Catálogo Virtual Literário do Feminino

sexta-feira, 8 de julho de 2022

CALDEIRÃO LITERÁRIO IV: DO PEDREGO(ZO)SO CAMINHO DA ESCRITA



CALDEIRÃO LITERÁRIO IV: DO PEDREGO(ZO)SO CAMINHO DA ESCRITA

 

Por Marta Cortezão

 

Ano passado, enquanto me dedicava à construção da Coletânea II: uma Ciranda de Deusas (Editora Sarasvati, 2021), fui tocada por uma preocupação antiga, que estava meio adormecida em mim, acerca do processo de escrita. Mas que naquele momento aflorou com muita força, pois estava mergulhada no processo de escuta das autoras Enluaradas que participavam das lives. E só então me dei conta de que essas inseguranças, essas dúvidas fazem parte do processo de construção literária e nos atravessam a todas; umas com mais ou menos intensidade que outras, mas sempre estão no percurso. Assim que resolvi iniciar uma pesquisa muito subjetiva a respeito do que diziam as várias autoras (séc. XIX, XX e XXI) acerca do próprio processo de criação artística

De tudo que lia dessas autoras, naquele momento, me vinha uma necessidade de dialogar com elas, na intenção de dizer também das minhas impressões, dos meus questionamentos e das muitas inseguranças que me acompanhavam e que me acompanham fielmente, já que é escrevendo que também nos ouvimos e é nos ouvindo que entendemos as nossas fraquezas e nos abrimos a novas perspectivas, assumindo os riscos e os abismos que a palavra nos apresenta. É importante encontrar meios próprios para conviver com esses medos que estarão sempre conosco a cada novo projeto que nos cruze o caminho.

Naquele momento, encontrei-me com um pensamento de Natalie Clifford Barney (1876-1972), nascida nos Estados Unidos, poeta, ensaísta, romancista que dizia o seguinte:

“Ser o nosso próprio mestre é ser escravo de nós mesmos.”

O que me fez escrever:

Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar; o voo é livre, e a destreza de voar com asas de cera exige prudência e sensatez. Acreditar em nosso processo de construção da escrita e/ ou nosso fazer poético é um bem necessário, divino até. Você já se perguntou por que somos tão receosas em assumirmos nossa escrita? Seja qual seja a resposta, escreva! Não se importe com o que o “júri de plantão” irá dizer (especialmente aquela voz que nos adora sabotar), pois não se pode crescer, em nenhum ofício, sem nele exercitar-se. E, além do mais, o brilho e o calor do sol nos abraçam a todas, apenas cuidemos de nossas asas de cera, nem tanto ao calor do sol, nem tanto à umidade do mar.

Outras leituras que anotava nos cadernos a fim de voltar a elas, como foi o caso do livro Fico besta quando me entendem – entrevistas com Hilda Hilst, organizado por Cristiano Diniz. No trecho abaixo, Hilda Hilst (1930-2004), uma das grandes escritoras do século XX, diz o seguinte sobre “o sofrido caminho da criação artística”:

          “As pessoas perguntam sempre por que a gente escreve e eu fico pensando em todos os motivos que levam de repente uma pessoa a escrever e penso que a raiz disso em mim está na vontade de ser amada, numa avidez pela vida. Quem sabe também se não é uma necessidade de viver o transitório com intensidade, uma força oculta que nos impele a descobrir o segredo das coisas. Uma necessidade imperiosa de ir ao âmago de nós mesmos, um estado passional diante da existência, uma compaixão pelos seres humanos, pelos animais, pelas plantas. [...] Também o ato de escrever para mim revela às vezes a insegurança, pois o escritor é um ser frágil, inseguro, ansioso, que procura respostas para todos os mistérios da vida.”

Portanto, acalmemos os ânimos e o coração, tudo é estrada, tudo faz parte desse processo de construção da escrita e de nós mesmas. E digo mais, consumir e fazer literatura também nos humaniza e nos ensina a envelhecer plenas de juventude. E a insegurança será sempre nossa companheira e profetisa de vida, porque é dela que vem o desejo de superar os obstáculos. Escreva sempre, porque, como diz a máxima latina, as palavras voam, mas o que está escrito permanece!

Então não esqueça que HOJE, 09|JUL, SÁBADO, às 17h (Brasília), no canal BANZEIRO CONEXÕES, realizaremos o nosso CALDEIRÃO LITERÁRIO IV.

Estaremos na companhia das companheiras-escritoras: Heliana Barriga, que nos falará sobre o seu livro Palavra de boca, Palavra de mão (Editora Paka-Tatu, 2022); Manuela Lopes Dipp com seu Poemas para colocar dentro de uma garrafa, (Editora Bestiário, 2021); Heliene Rosa, com o livro Rodas de Contação de Histórias - Eliane Potiguara e Conceição Evaristo (Editora Subsolo, 2022);  também a poeta Patrícia Cacau  com Quintais (Editora In-Finita, 2020), Marina Marino, com seu Tudo foi vivido (Editora Voo Livre, 2021) e Marta Cortezão, que também apresenta o seu livro Amazonidades: gesta das águas (Editora Penalux, 2021).

 

Venha participar conosco!🧹🧙‍♀️

Confira a sinopse dos livros das autoras participantes do Caldeirão Literário IV:

Obs: todos os textos abaixo foram enviados por cada uma das autoras convidadas.



PALAVRA DE BOCA, PALAVRA DE MÃO | HELIANA BARRIGA

 

Nós o chamamos O PALAVRA. Um conteiner de idéias construído com zelo e luta, a quatorze mãos. Mãos desta autora, de duas filhas e três netos. Um sobrevivente irreverente. Um teimoso reticente. Um destinado à cabeça e ao corpo. Para todas as vivacidades. Para as crianças juntas com seus e suas professoras, suas famílias, amigos ou sozinhas mesmo. Uma saída para a alegria. Uma desistência do suicídio. Prosas e poemicências novas desta autora inventadeira, que propõe a seu público, as leituras sem ataduras.  Para ler, alterar, divertir, escrever, e não desistir.

 


POEMAS PARA COLOCAR DENTRO DE UMA GARRAFA | MANUELA LOPES DIPP

A poesia escapa pelas frestas do cotidiano, corre solta pelas esquinas e pelos silêncios, encontra acolhida na encosta dos olhos, faz abrigo nas esperas, no amor e nas mãos, verte profunda das nascentes do coração de quem sente e vive o poema, a poesia desenha oceanos. “Poemas para colocar dentro de uma garrafa” abre-se como um horizonte marítimo de versos, é um mergulho nas águas poéticas de Manuela Dipp. Manuela que absorve da vida que transborda matéria-prima para o poema, reúne nesse livro uma generosa e bela seleta de poesias que constelam temas como o amor, as paixões, o fazer poético, o navegar. De ritmo potente, a poética de Manuela carrega o movimento das águas: intensa e suave, desaguando em metáforas sinestésicas, em imagens que ampliam os significados da dimensão dos afetos, dos territórios do corpo. “Poemas para colocar dentro de uma garrafa” tem o princípio das cheganças, dos abismos e da devoção por sentir-viver poesia derramada em palavras. A experiência dessa leitura transcende qualquer mapa, linha, letra, fronteira ou caminho, é uma vivência-mergulho arrebatadora.

                                                                     Michelle C. Buss

João Pessoa, agosto 2021

 


RODAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – ELIANE POTIGUARA E CONCEIÇÃO EVARISTO | HELIANE ROSA

Este livro é fruto do projeto extensionista “Rodas de Contação de Histórias: Eliane Potiguara e Conceição Evaristo”, o qual homenageia duas intelectuais brasileiras contemporâneas que têm contribuído para o fortalecimento identitário e literário das mulheres indígenas e pretas em nossa sociedade. Eliane Potiguara representa os agenciamentos das intelectuais indígenas brasileiras, expressando, nos limites da escrita poética, suas lutas, seus sonhos, seus desejos, suas potencialidades e suas subjetividades. Desde a década de 1970, ela é uma mulher expoente da literatura contemporânea de autoria indígena, bem como militante do Movimento Indígena Brasileiro. Já Conceição Evaristo representa as intelectuais negras brasileiras que faz reverberar, em textos literários “escreviventes”, as opressões impostas por uma sociedade racista, sexista, de base escravocrata e patriarcal, cuja violência contra as mulheres pretas cresce exponencialmente. Ela é mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Possui livros de poesia e narrativas nos quais se transitam figuras femininas negras representativas de seus papéis sociais no Brasil.

 


QUINTAIS | PATRÍCIA CACAU

O livro quintais é um espaço de refúgio, aconchego.

A expressão orgânica de uma mulher comum, quanto tantas sem lugar de privilégio que usa o seu caderno como amigo mais íntimo, onde desabafa as suas angústias e anseios no seu profundo desejo de seguir em frente e reinventar seus sonhos, e libertar-se do que outrora afligia o seu viver e descobre:

Que escrever é como respirar pelo papel.

Patrícia Cacau POETA

 


TUDO FOI VIVIDO | MARINA MARINO

Um encontro esperado há reencarnações.

Mulheres que distribuem seus dons, através de suas profissões atuais, no jornalismo, na fotografia, na relojoaria, na medicina, na culinária, sem ao menos saberem que os possuem.

Mas como tudo o que foi vivido jamais é esquecido porque fica gravado no coração, elas recordarão sua verdadeira identidade quando se reencontrarem.

TUDO FOI VIVIDO, um livro para ser lido com o coração.

 


AMAZONIDADES: GESTA DAS ÁGUAS | MARTA CORTEZAO

Amazonidades: gesta das águas passa por um livro de poesia, mas é muito mais que isso: é um compêndio de Amazônia, uma súmula do imaginário dessa região que se espraia por nove países e, no Brasil, por nove estados, e agora, em domínios de Castela e Leão, funda um virtual território independente, representado pela poesia de Marta Cortezão.

Ler as trovas de Marta é como remexer uma biblioteca de sonhos, o imaginário amazônico, onde todo o conhecimento do “povo das doces águas” está reunido: os acesumes, as comilanças, as leseiras, as caboquices, os encantados – nossos mitos ancestrais. Marta inventa palavras e, como Drummond, torna outras mais belas: “Apeixono-me de escama / em noite de virar bicho”; “canoei todo um rio-mar”; “O que assaranha uma vida?”; “Sevava palavras cruas”; “e na cólera das horas”; “pois janeirava à tardinha”. São apenas amostras. O leitor poderá “caniçar” outras dezenas de exemplos brilhantes.  

Duas linhas de pensamento são recorrentes: a sensualidade e a metalinguagem. Às vezes, elas vêm juntas: “A traquinagem do verso / faz vaginar pensamentos; / então me entrego, de certo, / ao falo afoito do vento.”  As metáforas são sempre construídas com elementos do imaginário: “Pensamentos escamei, / aparei todas as abas, / as cicatrizes limpei / e salmourei as palavras.” E observem o domínio da métrica e das rimas – toantes, inclusive.

Senhora de seus elementos, Marta Cortezão revela-se, sobretudo, senhora de seu ofício.

  Zemaria Pinto, escritor.

8 comentários:

  1. "Tudo é estrada", lindo demais isso. Nossa insegurança é nossa companhia, pois o desconhecido é sempre espantoso! Adorei o texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Flavia, é sempre companheira. Muito obrigada pela leitura e comentário. Um abraço fraterno.

      Excluir
  2. Digno demais esse texto. Liberdade na palavra! Abrir as asas e voar humanamente. Sem pressa. Gozando a plenitude desse vôo. 😍

    ResponderExcluir
  3. Que a insegurança seja sempre mola propulsora para o desafio.
    Tudo que precisamos ouvir a cada minuto da caneta agarrada nos dedos sobre o papel, está aqui no seu texto! Bravíssima e iluminada Marta Cortezão 🌹 gratidão 😘😘 Sou tua fã!

    ResponderExcluir
  4. Então...Pensando no que nos inspira a escrever e na provocação feita por você, Marta, me peguei falando sozinha e chamando a atenção dos que estavam presentes ao meu redor.  Me olharam com interrogação nos olhos, sem entender. Pouco importa o que pensam!  Sorri de mim para mim. Sou poeta e posso falar sozinha, sonhar acordada, dançar na chuva  e correr  com os cabelos ao vento sem nenhum pudor! Posso escrever!
    -  E, por que escrevo? Me vem à mente - "Escrevo para não morrer! " Assim falou Saramago!
    Concordo com a sensibilidade do escritor. Penso em mim, em nós...  Mas, além de escrever para não morrer, penso que nós  mulheres escrevemos para remexer a história, revirar as páginas do tempo e resgatar nossa essência roubada. Algo poderoso nos move traduzido na energia que emanamos umas das outras. Energia que nos faz sonhar outro mundo aquecido como o útero da terra, úmido e fértil como a  névoa das florestas e afetuoso como os olhos da mãe a admirar o filho. Somos, meninas! Sobre ser estrada... Somos estrada percorrida pelas mulheres que vieram antes, a estrada que sustenta nossos pés hoje e a insegurança da estrada que nos espera no amanhã. Somos conhecimento em efervescência! Neste sentido, agarro-me às mãos deste coletivo poético que, com sensibilidade, me ajuda a ser uma pessoa melhor. Uma poeta cambaleante a escrever  nas linhas tortas deste cotidiano marcado pelo abuso de poder do patriarcado que não admite a própria fragilidade e inaptidão a gerar a vida. Incapacidade  de  amar de forma incondicional.Um patriarcado que  culturalmente  inclui homens e coopta mulheres na produção do ódio ao feminino e na continuidade dessa mentira escrita e falada sobre a verdade de todas nós. Mas... somos guerreiras do tempo. Não nos calaremos!  A  ocultação da verdade  escapa-lhes das mãos feito fumaça e ela, a verdade,em nós,  aflora pela poesia e pela força desse coletivo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Revirar, remexer, resgatar, pela força da deusa palavra, a história que nos constitui! Não! Não nos calaremos!
    Grande abraço Poetas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário lindo, Margarida Montejano! Pode se transformar em outro texto de reflexão sobre a escrita. Que tal? A gente posta😁😍Obrigada.

      Excluir

Agradecemos seu contato. Em breve lhe responderemos. Obrigada.

Feminário Conexões, o blog que conecta você!

UMA CARTOGRAFIA DA ESCRITA DE MULHERES: ENTREVISTA COM LINDA BARROS, POR GABRIELA LAGES VELOSO

                                UMA CARTOGRAFIA DA ESCRITA DE MULHERES  |08 ENTREVISTA COM LINDA BARROS Por  Gabriela Lages Veloso "Nin...