terça-feira, 14 de novembro de 2023

UMA CARTOGRAFIA DA ESCRITA DE MULHERES: ENTREVISTA COM NATHALIA BATISTA, POR GABRIELA LAGES VELOSO

                                  


UMA CARTOGRAFIA DA ESCRITA DE MULHERES |07

ENTREVISTA COM NATHALIA BATISTA

Por Gabriela Lages Veloso

"Que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre" essa frase de Simone de Beauvoir nos lembra do nosso direito de expressão e equidade. A literatura é uma importante arma de combate contra as desigualdades de gênero, ao dar voz e poder às mulheres. Na intenção de mapear as margens e abrir espaço para as novas vozes sociais, nossa coluna intitulada Uma Cartografia da Escrita de Mulheres tem como principal objetivo promover a valorização de escritoras contemporâneas, através de entrevistas. Hoje, temos a honra de receber Nathalia Batista, uma escritora de destaque na literatura maranhense atual.

ENTREVISTA COM NATHALIA BATISTA:

Arquivo pessoal da autora

Nathalia Batista é escritora, bacharel e profissional do sistema de Segurança Pública, bacharel em Direito e também psicóloga. Reúne diversas especializações em seu currículo, se declarando uma curiosa sobre as ciências do existir, dentre outras paixões. É natural de Teresina (Piauí), mas atualmente mora em São Luís (Maranhão). É autora de dois romances: Desencontros e Desencantos (2015) e Simplesmente Alice (2017). Sua terceira obra tem previsão para ser publicada ainda em 2023.

Como você começou a escrever?

Desde criança eu tinha o hábito da leitura, em algum momento na adolescência comecei a escrever, quase como uma necessidade de passar para as histórias um pouco de mim.

A sua formação acadêmica, nas áreas de Psicologia e Direito, tem alguma influência na sua escrita literária?

A de psicologia sim. O meu segundo livro, intitulado Simplesmente Alice, que se trata do primeiro de uma série que se chama "Nas profundezas da loucura", gira em torno de uma protagonista com um transtorno psicológico diagnosticado. A ideia dessa série é mostrar a rotina e a vida das pessoas e não reduzi-las a meros diagnósticos. Essas histórias são para dirimir preconceitos e mitos que percebo, no meu dia a dia no consultório.

Por que você escreve?

Respondi essa pergunta algumas vezes e a resposta ainda continua a mesma: Para não enlouquecer. Quando escrevo, encontro o equilíbrio necessário para continuar vivendo de maneira leve.

Quais escritoras(es) te inspiram?

Jane Austen, Emily e Charlotte Brönte, Alexandre Dumas, Machado de Assis, José de Alencar, Julia Quinn, Ágata Christie, dentre muitos outros...

Comente sobre o seu romance Desencontros e Desencantos (2015). Quais são as principais temáticas desse livro? Onde podemos adquiri-lo?

A Inglaterra, do início do século XIX, é palco de um romance repleto de paixão, dor, encontros, encantos, desencontros e desencantos. O romance é composto por pessoas e com elas, tudo o que há de pior e de melhor no ser humano.  São sentimentos explorados em uma cadência lenta nas fases mais difíceis da vida de uma mulher. Suzanne é uma doce e ingênua moça de dezessete anos, cercada e castigada pela maldosa Veronika, de quem era dama de companhia. A vida tem seu próprio jeito de ensinar aos ingênuos e proporciona um longo e árduo caminho a menina em meio a uma sociedade onde respeito e posição não raramente eram construídos com crueldade, inveja, mentiras, intrigas e vingança. A principal temática desse livro é o amadurecimento de uma mulher. Ele explora o quanto crescemos diante das provações da vida. E essa evolução que se dá principalmente nas dinâmicas das relações. O livro se encontra à venda na AMEI, e devo lançar uma segunda edição em breve.

E quanto ao seu livro Simplesmente Alice (2017)? Explique o título e suas implicações no sentido/proposta da obra, e onde podemos adquiri-la.

Alice Branco é uma mulher independente, decidida e com uma carreira promissora como decoradora na cidade de Andrazia. Isso é o que todos podem ver, mas ela guarda um grande e terrível segredo oriundo de um surto psicótico ocorrido há alguns anos. Seguia com sua vida fugindo de seus medos, até a chegada do misterioso Joseph Jones que, além da paixão, traz os seus maiores fantasmas à superfície de seus pensamentos. A partir desse relacionamento, dos acontecimentos vivenciados e de seu passado, que insiste em se manter impregnado em seu presente, ela precisará decidir como quer viver seu futuro. A ideia desse titulo é explorar a rotina e a vida da personagem, apesar da atenção que se dá ao diagnóstico. É a simplicidade da vida que se torna o centro desse livro. A obra também pode ser adquirida na AMEI, e assim como o outro, será reeditado e publicado em breve.

Além de escritora e advogada, você também é psicóloga. Você, de alguma forma, aborda a literatura nas suas sessões de terapia?

Com certeza, a literatura é riquíssima, e diversas histórias podem ser usadas como exemplos ou moral com a finalidade de enxergar as demandas por outros ângulos. Uma história de um personagem, quando bem explorada, apresenta um espelho da realidade.

Fale sobre o seu novo projeto, que tem previsão para ser publicado em 2023. Esse livro será uma continuação dos seus outros romances? Qual será o tema?

O livro já está pronto para passar pelas ultimas fases da publicação. Não será uma continuação dos demais, é uma história completamente nova, é um romance que se passa no século XX e que envolve o Brasil. Logo poderei falar mais sobre o livro, mas tento trazer nesse algo de diferente do que vemos nos romances, incluindo os meus publicados anteriormente. 

Mais do que escrever, é necessário fazer ecoar nossas vozes. Qual é a importância do ato de publicar, para você? 

Por muito tempo escrevia apenas para mim mesma, depois do incentivo de uma amiga, que consegui publicar e entender que isso significava tocar diversas pessoas em vários lugares diferentes, foi aí que entendi a importância e o cuidado que temos, como escritoras, de levar as palavras para pessoas, afinal existem muitas formas de tocar a alma humana, e sem dúvida alguma, a literatura é uma dessas.

Como convidada da nossa coluna Uma cartografia da escrita de mulheres, qual mensagem você deixa para a nova geração de escritoras?

Escrevam e publiquem, tudo começa com o sonho de escrever, mas não deixem morrer esse sonho. Se coloquem para ecoar no mundo as suas palavras, acredito que nunca saberemos o bem que podemos espalhar, então tratemos de semear e dividir. Escrevam e deem ao mundo a possibilidade de ouvi-las. 


Contatos da escritora:

Instagram: @nathaliabatistaescritora

E-mail: nathaliabatistadasilva12@gmail.com

  ☆_____________________☆_____________________☆

Gabriela Lages Veloso é escritora, poeta e mestranda em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente, é colunista do Imirante.com e do Feminário Conexões. Além disso, colabora com coletâneas e revistas nacionais e internacionais. Em 2023, publicou o seu primeiro livro de poesia: O mar de vidro, pela Caravana Grupo Editorial, bem como organizou a Antologia Poéticas Contemporâneas: uma cartografia da escrita de mulheres, juntamente com a Editora Brecci Books.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato. Em breve lhe responderemos. Obrigada.

Feminário Conexões, o blog que conecta você!

EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS

  Clique na imagem e acesse o Edital II Tomo-2024 CHAMADA PARA O EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS: CORPO & MEMÓRIA O Coletivo Enluar...