sexta-feira, 29 de outubro de 2021

MOMENTO COM GAIA: Poesia em tempos de pandemia|69




 

Momento com Gaia/69


Esse projeto, de autoria da poeta Janete Manacá, nasceu em 16 de março de 2020, com a chegada da Pandemia causada pelo novo Covid-19. Por se tratar de algo até então desconhecido, muitas pessoas passaram a desenvolver ansiedade, depressão e síndrome de pânico. Com o desejo de propiciar a essas um “momento poético” no conforto dos seus lares, toda a noite é enviado, via WhatsApp, um áudio com poesias de sua autoria para centenas de pessoas do Brasil e de outros países. E estas são replicadas pelos receptores. Acompanhe o poema abaixo:


Por Janete Manacá


Para ouvir o PODCAST clique AQUI.


Nada foi em vão

dos caminhos sinuosos
coube a mim a escolha
de qual deveria seguir

para compreender um mundo
tão alheio aos meus desejo
com regras que não me cabem

quem chegou antes de mim
abriu trilhas, lapidou estradas
com as mãos ensanguentadas

as primeiras lições de vida
assimilei de histórias do cotidiano
que os mais velhos contavam 

das lutas, dores e conflitos 
teci muitos diálogos
e pontes de superação

por algumas atitudes fui condenada
quando descobri que sabia voar
por sorte consegui me libertar

que a minha escrita seja a direção 
dos pés que pisarão nesse chão
para registrar que nada foi em vão



terça-feira, 26 de outubro de 2021

EMPOEME-SE EM POESIA: Poemas de Dilercy Adler

 


EMPOEME-SE EM POESIA/20


Poemas de Dilercy Adler

Leitura de Marta Cortezão

Para ouvir o podcast, clique AQUI.


ESPAÇO FEMININO


Espaço mulher

mulher no espaço

espaçonave espaço cósmico

       cômico espaço...

                          inusitado

das normas

            do corpo

                    do sexo

                 do leite materno

que eterno sangra

do peito

a jorrar boca a dentro

do homem!

(In: Crônicas e Poemas Róseos-Gris. São Luís: Estação Produções, 1991, p. 11)

*-* 

 

REPÚDIO AO ESTUPRO

                 

Estupro

violência maior

pra com a mulher

violência maior

pra com o sexual

violência maior

pra com o bom do amor!

 

estupro

aberração maior

do desejo menor

encarnação do desamor

do ódio

em lampejos de sadismo

e de horror!

 

estupro 

a negação do afetivo

   na carne

a negação da sedução

   no desejo

a negação do sublime

   no sexo 

a negação do homem

   e da mulher

 

seja ele concreto

seja ele simbólico

... o meu repúdio!


(In: Crônicas e Poemas Róseos-Gris. São Luís: Estação Produções, 1991, p.84.)

*-*

Assista ao vídeo da poeta Dilercy Adler fazendo as leituras dos poemas de sua autoria: "Espaço Feminino" e "Repúdio ao estupro".






sexta-feira, 22 de outubro de 2021

NAS TEIAS DO POEMA IX: NO MEIO DO POEMA, O(A) LEITOR(A) 

 


 

Cada poema é único. Em cada obra lateja, com maior, ou menor intensidade, toda a poesia. Portanto, a leitura de um só poema nos revelará, com maior certeza do que qualquer investigação histórica ou filológica, o que é a poesia. Mas a experiência do poema ─ sua recriação através da leitura ou da recitação ─ também ostenta uma desconcertante pluralidade e heterogenia. Quase sempre a leitura se apresenta como revelação de algo alheio à poesia propriamente dita. 

{Octavio Paz, in O Arco e a Lira, p. 28}

 

Nas Teias do Poema é um dos quadros do Projeto Enluaradas que tem como foco principal dialogar sobre a criação poética, este universo de natureza tão diversa e, ao mesmo tempo, tão única. Para onde nos leva a leitura de um poema? O que um poema nos revela? Que (des)caminhos há entre um(a) leitor(a) e um poema? 

Sobre a leitura, Umberto Eco afirma que “todo o texto é uma máquina preguiçosa que pede ao leitor que faça parte do seu trabalho”. É o(a) leitor(a) quem comanda as engrenagens desta máquina desgovernada. A leitura de um poema é um caminho desconhecido, prenhe de surpresas. É um imenso e ermo lugar habitado por um grande contingente de signos latentes de significações, onde cada leitor(a), armado(a) apenas de si mesmo(a), é o(a) único(a) responsável por cartografar seu próprio e incerto itinerário. Ao devorar as entranhas das palavras, o(a) leitor(a) e/ou ouvinte (re)vive a consciência de que o poema é a linguagem e a linguagem é o poema; e sendo o(a) leitor(a) parte da linguagem, é também parte do poema, pois a linguagem é o instrumento capaz de transportá-lo(a) a muitas das esferas de sua psique humana.

A leitura também é instrumento de revelação e imersão no rio paradoxal e poético da força criadora. Octavio Paz afirma que o poema é nada mais que apenas

possibilidade, algo que só se anima com o contato de um leitor ou de um ouvinte. Há uma característica comum a todos os poemas, sem a qual nunca seriam poesia: a participação. Cada vez que o leitor revive realmente o poema, atinge um estado, que podemos, na verdade, chamar de poético. (p.30)

É a linguagem poética o elã alado que forja mundos pela mágica pluma do(a) poeta? Venha nos fazer companhia e enriquecer nossos diálogos e questionamentos com seus comentários, pois há, em nós, profundos mares abarrotados de dúvidas e dúvidas! Até logo mais!

Para este nono encontro desfrutaremos da companhia das autoras convidadas que fazem parte de nosso coletivo:

MARGARIDA MONTEJANO, mora em Paulínia, SP. Supervisora Educacional na Rede Municipal de Campinas, Poeta, Pedagoga, Ms em educação PUC Campinas, Dra. em Educação pela Unicamp; Pesquisadora do Loed/Unicamp e Produtora do Canal Literário – N’outras Palavras – histórias que inspiram, no Youtube;

RITA QUEIROZ, natural de Salvador, Bahia, Brasil. Professora, poeta, escritora. Autora de 5 livros de poemas e 1 de contos para o público adulto, 5 livros para o público infantojuvenil, organizadora de 9 coletâneas. Integra os seguintes coletivos: Confraria Poética Feminina, Mulherio das Letras, Confraria Ciranda Poetrix e Caliib, além das seguintes academias: AVAL, AILB, AIML, AALIBB, NAISLA, AILAP e ACILBRAS.

ROSANGELA MARQUEZI – Professora por formação e atuação, mas sonhadora de um mundo melhor por opção! Formada em Letras Português Inglês, trabalha na UTFPR Campus Pato Branco. Escreve poemas, crônicas e contos e já participou de diversas coletâneas e antologias. Além dos textos literários, tem artigos científicos publicados e já participou da organização de livros.


REFERÊNCIAS:

ECO, Umberto. Seis passeios pelos Bosques da Ficção. São Paulo: Cia as Letras, 1994.

PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro. Editora Nova Fronteira (Coleção Logos), 1982.

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

MOMENTO COM GAIA: Poesia em tempos de pandemia|68



Momento com Gaia/68


Esse projeto, de autoria da poeta Janete Manacá, nasceu em 16 de março de 2020, com a chegada da Pandemia causada pelo novo Covid-19. Por se tratar de algo até então desconhecido, muitas pessoas passaram a desenvolver ansiedade, depressão e síndrome de pânico. Com o desejo de propiciar a essas um “momento poético” no conforto dos seus lares, toda a noite é enviado, via WhatsApp, um áudio com poesias de sua autoria para centenas de pessoas do Brasil e de outros países. E estas são replicadas pelos receptores. Acompanhe o poema abaixo:


Por Janete Manacá



Para ouvir o PODCAST clique AQUI.


Debilitada


a madrugada estava fria

ela continuava na janela

como moldura das hora


alheia a tudo e a todos

olhar fixo no nada

esperando o tempo passar


assim tem sido o seu dia a dia

depois que toda família se foi

instrospectiva se calou para a vida


perdeu o sono, a fome

os amores, a esperança

e o desejo de viver


as lágrimas as vezes caiam

sem controle, sem querer

molhando a face inexpressiva


nunca mais esboçou um sorriso

após chegar ao fundo do poço

continua na janela como quem espera 


a chuva chegou embaçou a vidraça

corpo franzino, cansada, debilitada

recolheu-se e finalmente adormeceu




MOMENTO COM GAIA: Poesia em tempos de pandemia|67




Momento com Gaia/67

 

Esse projeto, de autoria da poeta Janete Manacá, nasceu em 16 de março de 2020, com a chegada da Pandemia causada pelo novo Covid-19. Por se tratar de algo até então desconhecido, muitas pessoas passaram a desenvolver ansiedade, depressão e síndrome de pânico. Com o desejo de propiciar a essas um “momento poético” no conforto dos seus lares, toda a noite é enviado, via WhatsApp, um áudio com poesias de sua autoria para centenas de pessoas do Brasil e de outros países. E estas são replicadas pelos receptores. Acompanhe o poema abaixo:

Para ouvir o PODCAST clique AQUI.


Luz dos meus olhos

 

À Luiza Nascimento e Campos

 

ela era luz dos meus olhos

meus pés, meus passos

meus braços e abraços

 

minha memória olfativa

minha guardiã, minha vida

exemplo perfeito em tudo

 

seus dias eram planejados

com atenção, zelo, cuidado

fios de seda e algodão, tecelagem

 

para cada ação uma obra de arte

bolo caseiro sobre a toalha bordada

vaso adornado com flores do cerrado

 

casa feita de adobe e chão batido   

fogão de lenha, corpos aquecidos

café de grãos colhidos, torrados e moídos

 

lembranças das relações familiares

bonecas de pano e pó de serra

coloridos cabelos de raleadas linhas

 

você se foi, restou o olhar expandido

às pequenas coisas dessa casa temporária

experiências, lições de amor e legados





FEMININO SELVAGEM & CONTEMPORANEIDADE

 


FEMININO SELVAGEM & CONTEMPORANEIDADE|02


A PRESENÇA DO FEMININO SELVAGEM NO PROJETO ENLUARADAS: 'SE ESSA LUA FOSSE NOSSA' E 'UMA CIRANDA DE DEUSAS'

 

 POR ISA CORGOSINHO

 

    Além das condições objetivas sociais, culturais e políticas, que impulsionam o atual fluxo da criação literária feminina, o resgate do feminino selvagem parece ser uma exigência nesses tempos de embrutecimento dos sentidos e deturpações dos espaços sagrados. A lua, com todas as significâncias herdadas de épocas atemporais na literatura, é uma metáfora-lugar que as organizadoras Marta Cortezão e Patrícia Cacau criaram, convite afetuoso às mulheres para que retirem seus escritos criativos das gavetas e ofereçam à Deusa Selene, que ocupem os espaços poéticos virtuais, como meios de acolhimento, circulação e publicação.  

    As temáticas são livres, mas é possível observar um fio sutil da potência norteadora da mulher selvagem nos processos criativos. O que vem a ser essa mulher selvagem? Segundo Clarissa Pinkola Estés[1], do ponto de vista arquetípico, bem como na tradição de contadoras de histórias, ela é a alma feminina, é a origem do feminino, envolve o ser alfa matrilinear.   Ela é tudo que for instintivo, tanto no mundo visível quanto no mundo oculto; pode-se nomeá-la de natureza básica, inata; na psicanálise, a partir de diversas perspectivas, de id, de Self, de natureza medial; na biologia seria chamada de natureza típica ou fundamental.  Nas mulheres que saem às ruas em protestos contra o feminicídio, os assassinatos de seus filhos, confrontando instituições autoritárias e repressivas, assumidamente patriarcais, sexistas e misóginas, está a mulher selvagem com a garra da coragem, é ela que se enfurece diante das injustiças.

    Mas em meio às lutas, entrega-nos os instrumentos de que precisamos e nos impulsiona a sermos multilíngues: fluentes no linguajar da paixão e erotismo, dos sonhos, da prosa e da poesia. A mulher selvagem desdobra-se em ideias, sentimentos, impulsos e recordações, é a que gira numa roda enorme, é a criadora dos ciclos. Podemos encontrá-la nas matas, nos rios, caminhando pelos subúrbios e praias, perambulando pelas cidades, guetos, vive entre as mulheres do campo, nas fábricas, nos escritórios, nas universidades, nas ruas, nos presídios e também entre as refugiadas. Ela está ali, mesmo nos momentos de longa depressão, pânico, solidão. Quando saem do exílio de si mesmas, as mulheres se lançam em voos livres, em leituras profundas, prazerosas, nos exercícios vigorosos dos processos de criação: resolvem aprender a dançar, cantar, pintar, plantar, desenhar e escrever novos sentidos para um mundo em exaustão.

    Na escuta atenta da interpretação, observamos que as questões da alma feminina estão subjacentes aos seus escritos criativos. As mulheres descobrem na arte da escrita a beleza como ato de resistência, e se postam em confronto à cultura que tenta esculpi-las num formato intelectual mais aceitável para os detentores do poder. A ambivalência da mulher selvagem constitui a força criadora que objetiva a recuperação e o resgate da potência psíquica da mulher. É ela que transforma suas obras em seres de linguagem autônomos e transformadores.

    O convite às mulheres a bailarem sob a potência lunar, significa considerar o uso de suas palavras como insubstituíveis instrumentos para abertura de passagens e reencontro com o nosso parentesco com o absoluto, com a nossa dimensão numinosa, misteriosa. Guiadas pelos ciclos lunares, podemos nos proteger de relacionamentos de qualquer natureza que se tornaram espectrais pela negligência, domesticação ou violência.     

    A ciranda com a deusas relembra o movimento de uma dança circular atemporal, que une as mãos e os corpos das mulheres, geralmente em torno de um ou mais elementos como o fogo, a água, as árvores etc. A ciranda nos convida a dançar com as nossas ancestrais, e elas nos ensinam que, por meio de seus corpos, as mulheres vivem muito de perto a natureza da vida-morte-vida, da natureza cíclica de tudo. O canto, proferido pelas mulheres em roda, são capazes de curar ferimentos profundos, são alentos mágicos que restauram os corpos. Dizem as mitologias que os mortos podem ser ressuscitados ou invocados por meio do canto. O canto com as deusas pode ser uma fonte misteriosa, que gera vida, criação. Segundo Pinkola, na literatura oral, diz-se que tudo que tem seiva tem canto.        

    Na companhia das Mulheres enluaradas e na Ciranda de deusas, encontramos alteridades complementares do feminino contemporâneo nas digitais poéticas, prismáticas formas e conteúdos apresentados em saraus, tertúlias, blogs, publicações virtuais e impressas.

    É para liberar nossa seiva criativa no fazer poético que a deusa amazonense Marta Cortezão e a deusa nordestina Patrícia Cacau nos convidam. Agradecidas e lisonjeadas, aceitamos o convite para bailar sob a lua a ciranda das deusas no processo criativo e edificante da poesia!      

    Deixo aqui um canto poético para bailarmos juntas. A mãe Terra e sua filha Natureza guiam essa ciranda de mulheres criativas. Eis aqui parte do pulsante legado do feminino selvagem que habita entre nós.         

           

Ciranda das Deusas líricas 

Para ouvir o podcast do poema, clique AQUI

Eu sou Gaia Gaia Gaia
de marré marré marré

Cantavam em roda
as deusas da Terra
descalças felizes
cheirando excitante rapé

Eu sou Pachamama
de marré marré marré

Respondiam as filhas da Baba Yaga
vestidas de peles
brincos de ossos
chales de teias giravam no afoxé!

Quero vossas filhas
mágicas humanas terráqueas
Lilith, Eva, Maria
Evoé!

A deusa Gaia acatava:
levem a epifânica Clarice, Tarcila, Pagu, Muylaert
Hilst vai na frente com falos, ondas de gozo, ouvindo Elis, Cássia Eller, Rita Lee na maré!

Não esqueçam Marielle que da luta nunca arredou pé!
Todas acolhidas no quarto de despejo de Carolina
com boa prosa, quente café!

Dou-lhe em troca, Baba dizia:
telúrica Cora, vertiginosa Isadora Duncan, cosmopolitas Ana Cristina e  Carla Camurati, acompanhada de Joaquina!

Entre também nessa roda, Adriana, meu Calcanhotto de Aquiles!
A roda sagrada das deusas 
girando plena e lírica

Eu de pobre muito rica
de marré marré marré
essas deusas me habitam
na lua rosa minguante cheia

Seja fria a pólis doente perversa feia
deito no colo delas
meu corpo exausto revigora
e a mente inquieta vagueia

As cordas do coração aceleram
e os olhos não mais pranteiam!

Isa Corgosinho
26/05/2021

 


[1] ESTÉS, Clarissa P. Mulheres que correm com lobos. Trad. Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

 


 

 


Feminário Conexões, o blog que conecta você!

EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS

  Clique na imagem e acesse o Edital II Tomo-2024 CHAMADA PARA O EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS: CORPO & MEMÓRIA O Coletivo Enluar...