segunda-feira, 20 de novembro de 2023

"NEGRA É A COR DA BRASILIDADE", MARIA DO CARMO SILVA

Maria Do Carmo Silva, arquivo da autora

 A LITERATURA COMO FERRAMENTA ESSENCIAL DE HUMANIZAÇÃO: UM ENCONTRO DIALÉTICO ENTRE AS OBRAS RECOMENDAÇÕES POÉTICAS, DE MARIA DO CARMO SILVA, E QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS[1]                                                                                                                                     Por Marta Cortezão

 

(...) a literatura é o sonho acordado das civilizações (...) é fator indispensável de humanização (...). A literatura confirma e nega, propõe e denuncia, apoia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas.

{Antônio Cândido}

           Este artigo pretende mergulhar numa leitura sobre o poder de humanização que a literatura é capaz de exercer aos ávidos olhos leitores. Para esta viagem, embarco na leitura do livro Recomendações Poéticas (Cogito Editora, 2021), onde a autora Maria do Carmo Silva – professora, escritora, poeta de Mutuípe (BA) – a partir de sua escrita, nos descortina um caleidoscópio de importantes reflexões sobre o caótico mundo em que vivemos, mantendo sempre os olhos postos no horizonte das utopias e das esperanças necessárias para as mudanças futuras, estas que urgem ações para a agoridade do  tempo presente, e que cujo ponto de partida é a leitura. A epígrafe que abre o livro já nos aponta o caminho: “O conhecimento liberta e promove o ser humano; a ignorância escraviza e aliena, tornando-o limitado em suas próprias palavras e ações” (Pe. José Roberto da Silva Amaral). E ainda, na apresentação do livro, a autora reforça estes questionamentos sobre esta realidade que tanto a preocupa:

Em um mundo globalizado, onde os olhares e interesses estão direcionados apenas para o capitalismo, voltados para o ter, o poder e a ganância, o nosso cotidiano resume-se à correria em prol do materialismo, dedicando um tempo mínimo para a leitura, ou muitas vezes não a incluindo na nossa rotina. (p.13)

Refletindo sobre estas primeiras páginas, chego ao ensaio Direito à Literatura[2], escrito na década de 80 por Antônio Cândido, onde encontra-se a definição dos conceitos de “bens compreensíveis” (“como os cosméticos, os enfeites, roupas supérfluas”) e “bens incompreensíveis” que são “não apenas os que asseguram a sobrevivência física em níveis decentes, mas que garantem a integridade espiritual”. É neste segundo conceito de bens que o autor insere a arte e a literatura, mas com ressalva, pois “só poderão ser consideradas bens incompreensíveis segundo uma organização justa da sociedade se corresponderem a necessidades profundas do ser humano, a necessidades que não podem deixar de ser satisfeitas sob pena de desorganização pessoal, ou pelo menos de frustração mutiladora” (CANDIDO: 2011, p. 174). Não tenho dúvida de que a literatura é instrumento de transformação maior, sou prova disso, entretanto minha angústia é constatar o caos – o descaso e desrespeito com a educação, a literatura, a cultura, as artes, a ciência, a saúde e tudo o que sustenta um país que pretende cuidar com seriedade de seu povo – e ainda as injustiças sociopolíticas no Brasil que sucederam o fatídico golpe de 2016, revelando um Brasil onde a aliança fascista ganha força e prospera descaradamente. Contudo é preciso contemplar os “lírios dos campos”, mais que contemplá-los, potencializá-los em sua força de semente, interessar-se pela “terra que o alimenta” e entender de suas fragilidades para que eles floresçam na tão esperançada “primavera política” de 30 de outubro.

Arquivo da autora
Para esta leitura trago também o livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus[3], no intuito de plasmar o diálogo interior que me esteve muito presente durante a (re)leitura simultânea das duas obras. Recomendações Poéticas está dividido em quatro partes não intituladas, mas cada uma das partes se diferencia por uma temática predominante. A Parte I, composta de 23 poemas, cuja epígrafe de abertura é um trecho de Parabolicamará, letra de Gilberto Gil , “...Antes mundo era pequeno / Porque terra era grande / Hoje mundo é muito grande / Porque terra é pequena...”, poematiza sobre os povos originários, a História pelo avesso, o Brasil multirracial, a voz negra das Afromemórias do Continente África, o capitalismo que devora humanidades, mas, principalmente, sobre dignidade humana, sonhos e esperança, porque desde o ano de 1500 sabemos que onde há subalternização, também há luta, ainda que a história presente nos livros didáticos nos tenha contado sempre a versão do colonizador:

Historicizando (pág. 26)

História evoca memórias, lutas e resistências.

É o registro de cotidianas vivências.

O tempo permite realizar os acontecimentos.

O ser humano é o sujeito-histórico a todo o momento.

O passado? Deixa suas marcas e memórias.

O presente? Revela mudanças na humana trajetória.

E o futuro? Será constituído pelo misto de histórias

que marcaram o passado, que marcam o presente,

perpetuando a vida dos mais diferentes grupos humanos,

reconhecendo e valorizando a labuta da gente.

E no longe, ouço de meu silêncio, com a voz de Gil, uma resposta cantante: “Esse tempo nunca passa / Não é de ontem nem de hoje / Mora no som da cabaça / Nem tá preso nem foge / No instante que tange o berimbau, meu camará / Volta do mundo, camará / Mundo dá volta, camará”. Venha, mundo, dê suas voltas e deixe o povo no topo da pirâmide! “Que o teu povo possa tornar-se independente, / das mazelas sociais que o desumanizam e o tornam indigente”. (poema Adversa Nação, pág. 33). E a voz do eu poético se junta ao coro no poema:

Afromemórias (pág. 36)

Emergi das profundezas do Lago Vitória.

As raízes do Baobá sustentaram a minha história.

Os meus ancestrais resgataram a minha memória.

A tribo, meu território, ressalta a minha trajetória.

Sou afrodescendente!

Dos quilombos, remanescente!

Não renego a minha gente!

Dói em minha alma a escravidão que a vida

De tantos irmãos fez deplorar!

Os senhores contemporâneos ainda querem me acorrentar!

LIBERDADE é o meu lema! Tenho que gritar!

Sou humana, sou negra! Sou filha da Mãe África!

E em seus braços, eternamente deixo-me por ela embalar!

Um poema-hino para recitá-lo em oração, um poema para profundos questionamentos. Eis que me lembro de Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, do que ela escreve em seu diário, no dia 13 de maio de 1958:

 

Hoje amanheceu chovendo. É um dia simpático para mim. É o dia da Abolição. Dia que comemoramos a libertação dos escravos.

(...) Eu estava com dois cruzeiros. Pretendia comprar um pouco de farinha para fazer um virado. Fui pedir um pouco de banha a Dona Alice. Ela deu-me a banha e arroz. Eram 9 horas da noite quando comemos.

E assim no dia 13 de maio de 1958 eu lutava contra a escravidão atual – a fome! (pág. 27)

Carolina Maria de Jesus, fonte: Pinterest
O fragmento “eu lutava contra a escravidão atual – a fome!” é navalha na carne para os que param para sentir a dor alheia, ainda que não tenham conhecido a “fome amarela” que conheceu Carolina. É a fome um quadro lamentável que escraviza nações e que só cresce no Brasil atual, onde “Até o feijão nos esqueceu. Não está ao alcance dos infelizes que estão no quarto de despejo” (DE JESUS: 1970, p. 38) do Brasil invisibilizado. Outra passagem que me parece dialogar com os versos “Sou afrodescendente! / Dos quilombos, remanescente! / (...) Sou humana, sou negra[4]! /Sou filha da Mãe África! /E em seus braços, eternamente deixo-me por ela embalar!” é a seguinte:


...Eu escrevia peças e apresentava aos diretores de circos. Eles respondia-me:

─ É pena você ser preta.

Esquecendo eles que eu adoro a minha pele negra, e o meu cabelo rústico. (...) Se é que existe reencarnação, eu quero voltar sempre preta.(pág. 58)

Duas vozes que se confrontam num profícuo diálogo, uma do século XX, outra do século XXI. É o Brasil a passos trôpegos sendo destapado, em verso e em prosa, mostrando-se o quanto nos distanciamos do Brasil de nossos sonhos! Há um Brasil que caminha com os olhos do colonizador, presumindo de uma branquitude que não tem lugar e nem brasilidade/representatividade. Onde está nossa LIBERDADE? A entendemos como instrumento imprescindível de luta para a construção de uma sólida democracia? É urgente conhecer a História de nosso povo, é urgente “assumir nossa cor-identidade, / Libertar-nos: da discriminação histórica, / Da subalterna colonialidade. / Somos negros! / Negra é a cor da brasilidade”. (Ser negro, pág. 39). Somos indígenas, ribeirinhos, caboclos, somos pretos, quilombolas. E para além das muitas e infinitas questões, somos pessoas, somos seres humanos, somos um universo genético em que cabem todas as cores e todas as vozes ancestrais.

A Parte II de Recomendações Poéticas reúne 21 poemas. Neste capítulo são as águas que fluem, primeiramente, na voz/letra de Guilherme Arantes: ...Água que nasce da fonte serena do mundo / e que abre um profundo grotão. / Água que faz inocente riacho e deságua / na corrente do ribeirão. Água, um significante composto de apenas quatro fonemas e que é um mar harmonioso de dicotomias semânticas porque abarca uma amplidão de simbologias. Para Chevalier & Gheerbrant, no Diccionario de los Símbolos, 

Las significaciones simbólicas del agua pueden reducirse a tres temas dominantes: fuente de vida, medio de purificación y centro de regeneración. Estos tres temas se hallan en las tradiciones más antiguas y forman las combinaciones imaginarias más variadas, al mismo tiempo que las más coherentes[5]. (pág. 52)

Arquivo pessoal de Maria do Carmo
Neste capítulo do livro, a água surge como “fonte de vida, meio de purificação e centro de regeneração” da vida. É a matriz geradora, associada ao ciclo da vida, à mãe natureza que nutre mundo e seres vivos; é o princípio, mas também o fim. São os “espelhos naturais” destas águas que “refletem: / a face da mãe natureza / e a diversidade de faces humanas” (Reflexos, pág. 46). Na escrita de Do Carmo, a humanidade é parte da Natureza, destruí-la é também autodestruir-se; o mesmo fogo que devasta o verde da floresta, “incendeia a alma dos pantaneiros” (Devastação, pág. 52). As mesmas labaredas que lambem o solo para a ganância do plantio da soja e do pasto para o gado são as mesmas que consumem a alma humana e que deixam rastro de destruição, como revela o poema:

Descaso (pág. 53)

Labaredas consomem os biomas:

Amazônia, Cerrado, Pantanal.

Fumaça! Fogo! Paisagem desfigurada.

Habitat animal assaltado pelas chamas!

Espécies vegetais desmoronam em cinzas.

Animais jazem esturricados.

O oxigênio sucumbe em meio à poluição.

O fogo persegue os seres vivos.

A devastação interroga o coração humano.

O capitalismo, a ambição, a indiferença

Provocam e aceleram a combustão dos biomas!

A natureza geme as dores pela queima dos seres.

Planeta Terra em caos!

Planeta consumido pelas labaredas do descaso humano e social!

Fonte: Pinterest
No poema acima, se insurge uma voz contra o descaso que se arvora pelo globo terrestre aos olhos cegos de um atual (des)governo brasileiro, enquanto o “capitalismo, a ambição, a indiferença / Provocam e aceleram a combustão dos biomas!”. Na atual conjuntura, temos a natureza e a humanidade sendo envenenadas pela ganância. Em Quarto de Despejo, Carolina Maria de Jesus reflete sobre suas angústias vividas e sentidas na pele: “o que eu revolto é contra a ganância dos homens que espremem uns aos outros como se espremesse uma laranja.” (pág. 41). E você, já interrogou o seu “coração humano” acerca deste ganancioso “fogo (que) persegue os seres” tão carentes de humanidade? Você, em algum momento, silenciou as vozes do mundo para escutá-lo dentro de uma leitura intimista? Parou para pensar sobre o quanto os discursos de ódio consomem o “coração humano” impedindo-o de comover-se com as dores do mundo? De quanto se pode esvaziá-lo de empatia ao não o alimentar com a frescura que o inspira a outros olhares, apesar das agruras? Será que vale a pena justificar o descaso com o próprio descaso? “A democracia está perdendo os seus adeptos. No nosso paiz tudo está enfraquecendo. O dinheiro é fraco. A democracia é fraca e os políticos fraquíssimos. E tudo que está fraco, morre um dia.” (DE JESUS: 1970, p.35). Mas Carolina Maria de Jesus é inspiração, nunca se dá por vencida e sabe do poder que pulsa das palavras: “Não tenho força física, mas minhas palavras ferem mais do que espada” (pág. 43). Não permita que seu humano coração se enfraqueça, alimente-o com o vermelho esperança para a Democracia pulsar viva e libertária.

Há uma natureza que busca também regenerar a sua força interior através da beleza lírica, onde a poesia transborda e escorre liquidamente pelos desvãos da alma, refrescando os momentos de tristeza em que paramos para tomar fôlego, até porque também é preciso tecer as próprias belezas para continuar (re)existindo, ainda que o mundo exterior não seja tão animador: 

Lição de pássaros (pág. 60)

A revoada de brancos pássaros sobrevoa o Vale!

Num malabarismo sincronizado, sobrevoa!

Despede-se da rotina diurna.

Proporciona alento aos corações desanimados.

Transporta a noite em suas delicadas asas.

Renova a esperança no coração de outrem.

Carolina Maria de Jesus, fonte: Pinterest
A voz lírica observa a revoada, nela se ver refletida, nela se sente renovada. A rotina diurna que envolve as vidas com seu torpor não é capaz de vencer a utopia pelo cansaço repetitivo que pesa sobre todos nós. Não é, porque a força da revoada atravessa os “corações desanimados” dando-lhes alento. Voar com a mente, com a “revoada de brancos pássaros”, é suportar o peso da “noite em suas delicadas asas”. Não é apenas a força física que sustenta a luta, são os ideais, aqueles que germinam no pensamento e nascem pelo desejo delirante das palavras que se encontram em revoada, convocando para a retomada da luta. De Quarto de Despejo, trago o seguinte fragmento que conversa com Lição de Pássaros:

...O céu é belo, digno de contemplar porque as nuvens vagueiam e formam paisagens deslumbrantes. As brisas suaves passam conduzindo os perfumes das flores. E o astro rei sempre pontual para despontar-se e recluir-se. As aves percorrem o espaço demonstrando contentamento. A noite surge as estrelas cintilantes para adornar o céu azul. Há várias coisas belas no mundo que não é possível descrever-se. Só uma coisa nos entristece: os preços, quando vamos fazer compras. Ofusca todas as belezas que existe.” (pág. 38)

        O trecho está carregado de poesia, a prosopopeia é a figura de linguagem predominante: “as nuvens vagueiam”, as brisas conduzem “os perfumes das flores”, o sol desperta e se recolhe pontualmente, “as estrelas cintilantes” adornam o azul do céu. E de repente, na voz lírica marginalizada, a dura realidade surge abruptamente e quebra a bela e poética sequência de imagens, ofuscando toda e qualquer beleza e nos puxando para dentro desta realidade. Em ambos os textos, as lições são provenientes das dores cotidianas e adversas, podemos senti-las e nos emocionarmos com estas realidades diferentes – mas ao mesmo tempo similares – que se entrelaçam em diálogos distantes no tempo. Cada autora, a seu modo, vai costurando infinitos na cartografia dos muitos Brasis, pois, como diz a poeta Do Carmo, “A vida é feita de contínuas andanças.” (Adaptação, pág. 64), e são nestas andanças que se vislumbra um universo literário construído, capaz de nos sacudir da cotidianidade e de nos tocar, em profundidade, o mundo das emoções, transformando-nos. Para Antônio Cândido “Toda obra literária é antes de mais nada uma espécie de objeto, de objeto construído; e é grande o poder humanizador desta construção, enquanto construção” (pág. 177).

          A Parte III – composta por 12 poemas – se relaciona com profunda liquidez à Parte II, a Natureza como matriz geradora desaguando em sua abrangência simbólica das águas. Neste capítulo é a mulher, a mãe; é este “ser mulher” transportado pelas águas para o centro do discurso poético. É a poeta Cora Coralina que fornece a epígrafe: “...Eu sou aquela mulher / a quem o tempo muito ensinou. / ensinou a amar a vida... / ...Acreditar nos valores humanos...”. No contexto semântico da mulher genitrix, Chevalier & Gheerbrant afirmam      

que el simbolismo de la madre se relaciona con el de la mar, como también con el de la tierra, en el sentido que una y otra son otros tantos receptáculos y matrices de la vida. El mar y la tierra son símbolos del cuerpo maternal. (…) En este símbolo de la madre se encuentra la misma ambivalencia que en el del mar y la tierra: la vida y la muerte son correlativas. Nacer es salir del vientre de la madre; morir es retornar a la tierra. La madre es la seguridad del abrigo, del calor, de la ternura y el alimento;[6] (pág. 674).

Céu e mar, fonte: Pinterest
Mas neste contexto ambivalente mar/terra, a força criadora, a que fertiliza o mundo, é responsável por manter o equilíbrio do mundo quando presente no coração humano “extremamente carente de Paz! / De Paz interior, de paz no campo, de paz na cidade! / (...) O homem que ignora a Paz caminha nas trevas. / Se a humanidade rejeita a paz, a violência sobre ela impera” (Lição de Paz, pág. 69). A figura mulher-mãe-natureza inspira os melhores sentimentos humanos, como a paz espiritual e canta aos quatro ventos que “A semente do conhecimento brotará” (Crescendo e Empreendendo, pág. 73). Entretanto, a ausência de “um abrigo seguro, de calor, de ternura e alimento” adoece o mundo e os corações humanos e aproxima a humanidade de sua extinção terrestre. A voz poética clama por um despertar deste mundo cego pela ganância do capital:

Clamor da nossa gente! (pág. 77)

Gente brava! Gente brasileira!

Gente que sonha e luta por uma “Pátria Ordeira”!

A Ordem e o Progresso são mera teoria?

O clamor dos teus filhos não te angustia?

Esta gente brasileira clama por respeito e dignidade!

A desigualdade gera os excluídos da sociedade!

Gente brava! Gente brasileira!

Gente que não apenas sonha!

Gente que cotidianamente labuta!

Labuta por justiça e igualdade!

Esta brava gente

clama por Independência e chora as mazelas sociais!

Independência!

Usufruto dos Direitos que deveriam ser para todos iguais!

A Ordem e o Progresso não podem ser utopia!

A gente brava brasileira luta!

Luta por uma vida digna para todos,

não apenas para uma minoria!

Gente brava! Gente brasileira!

Gente que luta, resiste e persevera,

Na conquista da “Independência Verdadeira!”

          Nos deparamos com um queixoso clamor de uma voz lírica que protesta pela desigualdade social e que sente todas as dores deste mundo enfermiço. A voz de Carolina Maria de Jesus também se levanta contra estas mazelas sociais sempre tão presentes nos nossos Brasis, sentenciando: “É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la (...) O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome também é professora. Quem passa fome aprende a pensar no próximo, e nas crianças” (pág. 26). A fome é inegável, está no prato dos desamparados pelas políticas públicas, está nas estatísticas diárias, está em cada esquina, nas ruas, nos semáforos, sinalizando e escancarando um mundo decadente e desumano a nossos olhos. “E as lágrimas dos pobres remove os poetas. Não comove os poetas de salão. Mas os poetas do lixo, os idealistas das favelas, um expectador que assiste e observa as trajedias que os políticos representam em relação ao povo” (DE JESUS: 1970, p. 47).  A Literatura é esta trincheira que se abre dentro de nós, em confronto com outras realidades e que tem o poder de nos humanizar, já que a literatura “tira as palavras do nada e as dispõe como um todo articulado (...). A articulação da palavra comunica-se ao nosso espírito e o leva, primeiro, a se organizar; em seguida, a organizar o mundo. (CANDIDO: 2011, p. 177).

Arquivo da autora
A Parte IV, último capítulo de Recomendações Poéticas, composta de 30 poemas, se abre aos olhos leitores com a epígrafe “Os poemas são pássaros que chegam / Não se sabe de onde e pousam / No livro que lês. /quando fechas o livro, eles alçam voo...” (Mário Quintana). Neste capítulo, há temas que tratam de momentos vividos na pandemia, mas o que prevalece é a metapoesia. A autora usa o seu conhecimento sobre o fazer poético para falar de poesia de seus mundos, assumindo-se poeta:

Universo Poético (pág. 83)

Instante é o tempo do poeta.

A vida do poeta é a poesia.

Sou poeta!

Edifico a poesia e nela permaneço.

A poesia me tocou,

floriu o meu deserto interior.

Causou arrepio, temor, mas ao livro chegou.

Sou poeta!

Escrevo, reescrevo,

expresso em verso meus mundos:

o interior e o exterior.

Maria Carolina de Jesus, fonte: Pinterest
Para o eu lírico, a escrita e a leitura são os dois lados de uma mesma moeda. Lavrar a palavra é uma viagem pelo silêncio do “deserto interior” e pelo universo das emoções até chegar ao livro; é o trabalho paciente de escrever e reescrever seus “mundos: / o interior e o exterior”. É buscar o tempo para a construção e organização da palavra no complexo universo da literatura de caráter contraditório mas humanizador, ou naquilo que humanizador porque aprofunda-se no contraditório (CANDIDO: 2011, p.176). A força transformadora da literatura transborda em Quarto de Despejo: “Enquanto as roupas corava eu sentei na calçada para escrever” (pág. 16); ¨Li um pouco. Não sei dormir sem ler. Gosto de manusear um livro. O livro é a melhor invenção do homem” (pág. 18); “É que eu estou escrevendo um livro, para vendê-lo. Viso com esse dinheiro comprar um terreno para eu sair da favela” (pág. 20). “Todos tem um ideal. O meu é gostar de ler” (pág. 23). Em ambas as autoras, a escrita e a leitura são prioritárias apesar das dificuldades diárias. Podemos dizer que para além da leitura, o ato de escrever também é uma forma de empatizar com o mundo ao redor, criando possibilidades e agindo por meio delas no mundo através de releituras intimistas. Através da escrita, Carolina pôde realizar o sonho de sair da favela do Canindé, atual Marginal Tietê de São Paulo.

          Do Carmo, no poema abaixo, chama a atenção para as muitas possibilidades de leituras de mundo. Para alcançá-las é preciso deixar corpo e mente a postos para a prática da leitura diária e de compromisso, pois ler é mais que uma ação, é uma necessidade orgânica:

Multileituras (pág. 88)

Leio com a mente.

Leio com os olhos.

Leio com o coração.

 

Leio com a razão.

Leio nas entrelinhas.

Leio com emoção.

 

Leio sob a luz do sol ou da lua.

Leio na penumbra da escuridão.

Leio refletindo sobre o cotidiano dos seres.

Leio a vida na sua diversidade e amplidão!        

Maria do Carmo Silva, arquivo pessoal
O poema Multileituras traz o desfecho destas minhas andanças pela escrita de Maria do Carmo, em Recomendações Poéticas, e de Carolina Maria de Jesus, em Quarto de Despejo, pois, nas obras destas duas autoras, eu também (re)escrevo-me e (re)leio-me e “Leio a vida na sua diversidade e amplidão”, agarrando-me à força humanizadora, presente naquilo que afirma Antônio Cândido sobre este justo e necessário “direito à literatura”:

Entendo aqui por humanização (...) o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor. A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante (pág. 180).

          Mas não posso ir embora sem antes louvar e agradecer a resistência e existência do povo nordestino, orgulho brasileiro, apropriando-me, para isso, do fragmento do poema Identidade Nordestina (pág. 34), da autora Maria do Carmo Silva:

O Nordeste existe, insiste e resiste!

O Nordeste é o meu quinhão!

Nordestino sou de coração!

Não aceito discriminação!

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ARENDT, Hanna. La Pluralidad del mundo. [libro digital]. Barcelona: Penguin Random House Grupo Editorial, 2019.

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. [livro digital]. São Paulo: Editora Cultrix, 1977.

CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. [Organização do próprio autor]. São Paulo: Duas Cidades, 4ª edição, 2011.

CARMO, Silva do. Recomendações Poéticas. Salvador: Cogito Editora, 2021.

CHEVALIER, J. & GHEERBRANT, A. Diccionario de los Símbolos. Barcelona: Editorial Helder, 1986.

DE JESUS, Maria Carolina. Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada. 90º Milheiro, Edição Popular, 9ª ed., 1970.

ECO, Humberto. Os limites da interpretação. Pérola de Carvalho [Trad.]. [livro digital]. São Paulo: Perspectiva, 2015.

RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias. Milton Japiassu [Tradução e organização]. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.



[1] A primeira versão desse artigo foi publicada na Revista Literária Voo Livre, edição nº 27, Outubro de 2022.

[2] CÂNDIDO, Antônio. Vários Escritos. [Organização do próprio autor]. São Paulo: Duas Cidades, 4ª edição, 2011, p. 174.

[3] Carolina Maria de Jesus (1914-1977) nasceu em Sacramento (MG). Cursou apenas a primeira e a segunda série do antigo ginásio. Escritora brasileira que ficou conhecida após a publicação do best seller autobiográfico Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, em 1960, edição do repórter Audálio Dantas. Com o sucesso alcançado nas vendas, Carolina logra abandonar a favela e passa a residir no Alto de Santana (SP). Nos anos seguintes publica: Casa de Alvenaria: Diário de uma Ex-favelada (1961), Pedaços da Fome (1963), Provérbios (1965).

[4] Deixo um link que faz uma interessante abordagem sobre os sentidos semânticos dos adjetivos “preto” e “negro” que vêm sendo bastante discutidos em nossa contemporaneidade: https://www.youtube.com/watch?v=bu4aBxrYGJU

[5] As significações simbólicas da água podem reduzir-se a três temas dominantes: fonte de vida, meio de purificação e centro de regeneração. Estes três temas se encontram nas tradições mais antigas e formam as combinações imaginárias mais variadas, ao mesmo tempo que as mais coerentes.

[6] que o simbolismo da mãe se relaciona com o do mar, como também com o da terra, no sentido que uma e outra são outros tantos receptáculos e matrizes da vida. O mar e a terra são símbolos do corpo maternal. (…) Neste símbolo da mãe se encontra a mesma ambivalência que no do mar e no da terra: a vida e a morte são correlativas. Nascer é sair do ventre da madre; morrer é retornar à terra. A mãe é a segurança do abrigo, do calor, da ternura e o alimento;

terça-feira, 14 de novembro de 2023

UMA CARTOGRAFIA DA ESCRITA DE MULHERES: ENTREVISTA COM NATHALIA BATISTA, POR GABRIELA LAGES VELOSO

                                  


UMA CARTOGRAFIA DA ESCRITA DE MULHERES |07

ENTREVISTA COM NATHALIA BATISTA

Por Gabriela Lages Veloso

"Que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre" essa frase de Simone de Beauvoir nos lembra do nosso direito de expressão e equidade. A literatura é uma importante arma de combate contra as desigualdades de gênero, ao dar voz e poder às mulheres. Na intenção de mapear as margens e abrir espaço para as novas vozes sociais, nossa coluna intitulada Uma Cartografia da Escrita de Mulheres tem como principal objetivo promover a valorização de escritoras contemporâneas, através de entrevistas. Hoje, temos a honra de receber Nathalia Batista, uma escritora de destaque na literatura maranhense atual.

ENTREVISTA COM NATHALIA BATISTA:

Arquivo pessoal da autora

Nathalia Batista é escritora, bacharel e profissional do sistema de Segurança Pública, bacharel em Direito e também psicóloga. Reúne diversas especializações em seu currículo, se declarando uma curiosa sobre as ciências do existir, dentre outras paixões. É natural de Teresina (Piauí), mas atualmente mora em São Luís (Maranhão). É autora de dois romances: Desencontros e Desencantos (2015) e Simplesmente Alice (2017). Sua terceira obra tem previsão para ser publicada ainda em 2023.

Como você começou a escrever?

Desde criança eu tinha o hábito da leitura, em algum momento na adolescência comecei a escrever, quase como uma necessidade de passar para as histórias um pouco de mim.

A sua formação acadêmica, nas áreas de Psicologia e Direito, tem alguma influência na sua escrita literária?

A de psicologia sim. O meu segundo livro, intitulado Simplesmente Alice, que se trata do primeiro de uma série que se chama "Nas profundezas da loucura", gira em torno de uma protagonista com um transtorno psicológico diagnosticado. A ideia dessa série é mostrar a rotina e a vida das pessoas e não reduzi-las a meros diagnósticos. Essas histórias são para dirimir preconceitos e mitos que percebo, no meu dia a dia no consultório.

Por que você escreve?

Respondi essa pergunta algumas vezes e a resposta ainda continua a mesma: Para não enlouquecer. Quando escrevo, encontro o equilíbrio necessário para continuar vivendo de maneira leve.

Quais escritoras(es) te inspiram?

Jane Austen, Emily e Charlotte Brönte, Alexandre Dumas, Machado de Assis, José de Alencar, Julia Quinn, Ágata Christie, dentre muitos outros...

Comente sobre o seu romance Desencontros e Desencantos (2015). Quais são as principais temáticas desse livro? Onde podemos adquiri-lo?

A Inglaterra, do início do século XIX, é palco de um romance repleto de paixão, dor, encontros, encantos, desencontros e desencantos. O romance é composto por pessoas e com elas, tudo o que há de pior e de melhor no ser humano.  São sentimentos explorados em uma cadência lenta nas fases mais difíceis da vida de uma mulher. Suzanne é uma doce e ingênua moça de dezessete anos, cercada e castigada pela maldosa Veronika, de quem era dama de companhia. A vida tem seu próprio jeito de ensinar aos ingênuos e proporciona um longo e árduo caminho a menina em meio a uma sociedade onde respeito e posição não raramente eram construídos com crueldade, inveja, mentiras, intrigas e vingança. A principal temática desse livro é o amadurecimento de uma mulher. Ele explora o quanto crescemos diante das provações da vida. E essa evolução que se dá principalmente nas dinâmicas das relações. O livro se encontra à venda na AMEI, e devo lançar uma segunda edição em breve.

E quanto ao seu livro Simplesmente Alice (2017)? Explique o título e suas implicações no sentido/proposta da obra, e onde podemos adquiri-la.

Alice Branco é uma mulher independente, decidida e com uma carreira promissora como decoradora na cidade de Andrazia. Isso é o que todos podem ver, mas ela guarda um grande e terrível segredo oriundo de um surto psicótico ocorrido há alguns anos. Seguia com sua vida fugindo de seus medos, até a chegada do misterioso Joseph Jones que, além da paixão, traz os seus maiores fantasmas à superfície de seus pensamentos. A partir desse relacionamento, dos acontecimentos vivenciados e de seu passado, que insiste em se manter impregnado em seu presente, ela precisará decidir como quer viver seu futuro. A ideia desse titulo é explorar a rotina e a vida da personagem, apesar da atenção que se dá ao diagnóstico. É a simplicidade da vida que se torna o centro desse livro. A obra também pode ser adquirida na AMEI, e assim como o outro, será reeditado e publicado em breve.

Além de escritora e advogada, você também é psicóloga. Você, de alguma forma, aborda a literatura nas suas sessões de terapia?

Com certeza, a literatura é riquíssima, e diversas histórias podem ser usadas como exemplos ou moral com a finalidade de enxergar as demandas por outros ângulos. Uma história de um personagem, quando bem explorada, apresenta um espelho da realidade.

Fale sobre o seu novo projeto, que tem previsão para ser publicado em 2023. Esse livro será uma continuação dos seus outros romances? Qual será o tema?

O livro já está pronto para passar pelas ultimas fases da publicação. Não será uma continuação dos demais, é uma história completamente nova, é um romance que se passa no século XX e que envolve o Brasil. Logo poderei falar mais sobre o livro, mas tento trazer nesse algo de diferente do que vemos nos romances, incluindo os meus publicados anteriormente. 

Mais do que escrever, é necessário fazer ecoar nossas vozes. Qual é a importância do ato de publicar, para você? 

Por muito tempo escrevia apenas para mim mesma, depois do incentivo de uma amiga, que consegui publicar e entender que isso significava tocar diversas pessoas em vários lugares diferentes, foi aí que entendi a importância e o cuidado que temos, como escritoras, de levar as palavras para pessoas, afinal existem muitas formas de tocar a alma humana, e sem dúvida alguma, a literatura é uma dessas.

Como convidada da nossa coluna Uma cartografia da escrita de mulheres, qual mensagem você deixa para a nova geração de escritoras?

Escrevam e publiquem, tudo começa com o sonho de escrever, mas não deixem morrer esse sonho. Se coloquem para ecoar no mundo as suas palavras, acredito que nunca saberemos o bem que podemos espalhar, então tratemos de semear e dividir. Escrevam e deem ao mundo a possibilidade de ouvi-las. 


Contatos da escritora:

Instagram: @nathaliabatistaescritora

E-mail: nathaliabatistadasilva12@gmail.com

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Gabriela Lages Veloso é escritora, poeta e mestranda em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente, é colunista do Imirante.com e do Feminário Conexões. Além disso, colabora com coletâneas e revistas nacionais e internacionais. Em 2023, publicou o seu primeiro livro de poesia: O mar de vidro, pela Caravana Grupo Editorial, bem como organizou a Antologia Poéticas Contemporâneas: uma cartografia da escrita de mulheres, juntamente com a Editora Brecci Books.


sexta-feira, 10 de novembro de 2023

MOSAICO DE IDEIAS: INDIGESTÃO, POR SANDRA SA'NTOS

 MOSAICO DE IDEIAS - SEMEANDO PALAVRAS E COLHENDO BORBOLETAS|04

I N D I G E S T Ã O  (CRÔNICA)

POR SANDRA  SA'NTOS

[Imagem do Pinterest]
Ontem fiz feijoada, um mimo de domingo para agradar a família. Alimentei-os ciente que agradaria mais ao espírito que ao estômago. Carinho de mãe, eles gostam, então caprichei. Hoje, aqui sozinha à mesa, não consigo comer. A comida embola, não desce nem na marra, e mesmo sem vontade, empurro mais uma garfada goela abaixo. Por opção não ligo a TV, evitando as imagens terríveis despejadas em minha casa. Só em imaginar o que passa nos jornais agora, minha fome foge esgueirando-se pelo quintal. Deixo que a culpa me inunde por evitar saber sobre a guerra.

Sim, em 2023 acontece mais uma guerra absurda, se é que algum dia, houve de fato, uma razão lógica para qualquer que tenha sido o conflito. Do outro lado do mundo, tantas pessoas separadas de mim pelo conceito abstrato dos fusos horários, nem sabem se terão o que comer.  Não termino de colocar a comida na boca, pois em meus ouvidos ecoa o som de mais um míssil, ou de incontáveis projéteis em um novo confronto. Só de imaginar a cena, emudeço e o estômago trava.

Cada grão de feijão ganha o nome de uma pessoa abatida em nome de uma causa, e isso me enoja. O choro das crianças inunda minhas noites. Mesmo assim durmo... Ainda bem que meus pais não estão aqui para ver isso. Mais culpa.

[Imagem do Pinterest]

Não sou suficientemente sábia para explanar sobre “motivos”. Sou uma ignorante movida por um pensamento simplista em que a vida é um presente, e assim, precisa ser sorvida com delicadeza e gratidão. Para mim, nada justifica a barbárie e eu, no auge dos meus sessenta e um anos, não consigo entender, muito menos aceitar o que os move. Nem de um lado, nem do outro. Como posso engolir meu feijão se pais, mães, avôs, avós e crianças, provavelmente vão engolir terra? Mastigo a derradeira garfada.

Minha despensa está cheia, enquanto pessoas em bunkers, não possuem perspectiva alguma. Mais cedo fui ao mercado e vasculhei as prateleiras, em busca de cupom de desconto para quem tem um cadastro. Já me pequei comprando coisas das quais não precisava, só pra aproveitar a oferta. Novamente esbarro na culpa, e encaro no espelho a impotência por não ser nada além de mim mesma. Espero que a guerra acabe antes do natal.

[Imagem do Pinterest]

Procuro um motivo que faça algum sentido para dar início a uma guerra e não encontro. As empresas armamentistas as financiam, e a mídia se alimenta delas... Talvez seja isso. Cresci, em meio a conflitos de toda natureza: Vietnã, Afeganistão, Golfo, guerra fria. Uma vez vi uma foto de uma criança nua, correndo em prantos. Me falaram que era vietnamita. Nunca me esqueci o choque ao perceber que crianças podiam passar por algo semelhante. O ano era 1972, eu e ela tínhamos idades próximas, então, o que a fazia tão diferente de mim? Apavorada, fechei a revista.

Do alto da minha ingenuidade, pensei: bom que no Brasil não temos guerra. - Doce ilusão, temos sim, uma silenciosa. Atualmente, nem tanto. Naquele tempo se ouvia à boca miúda, sobre pessoas que sumiam sem deixar qualquer rastro, ouvia-se sobre a tortura e sobre a censura. Essa última, forte e onipresente com poderes para fazer uma palavra morrer na garganta, antes de ser proferida. Só a ela era dado o direito de decidir sobre a pertinência ou a periculosidade das palavras, das músicas, e das reportagens. Mas, artistas e jornalistas, (nem todos), constituíram a resistência, e espalharam por meio de metáforas a ideia de que calar-se, não era uma opção. Eu os amo por isso.

O tempo passou e a censura mostrou-se sábia. Parou de proibir palavras, e soube esperar pacientemente. - Deixe que falem bobagens, incentivem a baderna. Não há a menor necessidade de calá-los. - Infelizmente, deu certo. Surgiu um arsenal de ideias caóticas revestidas de contemporaneidade. Um sem número de subcelebridades que perdeu o nariz, a barriga e a vergonha em alguma cirurgia plástica. Um mar de futilidade se instalou de tal forma que o pensamento crítico se escondeu em alguma toca.  Hoje palavras fúteis jorram de bocas cada dia mais desfiguradas, (quanto mais grossas e carnudas melhor). E eu, culpada por não aguentar assistir TV?  

[Imagem do Pinterest]
Nesse mundo raso, (há exceções Graças a Deus), nossas guerras diárias passam pela desinformação sistemática, pelos Fake News, por um sem número de novidades estéticas, pela inflação, pelo desemprego, e outras mazelas. Vivemos um período em que não há mais defesa de opinião, há embates extremos. Por qualquer bobagem, em nome do entretenimento, pessoas se digladiam defendendo até a morte seu participante preferido, em algum reality inútil.

Para além dessa burrice crônica, facções crescem e se organizam, a Cracolândia povoa a cidade e prolifera seus zumbis, (pobres coitados que já perderam sua guerra pessoal). Acredito que em cada guerra, seja ela solitária ou não, existem dois lados, e de cada lado uma versão. A verdade, talvez, não more em nenhum deles.

Para a minha criança interior, digo: sim, a menina vietnamita poderia ter sido sua amiguinha. Por ela, até hoje perco o sono, e a fome. Como permitimos que crianças passem por tanto medo e por tanta dor?

Sem resposta, afago a criança que fui.  

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Sandra Sa'ntos é pedagoga com especialização em Educação Ambiental, pela faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo- FMS/USP. Ambientalista apaixonada pela natureza e pela vida em todas as suas formas. Escritora, dedica-se a poesia e aos contos. Publicou "Jardim dos Silêncios" - Editora Viseu e organiza seu primeiro livros de contos. Além de um romance a caminho. Sua temática gira em torno do universo feminino, com trabalhos publicados em antologias no Brasil e na Argentina. 

terça-feira, 31 de outubro de 2023

A BRUXA NA PRESIDÊNCIA DA AML: LUCIENE CARVALHO, NEGRA, PERIFÉRICA E POETA

A BRUXA NA PRESIDÊNCIA DA AML: LUCIENE CARVALHO, NEGRA, PERIFÉRICA E POETA 

Jocineide Catarina Maciel de Souza[1]

Maria Elizabete Nascimento de Oliveira[2] 


Foto enviada por Elizabete Nascimento
Essa abordagem apresenta provocações sobre a presença da figura feminina nas Academias de Letras no Brasil, inquietação provocada ao olharmos para a galeria de membros dessa instituição no estado de Mato Grosso, majoritariamente ocupada pelo gênero masculino e, especialmente, por experienciar na noite de 30 de setembro de 2023 a posse de Luciene Carvalho, negra, periférica e poeta à presidência da Academia Mato Grossense de Letras/AML. No decorrer de aproximadamente um século de existência no Brasil, a efervescência no surgimento desses movimentos culturais que se deu no início do século XX, teve como resultado da formação a elite brasileira, com seus modelos europeus, bem como, com suas influências nos modelos culturais que eram adaptados à realidade da sociedade naquele período.

A hegemonia masculina que impera do sistema colonial nos espaços de poderes e sua ascensão sociocultural precisa ser revista, não no sentido de priorizar o feminino, mas de oportunizar a equidade. Observamos que, na maioria das vezes, as mulheres que conseguem ocupar esses espaços de poder, são de pele branca, o que demarca, também, o seu lugar social e, sabedora dessa condição, Luciene destaca em sua posse: “Celebram meu coração e minha ancestralidade frente tão grande honraria como esta de estar assumindo a presidência da Academia Mato Grossense de Letras.” (CARVALHO, 2023).

Foto enviada por Elizabete Nascimento
São 102 anos desde a fundação da Casa Barão de Melgaço em Cuiabá, capital de Mato Grosso, quando esta surgiu como Centro Mato Grossense de Letras no ano de 1921, em 1932 torna-se Academia Mato Grossense de Letras, inicialmente era composta por 24 acadêmicos, desse total havia apenas uma mulher, Ana Luiza Prado. Na transição de centro para a academia aumentou-se mais 06 cadeiras, totalizando 30 assentos, nesse período Maria de Arruda Muller também assume uma vaga na academia, essas foram as primeiras mulheres a participar desse espaço composto em sua grande maioria pelo apogeu masculino.

Em 1944, houve uma parametrização com a Academia Brasileira de Letras, período em que ganhou mais 10 cadeiras. Mesmo assim, a presença feminina ficou limitada a 02 cadeiras contra 38 ocupadas pela casta masculina. A ocupação dessas cadeiras nos instiga a pesquisar quantas e quem são as mulheres que ocuparam/ocupam uma vaga nesse espaço que, desde sua criação, tem o gênero masculino como maioria dos associados. De acordo com o site oficial da instituição, a Academia Mato Grossense de Letras, desde sua fundação, teve 143 membros, desse total apenas 18 mulheres, uma diferença discrepante e curiosa, especialmente porque somos sabedoras de que as mulheres, nesse estado, sempre contribuíram com a formação cultural e intelectual do estado.

Foto enviada por Elizabete Nascimento
A presença das mulheres nas Academias de Letras em nosso país, é um exemplo para entendermos e percebermos a força e a resistência das primeiras mulheres que resistiram com seus corpos nesses ambientes institucionais. Em Mato Grosso, das quarenta cadeiras, há inúmeras que, desde a sua fundação, sempre foram delegadas aos homens, como se fosse de posse vitalícia. Vejamos logo abaixo como se organiza essa instituição no que se refere à presença feminina.

Marilia Beatriz Figueiredo Leite foi a primeira mulher a ocupar a cadeira nº 02, que atualmente tem como acadêmica Marli Terezinha Walker. Depois de ser ocupada seguidamente por três homens, a cadeira nº 04, foi ocupada por Lucinda Nogueira Persona, pela primeira vez, em 2014 e permanece. Maria de Arruda Muller ocupou a cadeira nº 07, mas com sua morte um homem foi indicado para ocupar o seu lugar. As cadeiras nº 14, 15 e 16, atualmente são ocupadas por mulheres, são elas: Nilza Queiroz Freire, Olga Maria Castrillon Mendes e Maria Cristina de Aguiar Campos. Marta Helena Cocco é primeira mulher a ocupar a cadeira de nº 18, diferentemente da cadeira nº 19 que foi ocupada por Vera Iolanda Randazzo e como sucessora, tem hoje, Neila Maria de Souza Barreto. Com os aumentos das cadeiras, Ana Luiza Prado foi a primeira mulher a ter assento na academia desde seu surgimento e ela, por dois anos seguintes, ocupou o cargo na diretoria, como tesoureira. Elizabeth Madureira Siqueira (nº29); Luciene Carvalho (nº 31); Sueli Batista dos Santos (nº 34); Lindinalva Correia Rodrigues (nº 37); Yasmin Jamil Nadaf (nº38) são as primeiras mulheres a ocupar os assentos que, por vezes consecutivas, foram legadas aos homens. Amini Haddad Campos sucedeu Maria Benedita Deschamps Rodrigues, conhecida como Dunga Rodrigues, mulher que muito contribuiu com a cultura do estado, foi a terceira mulher a receber o convite para ingressar na Academia Mato Grossense de Letras.

Atualmente dos 40 acadêmicos, temos vinte sete homens e 13 mulheres, dado ainda díspar, quando pensamos na paridade das mulheres nos espaços de representação intelectual e cultural do estado. Ao analisarmos o fluxo de ingresso de mulheres na Academia Mato Grossense de Letras, destacamos que foi na gestão de Eduardo Leite Mahon (2013/2015), o período em que as mulheres se tornaram membras, em 2014 foram admitidas Lucinda Persona, Marta Cocco e Sueli Batista, em 2015 Olga Castrillon, Cristina Campos e Luciene Carvalho.

Foto enviada por Elizabete Nascimento
Na posse de Luciene à diretoria da AML, ao adentrarmos ao salão principal da Casa Barão de Melgaço já havia alguns convidados, uns pareciam muito familiarizados com aquele ambiente, mas para muitos outros, olhos curiosos analisavam o ambiente e parecia que aquela era a primeira vez que estavam ali para posse de uma mulher que iria suceder outra mulher que encerrou seu mandato dentro de uma Academia de Letras. Em alguns minutos, todas as cadeiras foram ocupadas e os corpos que ali faziam-se presenças traziam marcas de diferentes espaços e grupos sociais que foram enfatizadas com/pela organização da cerimônia.

Se na cerimônia de fundação do Centro Mato Grossense de Letras, foram as mulheres que abrilhantaram a parte cultural, após 102 anos foram os pretos que se ocuparam da parte artístico-cultural, desde o cerimonial realizado por Ronaldo José, como a voz de uma negra trans Sophie Silva Campos, com trecho da ópera Carmen. Vale reforçar, uma música clássica cantada por uma trans negra oriunda da classe popular, numa Academia de Letras liderada por homens. Foi com esta apresentação recheada de simbologia e ruptura ao sistema eurocêntrico que se abriu a mesa de autoridades da noite. Do clássico à cultura popular, dançamos ao som do mocho e do ganzá na apresentação do Siriri realizada pelo grupo de quilombolas liderado por Mestre Nezinho do quilombo Mata Cavalo de Cima. Outro aspecto a ser destacado foi a presença de representantes das religiões afro, com seus trajes típicos. O grupo Anjos da lata, cantores de Hip Hop e o grupo Samba de Roda de Regis Gomes.

Em seu sucinto e forte discurso, a então diretora da Academia não ressalta questões voltadas à negritude, talvez para ressaltar que ela estava inscrita nos corpos negros que naquela ilustre noite compunham o seleto público de convidados e por isso não necessitava de maiores delongas em seu pronunciamento. Ao iniciarmos essa reflexão nos espantou o número baixo de mulheres como membras dessa instituição e isso nos levou a pesquisar como é a participação feminina nas outras unidades federativas, mas antes, sentimos necessidade de observar a composição da Academia Brasileira de Letras, que atualmente está com 35 membros, sendo apenas 05 mulheres e a diretoria é composta exclusivamente por homens. Essa estrutura majoritária masculina se replica em todos os demais estados, variando entre 05 a 10 mulheres, com exceção dos estados de Mato Grosso (13 ocupantes); Acre e Ceará (12 ocupantes) e Rio de Janeiro (11 ocupantes).

Foto enviada por Elizabete Nascimento
Em seu segundo centenário, a Academia Mato Grossense de Letras tem se tornado esse espaço de pluralidade permeado por diferentes corpos, não somente, no que tange à presença da mulher negra ao poder, mas também é a primeira em que após dois mandatos consecutivos teve uma mulher como sucessora no mandato da direção, vale ressaltar, que sua secretária também é mulher e ousamos destacar que no Brasil, a AML é a instituição que mais tem mulheres entre seus associados.

Os desafios para que as mulheres intelectuais consigam romper com a hegemonia imposta pela sociedade sempre foram inúmeros, mas isso nunca intimidou a luta das mulheres pelo reconhecimento de suas produções, ainda que estejamos longe da ocupação dos 50%, as poucas vagas ocupadas pelo gênero feminino nas academias em todo Brasil, ocorreram pelas lutas de outras mulheres que, muitas vezes, não conseguiram acesso a esses ambientes institucionalizados.

Por fim, almejamos que esse marco vivenciado pela população do estado de Mato Grosso com a posse de Luciene à diretoria, se perpetue por todo país e embora os dados e as galerias das academias de letras, ainda nos apontam para um notável e injusto distanciamento dessa realidade, é preciso seguir a utopia de equidade racial e de gênero em todos os espaços, especialmente numa sociedade plural, como é a brasileira.


[1] Professora de Língua Portuguesa SEDUC/DRE/MT. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Estudos Literários PPGEL/UNEMAT - Bolsista CAPES/Amazônia Legal. jocineide.souza@unemat.br

[2] Professora de Língua Portuguesa SEDUC/DRE/MT. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários PPGEL/UNEMAT. maria.elizabete@unemat.br




Elizabete Nascimento: Doutora em Estudos Literários, poeta, professora e mulher que sonha com equidade. Livros: Educação Ambiental e Manoel de Barros: diálogos poéticos. São Paulo: Paulinas (2012); Asas do inaudível em luzes de vaga-lume. Cuiabá/MT: Carlini & Caniato (2019), Sinfonia de Letras: acordes literários com Dunga Rodrigues. Paraná: Appris/2021. Professora, DRE-Cáceres/Mato Grosso-Brasil.





Jocineide Maciel é Quilombola Pita Canudos, graduada em Letras, Mestre em Estudos Literários e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários PPGEL/UNEMAT (2021). Experiência na área de Letras, ênfase em Literatura Brasileira; atua principalmente nos seguintes temas: literatura mato-grossense, historiografia literária, Literatura de Autoria Feminina, literatura e ensino, letramento literário, literatura afro-brasileiras e Poéticas orais. Membra fundadora (2017) do Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres/MT.



Luciene Carvalho é escritora e poeta. Nasceu em Corumbá, mas vive em Cuiabá, no Estado de Mato Grosso/BRASIL - desde 1974 - tendo já recebido o título de cidadã cuiabana. Atualmente ocupa a presidência da Academia Mato-Grossense de Letras/AML. Entre as obras poéticas publicadas, citamos: Aquelarre (2007); Insânia (2009); Ladra de Flores (2012)  e Dona (2018) entre outras.

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