sexta-feira, 22 de outubro de 2021

NAS TEIAS DO POEMA IX: NO MEIO DO POEMA, O(A) LEITOR(A) 

 


 

Cada poema é único. Em cada obra lateja, com maior, ou menor intensidade, toda a poesia. Portanto, a leitura de um só poema nos revelará, com maior certeza do que qualquer investigação histórica ou filológica, o que é a poesia. Mas a experiência do poema ─ sua recriação através da leitura ou da recitação ─ também ostenta uma desconcertante pluralidade e heterogenia. Quase sempre a leitura se apresenta como revelação de algo alheio à poesia propriamente dita. 

{Octavio Paz, in O Arco e a Lira, p. 28}

 

Nas Teias do Poema é um dos quadros do Projeto Enluaradas que tem como foco principal dialogar sobre a criação poética, este universo de natureza tão diversa e, ao mesmo tempo, tão única. Para onde nos leva a leitura de um poema? O que um poema nos revela? Que (des)caminhos há entre um(a) leitor(a) e um poema? 

Sobre a leitura, Umberto Eco afirma que “todo o texto é uma máquina preguiçosa que pede ao leitor que faça parte do seu trabalho”. É o(a) leitor(a) quem comanda as engrenagens desta máquina desgovernada. A leitura de um poema é um caminho desconhecido, prenhe de surpresas. É um imenso e ermo lugar habitado por um grande contingente de signos latentes de significações, onde cada leitor(a), armado(a) apenas de si mesmo(a), é o(a) único(a) responsável por cartografar seu próprio e incerto itinerário. Ao devorar as entranhas das palavras, o(a) leitor(a) e/ou ouvinte (re)vive a consciência de que o poema é a linguagem e a linguagem é o poema; e sendo o(a) leitor(a) parte da linguagem, é também parte do poema, pois a linguagem é o instrumento capaz de transportá-lo(a) a muitas das esferas de sua psique humana.

A leitura também é instrumento de revelação e imersão no rio paradoxal e poético da força criadora. Octavio Paz afirma que o poema é nada mais que apenas

possibilidade, algo que só se anima com o contato de um leitor ou de um ouvinte. Há uma característica comum a todos os poemas, sem a qual nunca seriam poesia: a participação. Cada vez que o leitor revive realmente o poema, atinge um estado, que podemos, na verdade, chamar de poético. (p.30)

É a linguagem poética o elã alado que forja mundos pela mágica pluma do(a) poeta? Venha nos fazer companhia e enriquecer nossos diálogos e questionamentos com seus comentários, pois há, em nós, profundos mares abarrotados de dúvidas e dúvidas! Até logo mais!

Para este nono encontro desfrutaremos da companhia das autoras convidadas que fazem parte de nosso coletivo:

MARGARIDA MONTEJANO, mora em Paulínia, SP. Supervisora Educacional na Rede Municipal de Campinas, Poeta, Pedagoga, Ms em educação PUC Campinas, Dra. em Educação pela Unicamp; Pesquisadora do Loed/Unicamp e Produtora do Canal Literário – N’outras Palavras – histórias que inspiram, no Youtube;

RITA QUEIROZ, natural de Salvador, Bahia, Brasil. Professora, poeta, escritora. Autora de 5 livros de poemas e 1 de contos para o público adulto, 5 livros para o público infantojuvenil, organizadora de 9 coletâneas. Integra os seguintes coletivos: Confraria Poética Feminina, Mulherio das Letras, Confraria Ciranda Poetrix e Caliib, além das seguintes academias: AVAL, AILB, AIML, AALIBB, NAISLA, AILAP e ACILBRAS.

ROSANGELA MARQUEZI – Professora por formação e atuação, mas sonhadora de um mundo melhor por opção! Formada em Letras Português Inglês, trabalha na UTFPR Campus Pato Branco. Escreve poemas, crônicas e contos e já participou de diversas coletâneas e antologias. Além dos textos literários, tem artigos científicos publicados e já participou da organização de livros.


REFERÊNCIAS:

ECO, Umberto. Seis passeios pelos Bosques da Ficção. São Paulo: Cia as Letras, 1994.

PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro. Editora Nova Fronteira (Coleção Logos), 1982.

12 comentários:

  1. Os caminhos e descaminhos de um poema são vário e mágicos! Um bom poema nos lê de uma forma tão intensa que às vezes nos surpreendemos. E é somente mesmo com o contato com o leitor/ouvinte, como diz Octavio Paz, que a magia se faz!

    ResponderExcluir
  2. Os caminhos e descaminhos de um poema são vário e mágicos! Um bom poema nos lê de uma forma tão intensa que às vezes nos surpreendemos. E é somente mesmo com o contato com o leitor/ouvinte, como diz Octavio Paz, que a magia se faz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que vamos nos encontrar logo mais! Desejo muito ouvi-la. Obrigada, Deusa querida.Um fraterno abraço🫂💛🫂 e até loguinho!😘😘

      Excluir
  3. Ao ler a reflexão me coloquei a pensar: O poema tem linguagem própria. Múltipla. Transborda possibilidades. O poeta, ao escrevê-lo permite que o poema transcenda,,,interaja,desconstrua e liberte! Grande abraços, poeta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta. Não foi registrada minha identificação nas postagens. Identifico-me! Abraços, Margarida Montejano

      Excluir
    2. Obrigada, querida Margarida Montejano. É muito bom saber de sua companhia. Minha sempre gratidão🥰

      Excluir
  4. Há um muitas pontes e abismos entre o poeta e o poema, também entre leitor/ouvinte e poema. A Poesia pulsa nestes lugares ermos da linguagem humana. Abraço, querida.

    ResponderExcluir
  5. Verdade Marta! O poema pulsa e revela o olhar e o sentir do poeta. E estes se misturam à forma de ver e sentir daquele que o lê! O poema vija e ganha o mundo. Ninguém mais o controla! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Sigamos juntas viajando e tecendo a alegria, nas Teias do Poema! Margarida Montejano

    ResponderExcluir
  7. As referências trazidas por Marta fortalecem cada vez mais as teias das deusas. O leitor implícito e o leitor empírico são imprescindiveis na construção de novos sentidos tanto na prosa quanto na poesia. Grazie, Cortezão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Deusa Isa Corgosinho, obrigada. É muito importante sua presença no projeto Enluaradas🫂Um grande abraço🥰

      Excluir

Agradecemos seu contato. Em breve lhe responderemos. Obrigada.

Feminário Conexões, o blog que conecta você!

EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS

  Clique na imagem e acesse o Edital II Tomo-2024 CHAMADA PARA O EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS: CORPO & MEMÓRIA O Coletivo Enluar...