terça-feira, 16 de novembro de 2021

EMPOEME-SE EM POESIA: Poemas de Patrícia Cacau




EMPOEME-SE EM POESIA/23


Poemas de Patrícia Cacau


Leitura de Marta Cortezão


Para ouvir o podcast, clique AQUI.


A fome do mundo


O mundo tem fome e eu tenho sede...

O mundo tem fome de sonhos

e come a tua esperança,

come o pedaço de estrada que você não percorreu,

o perdão que você não deu.

O mundo tem fome, come a paz, arrota a guerra.

O menino no sinal pede uma moeda

e o mundo tem fome, come a educação,

o direito à vida, à liberdade, à oração.

Como acabar com essa fome do mundo?

Se eu tenho sede, com a garganta seca

de gritar para a multidão que o sol é para

todos, que a minha sede é de justiça

para criança e o ancião.

Para a sede eu peço chuva; para a fome eu peço grão,

que brote semente de amor

para alimentar esse mundo cão.


*-* 


Fronteiras de mim


Eram só trincheiras que construí para me defender.

Eram desculpas que criava para me esconder.

Eram fronteiras imaginárias que a mente constrói.

Eram mais fantasmas, miragens

Que coragem!!

A vida me pegava de frente e eu andava de lado.

O tempo dizia É agora e eu respondia Pode ser depois?

As oportunidades se abrem como portas

sem escorador,

bateu, fechou.

As muralhas das dificuldades crescem de tamanho,

Sobem em altura, largura e cada vez tijolos

se  amontoam.

Justificando o tempo de espera de decisão.

O imaginário monstro que nos aguarda

para além do desconhecido parece assustador

desapegar-se do sofá estacionado na avenida

da comodidade.

Quantas vezes menti ao telefone para dispensar

um convite de uma noite que poderia ser incrível!

Quantas desculpas para alimentar o meu engano?

Muitas vezes me vestindo de vítima,

mutilando membros e pensamentos

que me permitissem quebrar as paredes do meu eu.


*-*

(Poemas do livro "Quintais", 2020, Editora In-Finita)



4 comentários:

  1. Gratidão 🌹 por participar de tão belo Projeto Literário com foco na Literatura contemporânea escrita por mulheres.
    Emocionada com o podcast.. não canso de ouvir.
    Te desejo sucesso ⭐ bjinhos 😘😙

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Cacau, por ser esta mao forte que gira conosco nesta Ciranda de Vozes Femininas! Bj

    ResponderExcluir
  3. O mundo tem fome do POEMA, deste que é seu, e que ele, ele mesmo, mendiga.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu contato. Em breve lhe responderemos. Obrigada.

Feminário Conexões, o blog que conecta você!

EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS

  Clique na imagem e acesse o Edital II Tomo-2024 CHAMADA PARA O EDITAL ENLUARADAS II TOMO DAS BRUXAS: CORPO & MEMÓRIA O Coletivo Enluar...