sábado, 4 de março de 2023

LINGUAGEM DO BATOM VERMELHO, POR CAROLLINA COSTA

 

LINGUAGEM DO BATOM VERMELHO|16

POR QUE 8 DE MARÇO?

Por: Carollina Costa

Março, mês do meu aniversário (dia 14, junto com Carolina Maria de Jesus) e da comemoração anual do Dia Internacional da Mulher. Em 2021 escrevi uma crônica para meu antigo blog medium.com chamada Por que 8 de março?, na qual reflito sobre o significado dessa data e sobre o incômodo de ter se tornado mais comercial do que histórica, com muita pompa e pouca importância diária.

Quando escrevi essa crônica, eu tinha acabado de ouvir falar sobre o livro As origens e a comemoração do Dia Internacional das Mulheres, da historiadora Ana Isabel Álvarez Gonzalez, que atualmente já li e indico muitíssimo a leitura. Na época, antes de ler o livro, tinha para mim que o famoso incêndio de uma fábrica têxtil e alguns outros acontecimentos isolados envolvendo mulheres operárias nos EUA foi o grande início na luta das mulheres por direitos humanos e trabalhistas, mas Gonzalez afirma que nenhum desses acontecimentos têm ligação direta com o movimento feminista. Segundo as pesquisas de González, o movimento surgiu simultaneamente nos EUA, França, Inglaterra e Rússia e, apesar das diferenças, a luta pelo sufrágio — o direito ao voto — foi o que uniu essas mulheres. Houve muitas outras datas até se estabelecer o 8 de março como data oficial do Dia Internacional das Mulheres.

Mesmo depois da leitura, minha inquietação com o significado perdido da data permaneceu. O parabéns vazio, o agrado que é feito como uma obrigação, um protocolo; o vício dos presentes sem significado como se fosse uma data comercial. O esvaziamento dessa história, o esquecimento do sangue derramado por tantas mulheres para que hoje pudéssemos ter o mínimo. O caminho da história que vai se apagando como uma fotografia velha que precisamos olhar diariamente pra não esquecer de vez que ela um dia existiu.

Entenda, tudo bem dar e receber mimos e presentes nesse dia — inclusive amo — , mas de nada valem se nos outros 364 dias do ano essa data for esquecida, sua história escondida, e continuarmos a ser tratadas como se ainda vivêssemos no final do século 19. 8 de Março é sim uma data importante, mas também simbólica. Símbolo de lutas que não acabaram e de buscas que mal começaram. Meu desejo era que seu significado se estendesse pelo ano inteiro.

Feliz mês da Mulher para todas nós!



5 comentários:

  1. Uma data para se pensar, refletir, ponderar. Que não seja apenas 8 de março! Abraços Carol, parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Pertinente reflexão! O Capitalismo tem o poder de transformar as datas comemorativas em um estopim para o comércio. O respeito e a valorização que necessitamos cotidianamente são essenciais. O presente é um mero acessório.

    ResponderExcluir
  3. Sim, o significado das datas não pode ser suplantado por pequenas manifestações de "Parabéns pelo seu dia", apagando toda uma história construída. Creio que precisamos nos lembrar e gritar bem alto: A história se constrói, TODOS OS DIAS. Parabéns pelo texto e pela reflexão que ele provoca.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu contato. Em breve lhe responderemos. Obrigada.

Feminário Conexões, o blog que conecta você!

CRÔNICAS DA SUSTÂNCIA - HISTÓRIAS DE MINHA MÃE: a curva da Velha Beta... Por Rosangela Marquezi

CRÔNICAS DA SUSTÂNCIA /05   HISTÓRIAS DE MINHA MÃE: A CURVA DA VELHA BETA Rosangela Marquezi Minha mãe... Que ainda brinca! Fonte: Arquivo p...