COLUNISTAS

Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

A ‘NEOPOESIA’ DO SÉCULO XXI



A ‘NEOPOESIA’ DO SÉCULO XXI

Por Carla De Sà Morais-Gossuin


As novas vozes da poesia:


A poesia sempre esteve viva entre nós, todavia, continua uma desconhecida do grande público. É quase um paradoxo, mas é a realidade.

Em Portugal e em outros países, também, a poesia contemporânea continua desconhecida do grande público. Raros serão aqueles que poderão citar nomes de poetas do século XXI.

A culpa, cabe também aos média que falam pouco sobre ela e, quando falam, referem-se a maior parte das vezes aos grandes clássicos. É uma pena, porque a poesia dos nossos dias além de estar bem viva, é duma enorme riqueza.

É interessante ressaltar, que, apesar de tudo, a poesia tem-se mantido numa certa dinâmica, graças às pequenas editoras que a promovem em eventos, e dão assim a oportunidade a que ela se expanda, ao mesmo tempo que revelam os seus autores. Seria de grande benefício que as suas forças se unissem para melhor divulgarem, evitando assim o esquema de arquipélago que se tem vindo a formar, porque no fundo, têm todas um público que as apoia e porque também, os lugares onde a poesia pode ser escutada, multiplicaram-se e isso dá-nos a perspetiva de viver e de sentir como a poesia vive fora das páginas. A união é importante porque a Cultura desenvolve-se de mãos dadas.

As mulheres, estão muito presentes nesta era de neopoesia, contribuindo para este renascimento poético, onde a música das palavras tem um ritmo atento ao espaço e ao tempo.

Em Novembro do ano passado, o prémio Nobel da literatura foi atribuído a Louise Glück, poeta americana. Então, sinto que estamos todos no bom caminho.

 




Baixe GRÁTIS o e-book Coletânea II AQUI

Baixe GRÁTIS o e-book Coletânea I AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato. Em breve lhe responderemos. Obrigada.