quinta-feira, 7 de abril de 2022

RODAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ELIANE POTIGUARA E CONCEIÇÃO EVARISTO



PROTAGONISMO|04

RODAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ELIANE POTIGUARA E CONCEIÇÃO EVARISTO                       

                                                                                                                           Por Heliene Rosa


O projeto de leitura "Rodas de Contação de Histórias: Eliane Potiguara e Conceição Evaristo" promove a divulgação da escrita das mulheres indígenas e negras, no contexto da literatura contemporânea brasileira. Idealizado por mim, vem sendo desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPLET/UFU), com coordenação partilhada com o professor doutor Carlos Augusto de Melo (PPLET/ ILEEL/UFU) e com apoio financeiro do Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

 Durante o ano de 2021, aconteceram oito encontros virtuais que reuniram centenas de pessoas para ler e debater obras de autoras indígenas e negras, durante a pandemia da Covid-19. Contribuíram para o sucesso desses eventos, pesquisadoras e pesquisadores, poetas e escritoras em interação dinâmica: Cátia de Jesus Lima, Débora Lima, Eva Potiguara, Fernanda Felisberto, Girlane Santos Silva, Heliene Rosa, Joel Vieira, Mirian Santos, Neli Edite dos Santos, Rosivânia Santos, Simone Ricco, Verônica de Souza, Letícia Santana Stacciarini. Os debates ocorreram em torno das obras: O Pássaro Encantado, A Cura da Terra e Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara; Ay Kakyri Tama (eu moro na cidade), de Márcia Wayna Kambeba; Olhos d’Água, Insubmissas Lágrimas de Mulheres, Poemas da Recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo; e Terra Negra, de Cristiane Sobral, escritas representativas das literaturas negras e indígenas brasileiras.


         Esse trabalho de disseminação da produção literária das intelectuais indígenas e negras contribui para a desconstrução de estereótipos e de preconceitos que giram em torno dos povos negros e indígenas, de forma a favorecer o respeito pelas diferenças étnicas, sociais e de gênero. Debates e leituras realizados durante os oito encontros, no decorrer do ano de 2021, culminaram com a produção de um livro em e-book. Uma obra organizada em duas seções intituladas: ensinar e acolher.

A primeira parte, “Palavras que ensinam”, apresenta contribuições de pesquisadoras e pesquisadores que conduziram leituras literárias nos encontros da Roda de Contação de histórias. São os artigos: “Curar a terra antes que o céu despenque: a escrita engajada de Eliane Potiguara”, de Joel Vieira da Silva Filho; “Eliane Potiguara: a voz ancestral da literatura indígena brasileira”, de Rosivânia dos Santos; “Análise do livro Lua-menina e menino-onça da escritora indígena Lia Minápoty”, de Letícia Santana Stacciarini; “Memória e Resistência na Poética de Conceição Evaristo”, de Cátia de Jesus Lima; “Terra Negra: Corpos Insurgentes”, de Mirian Cristina dos Santos.

Já a segunda parte, “Palavras que acolhem”, traz depoimentos de participantes a respeito das suas experiências leitoras na Roda, no ano de 2021. Textos cativantes de quem se emocionou, aprendeu e ensinou: Manancial, da socióloga e acadêmica do Curso de Letras Helisa Vieira Magalhães; Roda de Contação: ouvir, aprender e se Emocionar, de Jeane Almeida da Silva; Conta Lá Que Eu Conto Cá, de Maria Célia Gomes de Souza, e; Relato de Experiência, da professora universitária e doutoranda em Estudos Literários Márcia Dias Dos Santos.

            Em breve anunciaremos o lançamento do e-book nas redes sociais do projeto, onde deverá permanecer disponível para leitura e download. Venham participar com a gente desse banquete literário: https://www.instagram.com/rodasdecontacaodehistorias/; https://www.youtube.com/channel/UC98mTBclMZaadfrX7IwWlgA. 




3 comentários:

  1. Um honra fazer parte desse lindo projeto! Obrigada, professores Heliene e Carlos Augusto!

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho poder visitar esse jardim tão florido desta Rosa tão querida. Parabéns, amiga Heliene, pelo seu trabalho tão relevante!👏👏👏

    ResponderExcluir

Agradecemos seu contato. Em breve lhe responderemos. Obrigada.

Feminário Conexões, o blog que conecta você!

CRÔNICAS DA SUSTÂNCIA - HISTÓRIAS DE MINHA MÃE: a curva da Velha Beta... Por Rosangela Marquezi

CRÔNICAS DA SUSTÂNCIA /05   HISTÓRIAS DE MINHA MÃE: A CURVA DA VELHA BETA Rosangela Marquezi Minha mãe... Que ainda brinca! Fonte: Arquivo p...