus e Passos de um esboço quase perfeito.  Tomada por uma consciência profunda da inexistência de sentido em tudo que pulsa, a mulher despe-se para a queda ou voo final. Anestesiada pela dor construída no vazio congelante, debruça-se no parapeito e pinta seu último quadro outonal, entretanto, seu corpo recebe o sopro da possibilidade e se recolhe na dualidade e desordem, viver é quase uma ordem, mesmo no limbo. As folhas que rolam ao vento, as cores delineadas, um tênue fio, o vento frio, as geadas alternam-se com a estação das frutas, dos tapetes de folhas, que caem e se renovam.  Essa ausência de sentido da existência é confrontada por uma marcada oposição entre leveza x peso. O exercício de autodeterminação é realizado cotidianamente pela personagem em oposição ao irremediável, inelutável peso de viver; a mulher confronta o acaso, a imprevisibilidade dos acontecimentos dramáticos que cercam a sua existência pintando os quadros reflexivos da leveza em matizes da travessia.

Italo Calvino, no livro Seis propostas para o próximo milênio, lançado no Brasil em 1990, nos apresenta alguns valores literários que deveriam ser preservados como lições imprescindíveis, no curso do próximo milênio. As conferências foram escritas para serem apresentadas nas Charles Eliot Norton Poetry Lectures na Universidade de Harvard, em Cambridge, mas infelizmente Calvino nos deixou no ano de 1985. As palavras de Calvino, no entanto, continuam reverberando eloquentes:

Minha confiança no futuro da literatura consiste em saber que há coisas que só a literatura com seus meios específicos nos pode dar. Quero pois dedicar estas conferências a alguns valores ou qualidades ou especificidades da literatura que me são particularmente caros, buscando situá-los na perspectiva do novo milênio.  (CALVINO, 1990, p. 11)

Entre essas lições, que falam para a posteridade, A Leveza parece-me aquela inerente à prosa poética de Clares. Vários aspectos desse romance nos leva ao encontro da Leveza, tal qual a entende o escritor italiano. A própria escolha da estação outonal está repleta dos sentidos da leveza em oposição ao pesadume dos dramas vivenciados pela narradora. Mesmo nos momentos em que o peso da existência parece enredar o destino da personagem, como no capítulo Alternativas para um adeus, um esboço perfeito para o suicídio, o leitor se depara com um quadro pintado pela imaginação da personagem, em que as imagens da leveza sustentam a narrativa:

Fico a imaginar a tela que pintaria numa noite como esta, em que as folhas rolam ao vento, e em que me domina o impasse da decisão. Hoje as cores no desenho estariam bem delineadas e definidas, divididas por um tênue fio, unindo os dois lados. (CLARES, 2010, p. 19)  

A leveza aqui comparece nas imagens das folhas que rolam ao vento, pela divisão de tênue fio, numa relação de equilíbrio e desequilíbrio, o que ficou no filtro das permanências sutis. Essas imagens se contrapõem à mágoa e ao amargo da boca. A visão sincrônica de imagens sutis atua como um filtro do fel que pesa no paladar, mas não é o fel da fealdade.

A imagem do fio nos remete ao ofício das Moiras de fabricar, tecer e cortar aquilo que seria o fio da vida; as três irmãs determinam tanto o destino dos deuses quanto o dos homens. A narradora encena o ofício de Átropos, a que corta o fio, mas é detida por Cloto que segura o fuso e tece o fio da vida, ora é Laquesis, que puxa e enrola o fio tecido, e é a figura da leveza, impressa em sua narrativa, que mantém Átropos distante, mas não ausente. Há uma inversão e reversão do ciclo vital: tudo que vive morre, tudo que morre vive. A personagem é o próprio fio nas mãos do destino, mas depois assenhora-se dele.    

Estou entre romper o tênue fio e nunca mais conseguir me reaver. Estou entre romper em duas eternamente. E não seria nada verdadeiro. Ser uma das partes ou as duas separadamente. Porque sou o próprio fio. (CLARES, 2010, p. 20)

Hoje eu sou o adubo do meu fio. O que escolherá entre sucumbir na lama ou fundir-se à semente, reiniciando o ciclo constante. (CLARES, 2010, p. 24)

            É no seio da própria literatura, com epígrafes da escritura sagrada e versos de autoria da própria Clares, que a narradora personagem lança possibilidades dialógicas para a complexidade da vida da linguagem: sobretudo ao recorrer à ironia com as citações bíblicas e ao retirar peso à estrutura da narrativa, investindo na precisão das imagens poéticas, evitando tudo que é vago ou aleatório.

A sabedoria ao buscar o pincel mais fino, a tela mais suave e clara.  A resistência à sufocação das tintas. A moldura mais perfeita.  A adequação ao expor a consistência de um fio retocado. Pelas sábias mãos da vida. (CLARES, 2010, p. 24)

A narrativa é concisa e confronta as dualidades com as ambivalências do entre lugar, a travessia. A personagem narradora oferece ao leitor um processo psicológico no qual interferem elementos sutis, situados em momentos marcantes em sua vida: os traumas da infância, os primeiros desejos, o amor, os sonhos e os acontecimentos dramáticos, a vontade de viver e o desejo da morte, a intensidade e a resiliência.

Esses dias têm subvida, tique-taque de relógios.

Sirenes de fábricas, embargo de crepúsculos.

Querência de amanhecer

e distante sensação de sonho e brisa. (CLARES, 2010, p. 65)

 

Nas reflexões existencialistas, a personagem nos remete aos diferentes recortes históricos, marcados por experiências que acompanham a sua formação e as transformações culturais e políticas que marcaram as gerações do final da década de 60 até o final da década 80, aproximadamente. As citações de fragmentos musicais, nomes de bandas, astros do cinema nos remetem aos anos de intensas lutas pelas liberdades coletivas e individuais. Como um imperativo categórico, a narradora personagem constrói como medula de sua narrativa o desdobramento do evento amoroso, que marcará como uma nódoa indelével o inacabamento da travessia. 

O feedback narrativo figurativiza, apresenta citações e alusões sobre as utopias coletivas que estão subjacentes a igualmente utópica história de amor. Na dialética das liberdades amorosas, a mulher das permanências outonais deseja o mais profundo e desafiador que é o viver juntinhos como nossos pais:      

[...] e vamos sair pela Augusta de madrugada comer churrasco no Eduardo´s às cinco da manhã e vamos ver o dia nascer com as luzes rosa-azuis enquanto as pessoas correm para o trabalho porque algumas pessoas não são artistas e não se dão o direito de ver o dia nascer assim sem dormir como nós que somos poetas seresteiros e poderemos ser agora tão namorados e apaixonados que você sentirá que não poderá deixar de me ensinar a ser mulher a sua mulher para a vida inteira porque nós podemos ficar velhinhos.juntos numa casa com uma varanda cheia de plantas com um cachorro vira-lata dormindo aos nossos pés [...].  (CLARES, 2010, pp.43-44)

Do grande caldeirão das utopias, ao qual São Paulo forneceu e temperou com os seus melhores ingredientes, restou também o caldo amargo das orgias libertárias, principalmente no tocante ao uso das drogas. O romance refrata, sobretudo, a distopia marcada pelo vírus da AIDS: da década de 80 até 2012, as fontes de pesquisa apontam 656.701 casos de AIDS, atingindo principalmente uma geração que se dispôs de corpo e armas a mudar o mundo. O vírus ataca justamente os centros do gozo do amor e do prazer. 

porque nós aproveitaremos as noites filosofando muito relembrando a Augusta e a guitarra de Jimmy Hendrix junto com a voz rouca da Janis Joplin e quem sabe faz a hora não espera acontecer junto com nossos porres de amor e nossos abraços de verdade quando e porque não precisávamos nem falar nada e pela vida inteira esse abraço sempre dirá tudo que queria mesmo dizer porque o amor é tão inadiável e urgente em meio às brigas que não serão nossas mas consequências do mal de uma geração inteira que ficou tão doente e inconsciente da sua própria doença maldita disfarçada em sonhos que vêm em saquinhos branquinhos comprimidos brancos destilados envelopinhos marrons sequinhos cheirosos tal esterco enfumaçando entorpecendo o sonho que não acabará nunca assim como um sonho nas acabará sim a condição da conveniência diante da realidade das limitações fazendo assim tão encantado o sonho das varandas entupidas de samambaias e fores de maracujá de balanço com almofadas coloridas e os cabelos brancos voando ao vento num por de sol alaranjado...)   (CLARES, 2010, pp. 44-45)     

Jean Baudrillard[1] interpreta o final desse período como uma pós-orgia. A orgia está inscrita na modernidade: o da liberação em todos os domínios – liberação política, sexual, da mulher, da arte, das forças produtivas e de destruição, das pulsações do inconsciente etc. Assim como em Baudrillard, o romance de Clares figurativiza o percurso da produção e da superprodução virtual de objetos, de signos, de mensagens, de ideologias, de prazeres. A pergunta que nos espreita ao final é: o que fazer após a orgia?

Não sei quando aconteceu, nem como, mas aconteceu. [...] Fiz uma loucura. Lá em casa, sabe, peguei uma seringa do lixo e a usei. Tinha muita gente lá. Depois veio aquela febre alta, os tremores. Pode ter sido nessa loucura. Ou naquelas compulsões de vários dias em que não tinha noção nenhuma do que fazia. Em que eu acordava dormindo ao lado de gente que eu não conhecia, ou às vezes, no chão de qualquer rua, tendo de perguntar aos outros onde estava, ou todo machucado com as roupas sujas, assaltado, ou dentro do carro batido em um muro qualquer. Pode ter sido qualquer um desses dias. Mas o fato é esse. Estou com o vírus, sou um portador. (CLARES, 2010, p. 55).

O filósofo francês busca respostas ao constatar a contaminação respectiva de todos as categorias, substituição de uma esfera por outra, confusão dos gêneros. O sexo circula em toda parte, menos na sexualidade. O político já não está mais no político, mas infecta todos os domínios: a economia, a ciência, a arte, o esporte. Baudrillard enfatiza: o esporte já não está no esporte _ está nos negócios, no sexo, na política, no estilo geral da performance.

Aqui parece que encontramos rastros do percurso do corpo do homem amado, contaminado pelo vírus: a AIDS corresponde menos a um excesso de sexo e gozo do que uma descompensação sexual por infiltração geral em todos os domínios da vida. No entendimento de Baudrillard, é em todo o sexual que a imunidade se perde, que se perde a diferença sexual e, portanto, a própria sexualidade. É na difração do princípio da realidade sexual, no nível fractal, micrológico e desumano, que se instala a confusão elementar da epidemia, conclui o filósofo.




Como conseguir falar de nossa época, de acontecimentos tão recentes, representando-os com a ideia de leveza? Clares encena a busca da leveza como um objeto inalcançável, como uma busca sem fim. Assim como Milan Kundera em A insustentável leveza do ser, em Permanência Outonais é possível constatar dramaticamente o inelutável peso do viver: também no romance da escritora paulista, o peso de viver está em toda forma de opressão; na obscura rede de constrições públicas e privadas que acaba por aprisionar cada ser em suas tramas cada vez mais cerradas.  Os episódios entrecruzados dos períodos da descoberta do amor adolescente, do amor na juventude; dos projetos de profissão, da criação dos filhos, do sonho de envelhecer juntos, ou seja, todo um conjunto de coisas que apreciamos e escolhemos na vida por tudo que representa de beleza e leveza, resulta, revela-se bem cedo de um peso insustentável. 

A superação acontece gradualmente pela vivacidade e inteligência, a personagem descobre o incessante ciclo da vida nas estações e isso a impede à queda final. A mudança do ponto de observação da vida pela ótica da poesia, muda sua imagem do mundo, recriando-o pela observação indireta da palavra poética. É na relação amorosa com as metáforas que o amor profundo pelo amado atinge o estado de leveza.

Sim, é só um passo para o universo, deixarei que partas, sempre foi teu sonho: uma nave de portas abertas, do tamanho da praia iluminada de luar. Vai, minha vida, que está terra é pequena demais para tua ansiedade, é densa demais para tuas asas, é frouxa demais para o teu grito, é abafada demais para sua liberdade. (CLARES, 2010, p. 65)

O leitor não encontrará nesse romance nenhuma forma de julgamento, condenação, mas atos de coragem na sustentação dos caminhos e descaminhos da relação amorosa, também ausente está o discurso reivindicatório de vítima de relações abusivas. Há uma espécie de renascimento na morte do amado. É o que nos declara uma voz intrusa, que substitui a narração em primeira pessoa. Ocorre uma transferência mais forte da pulsão de vida, herdada do amado: o gosto pela vida, a sua alegria ostensiva, escancarada, indiscriminada, inconsequente, que se derramava em noites, olhos e gargalhadas. A personagem abraça seu processo de autodeterminação, extrai coragem da potência lírica, do amor materno, da aceitação da vida como permanências outonais: as folhas que se renovam ao vento, os dentes ficados na fruta madura e o gozo insustentável da leveza do ser, o ser da poesia. O romance de Vania Clares é um presente edificante para nossas almas femininas, por isso meu coração atento escuta essa voz.  

Na aparente desordem do movimento dos corpos, extasiado contemplo o absoluto da noite. É nesse absoluto imutável, onde meu corpo se move em constante noite, a desordem não é senão a simetria perfeita para o milagre que surge, assim, no êxtase. (CLARES, 2010, p. 73).  

Hoje, num voo leve, me vejo.

Dispo-me sem medo dos disfarces tolos.

Sinto a centelha divina. Memória de luz.

Reconheço-me. (CLARES, 2010, p. 93)

                

 

BAUDRILLARD, Jean. A transparência do mal _ ensaios sobre fenômenos extremos. Campinas: Papirus, 1996.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CLARES, Vania. Permanências Outonais. São Paulo: Sarasvati Editora, 2010.





[1] BAUDRILLARD problematiza a AIDS no contexto dos fenômenos extremos no livro A transparência do mal.

 

sábado, 30 de abril de 2022

LINGUAGEM DO BATOM VERMELHO, POR CAROLLINA COSTA

 




LINGUAGEM DO BATOM VERMELHO|09


CRÔNICA: EMPODERAMENTO É BRUXARIA

Por Carollina Costa


Essa semana tive a felicidade de estar no card de estreia da seleção de poetas para a coletânea I Tomo das Bruxas e comecei a pensar um pouco mais sobre essa personagem: a bruxa.

No geral, quando pensamos nos contos de fadas e filmes, a bruxa é aquela mulher mais velha, má e amargurada que quer sempre prejudicar a princesa protagonista da história, mas por que essa relação? Como isso afeta o nosso imaginário, nosso entendimento do feminino e até mesmo como a sociedade enxerga — ou encaixota — os diversos tipos de mulheres? Meus pensamentos sobre isso tomaram o formato de crônica e, em homenagem à estreia do I Tomo e às múltiplas mulheres que habitam cada uma de nós, resolvi compartilhá-la por aqui no texto dessa semana.


Empoderamento é bruxaria


Não há uma mulher que não tenha crescido ouvindo que deveria ser uma "boa menina", seja em casa ou na sociedade ou por todos os lados. Ao crescerem ouvem que devem ser "boas mulheres", e não é possível ser uma "boa mulher" se você não tiver um pouco da "boa menina" dentro de si. Mas o que é ser "boa" e "boa" para quem?

A "boa menina" e "boa mulher" normalmente são boas para todo mundo, menos para elas próprias. Você é "boa" se não discute, se não discorda, se sabe se vestir e se "comportar", você é boa principalmente se se esvaziar das suas necessidades para enxugar o gelo das necessidades infindáveis de todos a sua volta. Reconhecemos aí a imagem clássica das princesas.

Do mesmo modo, é "má" aquela mulher que olha para si mesma, que reconhece suas necessidades, que reage quando ferida e que impõe limites para não ser mais explorada — emocionalmente, psicologicamente, fisicamente, da forma que for. É "má" a mulher que clama pela e com a própria voz, que diz Sim quando quer dizer sim e Não quando quer dizer não, sem rodeios. É "má" a mulher que toma posse de si mesma, de seus encantos e desencantos, de seu corpo, sua mente, sua caminhada. Vemos aí a imagem das bruxas, nem todas as de contos de fadas, mas principalmente as humanas que foram queimadas.

Se você toma um chá e cura uma gripe, é bruxa. Se envelhece, é bruxa. Se tem mais saberes que um homem sobre algo, é bruxa. Se diz não, é bruxa. Quando penso nos contos de fadas antigos, especialmente os da Disney, que embalaram minha infância, lembro das princesas sendo reféns da vontade de alguém o tempo inteiro, trocando apenas de algoz. Quando penso nas bruxas lembro de mulheres que, mesmo com o mundo virando as costas para elas, eram dotadas de poderes sobre-humanos, criavam e "descriavam", tinham o que queriam quando queriam e como queriam sem se render a algoz nenhum.


Hoje em dia os contos de fadas estão mais modernos e desconstruíndo a muralha por séculos erguida entre a bruxa e a princesa, a "moça boa" e a "moça má". Elza vai em busca de si mesma e encontra seu lugar em meio à natureza. Malévola recupera suas asas e, estando inteira, abraça a inteireza da sobrinha Aurora, amando-a mais que o príncipe e salvando-a no final. Merida se disfarça de menino e luta pela própria mão em casamento, superando todos os príncipes e vencendo a disputa. Rapunzel rende um fugitivo e foge com ele da torre para explorar o mundo. Princesas com traços de bruxas. Os contos estão tentando ficar um pouco mais próximos da realidade.


Vibro ao ver essas narrativas mudarem, mas até serem internalizadas no imaginário social com a força dos contos tradicionais vai levar um tempinho e essa divisão simplista vai demorar para se desfazer. Até lá, escolho abraçar a bruxa que há em mim. A bruxa que diz não, que protege seu caminho e seu espaço, que na jornada do empoderamento não será vencida pelo cansaço. 


Como Malévola e Aurora receberam uma a outra, assim as "Carollinas" que me habitam vão se recebendo em amor, respeito e crescimento.





sábado, 16 de abril de 2022

LINGUAGEM DO BATOM VERMELHO, POR CAROLLINA COSTA

 





LINGUAGEM DO BATOM VERMELHO|08


VERONICA FRANCO: BIOGRAFIA E POESIA


Por Carollina Costa


Buscar referências femininas na literatura é sem dúvidas uma reeducação do nosso olhar e julgamentos sobre o que é literatura e quem a escreve. Não raro nossa lista de referências é repleta de autores masculinos, com uma Clarice Lispector aqui, uma Virginia Woolf ali, uma Carolina de Jesus acolá acenando de longe. E que bom que, apesar dos pesares, essas mulheres conseguiram seu espaço no universo literário, espaço esse que precisa ser constantemente reafirmado das mais diversas formas.


Pensando sobre as diversas formas de expressão da mulher nas letras, essa semana resolvi tirar mais uma escritora da lista das desconhecidas e trazer para a coluna do Batom Vermelho. Poeta que conheci através de um filme de ficção biográfica que me comoveu profundamente e me fez refletir se, sendo uma mulher ambiciosa em um tempo que mal podíamos pensar, seria possível ter escolhas ou destinos felizes. Apresento aqui uma breve biografia da poeta e cortesã italiana Veronica Franco, finalizando com um poema de minha autoria intitulado À Veneziana.


Veronica Franco: Breve biografia

Nascida em uma época que só existiam dois tipos de mulheres — e uma jaula social para cada uma —, Veronica Franco (1546-1591) foi  uma cortesã da Itália renascentista e filha de Paola Fracassa, que também foi uma cortesã e lhe apresentou a profissão. Naquela época havia um documento chamado “Catálogo de todas as principais e mais honradas cortesãs de Veneza” (1565) e nele constam os nomes de Paola e Veronica, o que as caracteriza como cortigiane oneste (meretrizes honradas, virtuosas).

As cortigane oneste eram as mulheres que não só eram cortesãs, mas acompanhantes sociais de homens da alta sociedade veneziana por serem as únicas mulheres permitidas à estudos como literatura, geografia, política e economia, além de viagens e presenças em festas. A intelectualidade dessas mulheres fazia parte do trabalho de acompanhante, além de ser um atrativo que diferenciava a cortigana onesta de outras colegas de profissão, como a meretrice.

Em Poems and Selected Letters, livro organizado pela Universidade de Chicago com poemas e cartas escritos por Veronica, é contada um pouco da biografia de Veronica ressaltando que ela também foi poeta e sua escrita era respeitada pelos homens da alta sociedade veneziana, algo incomum para uma mulher daquela época e com sua profissão. Quanto mais crescia como cortesã, mais se envolvia com os círculos de intelectuais da época, tornando-se anfitriã de muitas das reuniões dos Salões Literários italianos.

Veronica escrevia sobre a situação das mulheres de Veneza, algo considerado atualmente como protofeminismo — fazendo, inclusive, referência a outras mulheres escritoras de sua época como Isotta Nogarola, Cassandra Fedele, Laura Cereta e Olimpia Morata — e seus poemas flertam com o erotismo. Sua linguagem erudita e conhecimento das formas poéticas, como o soneto petrarquiano, a colocava par a par com seus correspondentes masculinos, resultando em vitórias em duelos de rimas nos círculo de intelectuais venezianos e um tutor que ajudou Veronica a publicar seu primeiro livro de poemas chamado Terze Rime.


Em 1580 Veronica foi acusada de bruxaria pela Inquisição Veneziana. Foi levada a julgamento e o filme de ficção biográfica chamado Em Luta pelo Amor (que não é tão romântica quanto o título sugere), retrata essa cena com um discurso de Veronica forte e emocionante sobre suas escolhas de vida e a situação da mulher veneziana. Ela foi absolvida, porém sua reputação não foi mais a mesma. Veronica morreu aos 45 anos numa das vizinhanças mais pobres da cidade.

Na biografia ficcional que assisti, uma das cenas que me marcou muito foi quando Veronica, já cortesã, conversava em segredo com sua antiga amiga de infância Beatrice — oferecida pelo pai em casamento para um senador quase 30 anos mais velho — e Bea pede para Veronica tornar sua futura filha uma cortesã pois "nenhum inferno bíblico poderia ser pior do que o inferno vivido nessas quatro paredes" em que Beatrice se encontrava dia após dia, isolada e controlada por tudo e todos a sua volta. Em resposta, Veronica diz que ela "não sabe o que pede" porque "essa jaula pode parecer grande, mas ainda é uma jaula" que também mantinha Veronica presa, só que de outra forma. Ambas sentiam-se como fantoches nas mãos dos homens que as cercavam, uma na cozinha e outra no quarto, limitadas aos personagens que elas deveriam representar.

Nos poemas e cartas escritos por Veronica, é possível perceber as denúncias que ela fazia acerca de sua situação e da situação das mulheres de Veneza. Não só sobre as cortesãs e meretrizes, mas também as mães e as adolescentes, e sobre como todo o sistema legal e social era organizado para que as mulheres estivessem sempre subjugadas a alguma figura masculina.

As cortesãs, em especial as cortigane oneste, eram as mulheres que gozavam de maior liberdade. Eram as únicas que tinham controle sobre suas finanças e posses, as únicas permitidas aos estudos eruditos de sua livre escolha e, até certo ponto, também escolhiam quem receberiam em seus leitos. Digo até certo ponto porque deitar com o homem certo era o que lhes proporcionava as demais liberdades. No fim das contas é apenas uma jaula maior. Mas em época que à mulher só era permitida uma vida enjaulada, valia a tentativa de escolher a jaula menos claustrofóbica.


Os séculos passaram e celebro, como em postagens anteriores, a atual liberdade da mulher em ser dona de si mesma e de tudo que possui, incluindo palavras e corpo. Celebro aqui com minha escrita através de um poema que fiz relacionando cenas do filme Em Luta pelo Amor com passagens do livro Poems And Selected Letters.



À Veneziana


Veneza

Paraíso, orgulho e beleza

Onde o prazer é o único dever


Dançamos com destinos selados

Mas até este encontro

Enfeitemos os fatos


Da mulher celebramos a beleza

E a que não pudermos desfrutar

Mantemos presa


Já as que podem nos agradar

Até ao Rei da França iremos ofertar

E em troca nos dará armas e navios

Com Veronica a representar-nos neste pedido


Veneza não é suficiente só

Uma cittadini originale é preciso

Para que nossa nação não vire pó


Ganha

Celebra

À veneziana vencemos

Com a veneziana festejemos

Até a próxima queda


Agora

Nossas Vênus penduradas semi-mortas


Veronica

A vera icona veneziana

Pela Inquisição inquirida

Pelo Estado absolvida

Finda os dias

Sem festas ou acolhidas

quinta-feira, 7 de abril de 2022

RODAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ELIANE POTIGUARA E CONCEIÇÃO EVARISTO



PROTAGONISMO|04

RODAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ELIANE POTIGUARA E CONCEIÇÃO EVARISTO                       

                                                                                                                           Por Heliene Rosa


O projeto de leitura "Rodas de Contação de Histórias: Eliane Potiguara e Conceição Evaristo" promove a divulgação da escrita das mulheres indígenas e negras, no contexto da literatura contemporânea brasileira. Idealizado por mim, vem sendo desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPLET/UFU), com coordenação partilhada com o professor doutor Carlos Augusto de Melo (PPLET/ ILEEL/UFU) e com apoio financeiro do Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

 Durante o ano de 2021, aconteceram oito encontros virtuais que reuniram centenas de pessoas para ler e debater obras de autoras indígenas e negras, durante a pandemia da Covid-19. Contribuíram para o sucesso desses eventos, pesquisadoras e pesquisadores, poetas e escritoras em interação dinâmica: Cátia de Jesus Lima, Débora Lima, Eva Potiguara, Fernanda Felisberto, Girlane Santos Silva, Heliene Rosa, Joel Vieira, Mirian Santos, Neli Edite dos Santos, Rosivânia Santos, Simone Ricco, Verônica de Souza, Letícia Santana Stacciarini. Os debates ocorreram em torno das obras: O Pássaro Encantado, A Cura da Terra e Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara; Ay Kakyri Tama (eu moro na cidade), de Márcia Wayna Kambeba; Olhos d’Água, Insubmissas Lágrimas de Mulheres, Poemas da Recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo; e Terra Negra, de Cristiane Sobral, escritas representativas das literaturas negras e indígenas brasileiras.


         Esse trabalho de disseminação da produção literária das intelectuais indígenas e negras contribui para a desconstrução de estereótipos e de preconceitos que giram em torno dos povos negros e indígenas, de forma a favorecer o respeito pelas diferenças étnicas, sociais e de gênero. Debates e leituras realizados durante os oito encontros, no decorrer do ano de 2021, culminaram com a produção de um livro em e-book. Uma obra organizada em duas seções intituladas: ensinar e acolher.

A primeira parte, “Palavras que ensinam”, apresenta contribuições de pesquisadoras e pesquisadores que conduziram leituras literárias nos encontros da Roda de Contação de histórias. São os artigos: “Curar a terra antes que o céu despenque: a escrita engajada de Eliane Potiguara”, de Joel Vieira da Silva Filho; “Eliane Potiguara: a voz ancestral da literatura indígena brasileira”, de Rosivânia dos Santos; “Análise do livro Lua-menina e menino-onça da escritora indígena Lia Minápoty”, de Letícia Santana Stacciarini; “Memória e Resistência na Poética de Conceição Evaristo”, de Cátia de Jesus Lima; “Terra Negra: Corpos Insurgentes”, de Mirian Cristina dos Santos.

Já a segunda parte, “Palavras que acolhem”, traz depoimentos de participantes a respeito das suas experiências leitoras na Roda, no ano de 2021. Textos cativantes de quem se emocionou, aprendeu e ensinou: Manancial, da socióloga e acadêmica do Curso de Letras Helisa Vieira Magalhães; Roda de Contação: ouvir, aprender e se Emocionar, de Jeane Almeida da Silva; Conta Lá Que Eu Conto Cá, de Maria Célia Gomes de Souza, e; Relato de Experiência, da professora universitária e doutoranda em Estudos Literários Márcia Dias Dos Santos.

            Em breve anunciaremos o lançamento do e-book nas redes sociais do projeto, onde deverá permanecer disponível para leitura e download. Venham participar com a gente desse banquete literário: https://www.instagram.com/rodasdecontacaodehistorias/; https://www.youtube.com/channel/UC98mTBclMZaadfrX7IwWlgA. 




sábado, 2 de abril de 2022

LINGUAGEM DO BATOM VERMELHO, POR CAROLLINA COSTA

 




LINGUAGEM DO BATOM VERMELHO|07


RESENHA: O DIÁRIO DE ANNE FRANK


Por Carollina Costa


As diversas crises que estamos vivendo ao redor do mundo não estão deixando ninguém passar ileso. Desde o final de 2019 todos passamos por perdas e sofrimentos de diversas ordens e longe de mim entrar numa de "essa dor é maior do que aquela".

Só quem sente é que sabe. Os sapatos dos outros são sempre dos outros e cada um utiliza o seu para caminhar em sua própria jornada. E agora também com tantos conflitos bélicos em alta ao redor do mundo, todo esse cenário de caos me fez lembrar um único livro de uma autora surpreendentemente singular: Anne Frank.

No texto dessa semana irei apresentar uma resenha do livro O Diário de Anne Frank, seguida se um poema de minha autoria que fiz relacionando o livro com os eventos atuais.


Resenha: O Diário de Anne Frank, editado por  Otto H. Frank e Mirjam Pressler

Anne foi uma menina judia nascida em Frankfurt, Alemanha, de família humilde que se mudou para Holanda assim que surgiu a Alemanha de Hitler. Ela, sua família e outros judeus viveram por dois anos no sótão do escritório de seu pai até serem delatados e levados aos campos de concentração. Nesse tempo ela escreveu um diário sobre as experiências vividas em seu mundo interior e exterior durante esse período.

Anne foi uma criança de extrema sensibilidade que, mesmo entendendo tudo o que se passava ao  seu redor, ainda assim conseguia trazer toques de leveza e humor para seu cotidiano e, claro, para suas anotações. Certa vez, próximo do fim da guerra, ela ouviu no rádio que o governo holandês colheria testemunhos escritos e oculares dos sobreviventes, e foi aí que ela resolveu que faria de seu diário um livro.

Anne morreu de tifo aos 15 anos e seu pai, Otto Frank, foi o único familiar sobrevivente do Holocausto. Em busca de realizar o desejo da filha, entregou os manuscritos ao Instituto Estatal Holandês, que, com o tempo, veio a ser estudado e se tornou um livro. Em 1960 foi inaugurada a Casa de Anne Frank, um museu em Amsterdã que fica exatamente onde era o antigo esconderijo de Anne e sua família.  

Misturando alegria, medo e várias outras emoções num grande caldeirão, O Diário de Anne Frank é um livro que indicaria em qualquer época, mas acredito que nesse momento é possível criar uma conexão com o livro de uma forma que em nenhum outro tempo seria possível. E a linguagem é bem tranquila, o que ajuda nesse processo.



Antes dos quinze

É preciso coragem para

Ser feliz

Isso já é sabido

Mas essa coragem só vem

Quando se olha além

Do próprio umbigo


Ninguém tem autoridade

Para dizer que a dor do outro

Só vale metade

E que só a sua própria

É verdadeiro sufoco


Antes dos quinze anos de idade

Já havia uma pequena

A um pé do campo de concentração

Ensinando lição

A muito adulto airado


Enxergar bem o que se tem

Não é pecado

Querer ir além

É mais que desejado 

Juntar os dois

É garantia de sustento

Da sola de sapatos gastos

De quem caminhou por tantos altos e baixos

Mas ainda escolhe ficar de pé




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