segunda-feira, 15 de agosto de 2022

POESIA NA REDE: O LUGAR DO PAI, POR FLAVIA FERRARI

                                                         

                      POESIA NA REDE|06

O   L U G A R   D O   P A I
                                                                                                 Por Flavia Ferrari

   Nesta última semana a rede se encheu de textos, depoimentos, relatos, poemas e cartas ao pai. “Dia dos pais” é data comercial, todo mundo sabe, concorda, reafirma, mas também um momento para se pensar nesta figura que habita os nossos dias, de variadas formas.

    Qual pai podemos chamar de nosso? O pai que se perdeu, o pai que nunca se teve, o pai que já se foi, o pai presente e companheiro, ou aquele que não se tem definição? Pais, filhas e filhos postaram seus textos, fotografias, reflexões e a sensação que tive enquanto lia foi de pura intensidade emocional, pois quando escrevemos sobre nosso lugar de filha, filho ou de pais, escrevemos com as vísceras.

  As manifestações foram muito variadas; momentos de reencontro, saudades, fotografias da convivência diária, homenagens às mães solo, alegria de ter os filhos próximos e ser chamado de pai. Cada um contou uma história, a sua.

    Este lugar de pai é sempre um lugar, seja ele vazio, ausente, nunca habitado ou plenamente ocupado. Entre memórias, ausência e presença a poesia aparece para comover, gerar empatia, falar o que está em nós e nem sabíamos, na total identificação com o que se lê.

    Destaco o belíssimo poema de Patrícia Cacau*, “Pai & pão”:


Sinto um vazio de gosto de pai

Não sei que gosto tem pai

 

Tive fome, de pão

Tive vazio, de pai

Barriga de pão

Coração de pai

 

Admiro e invejo quem teve uma mesa farta de pai

Se pai dá em árvores?

 

Pai planta semente

Mas semente de pai, ninguém planta

*_*    *_*   *_*    *_*


Referência: *Patrícia Cacau é Poeta, reside em Fortaleza-CE. Autora do Livro QUINTAIS, incentivadora do Mulherio das Letras Ceará @mulheriodasletraceará. Organizadora do Projeto Enluaradas @enluaradas__. "Escrever é como respirar através do papel", @patricia.cacau.

8 comentários:

  1. Não é fácil falar sobre as dores de ausências ainda tão presentes, mas transformar em poesia nos fortalece e ajudar a tocar a vida em frente, resumo dizendo que,na verdade tudo foi como teve que ser.
    Grata por contribuir de alguma forma com esse Blog e com o trabalho lindo de tantas mãos.. bjinhos Enluarados 😘😘
    #mulheresescrevam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço por estar aqui neste espaço tão potente, de trocas, aprendizados com tanta mulher incrível! Parabéns pelo poema tão tocante e tão belo.

      Excluir
  2. Muito bem observado, querida Flávia! O poema da Cacau é cheio de verdades e real, para muitos como eu, que não lembro do "gosto" de meu pai pela sua ausência em minha vida, devido à sua partida remota...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O poema toca diretamente o coração... Obrigada pela leitura e comentário Alê!

      Excluir
  3. Belíssima reflexão! Lindíssimo poema! Eu me identifico com a voz lírica. Convivi pouco com o meu pai e o perdi cedo e de forma repentina. Era um sábio, um griô! Aprendi com ele a ser forte! Aprendi pouco! Deveria ter me aplicado mais a ouvir, a aprender quando ele se sentava à mesa para contar histórias. Mas o gosto de ter pai era tão meu e tão intenso que parecia nunca ter fim. Parecia... Mas durou tão pouco. Hoje, procuro mapear as linhas que ele deixou escritas na minha memória, no meu coração e na minha alma! Quando as encontro, escrevo, para eternizá-las em mim. A eterna busca por ele revela o melhor de mim. Meu tesouro escondido é herança paterna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que depoimento lindo Heliene! "Meu tesouro escondido é a herança paterna". Ele vive fortemente em você!

      Excluir
  4. Que bom que eu venho por aqui quase que diariamente, assim me nutro de beleza humana. Obrigada, queridas poetas parceiras. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto o mesmo Marta! Obrigada por ter nos proporcionado este espaço!

      Excluir

Agradecemos seu contato. Em breve lhe responderemos. Obrigada.

Feminário Conexões, o blog que conecta você!

EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS

  Clique na imagem e acesse o Edital II Tomo-2024 CHAMADA PARA O EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS: CORPO & MEMÓRIA O Coletivo Enluar...